Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eliane Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pansera-de-Araújo, Maria Cristina, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61948
Resumo: As mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.
id RCAP_303fe8daff5c85749a8e8ee85c4e3ece
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da naturezaHealth education, mediated by commercial movie, in the training of teachers of natural sciencesEnsino de CiênciasPrática pedagógicaFilmes no ensinoScience teachingPedagogical practiceMovies in educationCiências Médicas::Ciências da SaúdeCiências Médicas::Outras Ciências MédicasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.Curricular changes, the insertion of new technologies, the social context and the economic and political conditions of mo-dern society affect the process of teacher training. Based on this understanding, this work presents the analysis, discussion and significance of Health Education (HE), in the initial and continuing teacher training, using the commercial film “My Sis-ter’s Keeper (USA, 2009)”. The guiding question was: what learning in health education is produced in the discussion of com-mercial films, in classes of basic and higher education? Twenty-six teachers of Biological Sciences, in initial and continuing training, with systematic training sessions, participated in seven film sessions. In each session, the group watched a film and discussed the understandings of health and health education. The sessions were audio-recorded, transcribed, read and the significant excerpts were identified. The Microgenetic Analysis of the transcripts of the discussions produced, showed that the debate and interactions in the group made it possible to broaden and re-signify the understanding of health in an articu-lation of anatomical, physiological and biochemical, social, emotional and environmental aspects. In addition, issues such as finitude of life, euthanasia, right to dignified death and aging were addressed in the discussion, broadening the understan-ding of health promotioFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Editora UnijuíUniversidade do MinhoSantos, Eliane GonçalvesPansera-de-Araújo, Maria CristinaCarvalho, Graça Simões de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61948porSantos, E.G., Araújo, M.C.P., & Carvalho, G.S (2019) Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza. Revista Contexto & Educação, 34 (109), 74-892179-130910.21527/2179-1309.2019.109.74-89https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8705info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:35.706879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
Health education, mediated by commercial movie, in the training of teachers of natural sciences
title Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
spellingShingle Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
Santos, Eliane Gonçalves
Ensino de Ciências
Prática pedagógica
Filmes no ensino
Science teaching
Pedagogical practice
Movies in education
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
title_full Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
title_fullStr Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
title_full_unstemmed Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
title_sort Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
author Santos, Eliane Gonçalves
author_facet Santos, Eliane Gonçalves
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eliane Gonçalves
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Prática pedagógica
Filmes no ensino
Science teaching
Pedagogical practice
Movies in education
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de Ciências
Prática pedagógica
Filmes no ensino
Science teaching
Pedagogical practice
Movies in education
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61948
url http://hdl.handle.net/1822/61948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, E.G., Araújo, M.C.P., & Carvalho, G.S (2019) Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza. Revista Contexto & Educação, 34 (109), 74-89
2179-1309
10.21527/2179-1309.2019.109.74-89
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unijuí
publisher.none.fl_str_mv Editora Unijuí
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132522223763456