O desafio linguístico na nova Europa: o novo discurso pedagógico na relação escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria José M. Sá
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/690
Resumo: A primeira parte deste trabalho analisa o novo desafio linguístico desenhado no quadro da Comunidade Europeia, no respeitante à optimização do ensino das Línguas, à sua rentabilização e ao estabelecimento de códigos de prática pedagógica efectiva que permitam a colaboração na investigação e cooperação entre Centros de Língua do Ensino Superior, numa relação estreita com o Conselho da Europa e as políticas linguísticas por ele advogadas. Dentro desta política salientaremos a promoção da comunicação e cooperação internacional que facilitará a mobilidade de recursos humanos e a troca de ideias, assim como a preservação e desenvolvimento da diversidade cultural e linguística no espaço europeu. Na segunda parte tentaremos abordar, no contexto da CERCLES (Confédération Européene des Centres de Langues dans l'Enseignment Supérieur), a problemática ligada à actuação dos Centros de Língua e do CIELV (Centro de Investigação e Ensino de Línguas de Viseu), na dependência do ISPV, e os desafios que se lhe deparam na ligação Escola-Empresa.
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