Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Luis Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/12459
Resumo: A informação é um ativo da maior importância no contexto da sociedade atual.O seu processamento, armazenamento e comunicação, constitui parte relevante do valor que as organizações produzem, associado com o valor direto das suas atividades. Deste modo, a garantia de que a informação é integra,que se encontra protegida e, dessa forma, garante os princípios de confidencialidade adequados e, por último, que seja acessível a todos os que na organização necessitam de a obter e com os direitos de uso e exploração adequados para as diferentes formas como podem simplesmente ter o acesso, ou atualizar/alterar ou mesmo descartar a informação. A segurança da informação está assim associada com a salvaguarda destes três pilares que constituem em conjunto a proteção sobre a informação: confidencialidade; integridade e disponibilidade. Num contexto de crescente complexidade e com exigências de conetividade e integração ao nível do digital, os desafios que se colocam são significativos e importa considerar estes, ainda mais no contexto da ciência da informação e de serem asseguradas boas práticas na gestão da informação. É aqui defendido que as pessoas constituem um aspeto central para a segurança da informação, o que sustenta uma abordagem mais social e relacionada com a ciência da informação.
id RCAP_304357dc3232051996e5565cbebd7ee6
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/12459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informaçãoPessoasInformaçãoSegurança da informaçãoCiência da informaçãoA informação é um ativo da maior importância no contexto da sociedade atual.O seu processamento, armazenamento e comunicação, constitui parte relevante do valor que as organizações produzem, associado com o valor direto das suas atividades. Deste modo, a garantia de que a informação é integra,que se encontra protegida e, dessa forma, garante os princípios de confidencialidade adequados e, por último, que seja acessível a todos os que na organização necessitam de a obter e com os direitos de uso e exploração adequados para as diferentes formas como podem simplesmente ter o acesso, ou atualizar/alterar ou mesmo descartar a informação. A segurança da informação está assim associada com a salvaguarda destes três pilares que constituem em conjunto a proteção sobre a informação: confidencialidade; integridade e disponibilidade. Num contexto de crescente complexidade e com exigências de conetividade e integração ao nível do digital, os desafios que se colocam são significativos e importa considerar estes, ainda mais no contexto da ciência da informação e de serem asseguradas boas práticas na gestão da informação. É aqui defendido que as pessoas constituem um aspeto central para a segurança da informação, o que sustenta uma abordagem mais social e relacionada com a ciência da informação.Arquivo Municipal de LagoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGouveia, Luis Borges2023-11-28T16:18:29Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/12459porGouveia, L. (2023). Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação. Ano 2, n. 2, pp. 233-247. Arade, Revista do Arquivo Municipal de Lagoa. ISSN: 2795-5761.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-05T02:01:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/12459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:17.149554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
title Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
spellingShingle Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
Gouveia, Luis Borges
Pessoas
Informação
Segurança da informação
Ciência da informação
title_short Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
title_full Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
title_fullStr Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
title_full_unstemmed Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
title_sort Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
author Gouveia, Luis Borges
author_facet Gouveia, Luis Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Luis Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas
Informação
Segurança da informação
Ciência da informação
topic Pessoas
Informação
Segurança da informação
Ciência da informação
description A informação é um ativo da maior importância no contexto da sociedade atual.O seu processamento, armazenamento e comunicação, constitui parte relevante do valor que as organizações produzem, associado com o valor direto das suas atividades. Deste modo, a garantia de que a informação é integra,que se encontra protegida e, dessa forma, garante os princípios de confidencialidade adequados e, por último, que seja acessível a todos os que na organização necessitam de a obter e com os direitos de uso e exploração adequados para as diferentes formas como podem simplesmente ter o acesso, ou atualizar/alterar ou mesmo descartar a informação. A segurança da informação está assim associada com a salvaguarda destes três pilares que constituem em conjunto a proteção sobre a informação: confidencialidade; integridade e disponibilidade. Num contexto de crescente complexidade e com exigências de conetividade e integração ao nível do digital, os desafios que se colocam são significativos e importa considerar estes, ainda mais no contexto da ciência da informação e de serem asseguradas boas práticas na gestão da informação. É aqui defendido que as pessoas constituem um aspeto central para a segurança da informação, o que sustenta uma abordagem mais social e relacionada com a ciência da informação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28T16:18:29Z
2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/12459
url http://hdl.handle.net/10284/12459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gouveia, L. (2023). Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação. Ano 2, n. 2, pp. 233-247. Arade, Revista do Arquivo Municipal de Lagoa. ISSN: 2795-5761.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Arquivo Municipal de Lagoa
publisher.none.fl_str_mv Arquivo Municipal de Lagoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136316027305984