A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/12343 |
Resumo: | No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas, em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico. |
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A leitura e a escrita no currículo: a presença ausenteAvaliaçãoDisciplinasPráticas de literaciaNo quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas, em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico.Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)Universidade do MinhoDionísio, Maria de LourdesMelo, Maria do CéuViseu, Floriano2011-042011-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/12343por"Atos de Pesquisa em Educação". ISSN 1809-0354. 6:1 (Abr. 2011) 94-114.1809-0354http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2350info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:22:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:08.822571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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