Liderança no voleibol: relação entre filosofia, prática e indicadores de liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morais, Catarina, Gomes, Rui, Simães, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32962
Resumo: Este estudo teve como principais objetivos (a) aferir a perceção de atletas e respetivos treinadores face à capacidade dos treinadores explicitarem a sua filosofia de liderança e de a colocarem em prática no dia-a-dia, bem como de a avaliar, (b) testar a premissa de quando os atletas percecionam que os treinadores são congruentes na sua liderança (isto é, têm uma relação linear entre a sua filosofia, prática e indicadores de liderança), apresentam maior eficácia na sua liderança, medida neste estudo através da satisfação dos atletas com o treinador e da sua perceção de rendimento desportivo. Foram inquiridos 157 atletas de voleibol e respetivos treinadores (n = 14). Os resultados mostram que atletas e treinadores têm uma perceção semelhante sobre a necessidade de os treinadores explicitarem de forma mais evidente a sua filosofia de liderança, os seus planos de ação e os indicadores de avaliação. Concluiu-se ainda que, de acordo com o Modelo da Eficácia da Liderança, a congruência dos ciclos de liderança está associada a níveis mais elevados de satisfação com os treinadores e perceção de rendimento desportivo coletivo.
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spelling Liderança no voleibol: relação entre filosofia, prática e indicadores de liderançaLeadership in volleyball: relationship between leadership philosophy, practice and criteriaCiclos de liderançaEficácia da liderançaTreinadorRendimento desportivoSatisfação com a liderançaLeadership cyclesLeadership effectivenessCoachSatisfactionSports performanceEste estudo teve como principais objetivos (a) aferir a perceção de atletas e respetivos treinadores face à capacidade dos treinadores explicitarem a sua filosofia de liderança e de a colocarem em prática no dia-a-dia, bem como de a avaliar, (b) testar a premissa de quando os atletas percecionam que os treinadores são congruentes na sua liderança (isto é, têm uma relação linear entre a sua filosofia, prática e indicadores de liderança), apresentam maior eficácia na sua liderança, medida neste estudo através da satisfação dos atletas com o treinador e da sua perceção de rendimento desportivo. Foram inquiridos 157 atletas de voleibol e respetivos treinadores (n = 14). Os resultados mostram que atletas e treinadores têm uma perceção semelhante sobre a necessidade de os treinadores explicitarem de forma mais evidente a sua filosofia de liderança, os seus planos de ação e os indicadores de avaliação. Concluiu-se ainda que, de acordo com o Modelo da Eficácia da Liderança, a congruência dos ciclos de liderança está associada a níveis mais elevados de satisfação com os treinadores e perceção de rendimento desportivo coletivo.This study had two main goals: (a) to evaluate athletes’ and their respective coaches’ perceptions regarding coaches’ ability to establish a relationship between leadership philosophy, leadership practice, and leadership criteria; and (b) to test the assumption that coaches with higher congruency in their leadership (i.e., who present a linear relationship between their leadership philosophy, practice and criteria) are more effective in their leadership. Leadership efficacy was assessed by athletes’ satisfaction with leadership and their perceptions of sport performance. Participants included 157 volleyball athletes and their respective coaches (n = 14). The results showed that coaches and athletes have similar perceptions, agreeing on the need for coaches to be more explicit regarding their leadership philosophy, leadership practice, and leadership criteria. It was also concluded that the higher congruency on leadership cycles is associated with higher levels of satisfaction with coaches and with higher perceptions of collective sport performance which is according to the Leadership Effectiveness Model.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, JoãoMorais, CatarinaGomes, RuiSimães, Clara2021-05-10T14:17:49Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32962por1981-43132357-8432info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:37.856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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