A audição de música gravada nas aulas de iniciação musical e de formação musical do ensino especializado da música em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Sandra Cristina Xavier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8940
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
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spelling A audição de música gravada nas aulas de iniciação musical e de formação musical do ensino especializado da música em PortugalMúsica gravadaAudiçãoPreferências musicaisAudição musical ativaRecorded music listeningMusical preferencesActive music listeningRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O estágio descrito neste relatório realizou-se na Academia de Música de Lisboa no ano letivo 2015-2016. Nesse ano, lecionei três turmas de ciclos de ensino diferentes: uma turma de 1º grau, uma de 4º grau e uma de 7º/8º grau (os dois níveis eram lecionados em conjunto). As turmas eram heterogéneas, especialmente a turma do 1º grau, que agrupava alunos que tinham frequentado a Iniciação Musical com alunos que estavam a iniciar os seus estudos musicais. Durante o ano letivo, fiz um planeamento das atividades a realizar em aula. Em primeiro lugar, elaborarei planos anuais e trimestrais que incluíam as competências a adquirir em cada grau e o repertório que iria ser estudado. Em segundo lugar, no decorrer do ano elaborei os planos de cada aula, realizando o planeamento das atividades antes da aula e, no final, anotando comentários sobre a mesma. Ao longo do ano gravei três aulas em cada uma das turmas. A análise da minha prática pedagógica e o feedback que recebi da professora de Didática do Ensino Especializado fizeram com que tomasse consciência de vários aspetos a melhorar, ao nível das instruções, do feedback e da gestão da aula. Desde a realização do estágio consegui melhorar alguns dos aspetos mencionados, contudo, ainda há mudanças que terei de implementar. De qualquer forma, o estágio proporcionou uma visão mais alargada da prática pedagógica e deu meios para continuar a melhorar o meu desempenho enquanto docente.Resumo II (Investigação) - O tema abordado neste projeto de investigação foi: “A audição de música gravada (AMG) nas aulas de Iniciação Musical (IM) e de Formação Musical (FM) do ensino especializado da música em Portugal”, procurando-se investigar a abordagem dos professores de IM e de FM quanto à AMG. Para a realização da investigação foram recolhidos dados através de diários e de entrevistas. Os diários produziram dados quantitativos e através da sua análise concluiu-se que (1) houve AMG em aproximadamente metade das aulas; (2) as obras ouvidas eram maioritariamente de música erudita; (3) houve prevalência da música instrumental em relação à música vocal, (4) as épocas mais representadas foram o barroco, o classicismo e o romantismo; (5) o principal objetivo da AMG foi a aquisição de competências auditivas. Por outro lado, as entrevistas produziram dados qualitativos, que foram analisados através de análise de conteúdo e análise temática. A partir da análise foi possível constatar que (1) todos os participantes atribuíam importância à AMG em aula; (2) recorriam à AMG para a aquisição de competências, para o conhecimento de repertório e pela reação positiva dos alunos às atividades de AMG; (3) o maior desafio à AMG foi a disponibilização de material áudio; (4) a maioria dos participantes mencionou que a escola onde lecionavam não incluía a AMG nos conteúdos programáticos. Este estudo poderá servir de base a estudos experimentais que investiguem qual a reação dos alunos de diferentes ciclos de ensino às características das obras musicais.Abstract I (Teaching) - The internship described in this report took place at the Academia de Música de Lisboa in the 2015-2016 school year. During that year, I taught three classes on different general levels: a 1º grau, 4º grau and a 7º/8º grau (they were taught together). The level of the students in each class wasn’t equivalent, especially in 1º grau, where students who had music lessons in primary school and children who were starting their music education learned together. During that year all the activities were carefully planned out. Firstly, the annual and trimestral lesson plans included the skills to be acquired and the repertoire. Secondly, throughout the school year I wrote lesson plans, which were written before each lesson. Afterwards, I would write a comment on the lesson. Throughout the year three lesson were recorded in each class. The critical thinking about the pedagogical decisions and the Didactics for Professional Music Training Teacher’s feedback made me aware of several aspects I ought to improve regarding the instructions, the feedback and the classroom management. Ever since I finished the internship, I’ve been able to improve some of these aspects, however there’s still much room for improvement. Nevertheless, this internship has given me a wider approach on pedagogical practices and the means to keep improving my performance as a teacher.Abstract II (Research) - This research studied the following thematic: “Recorded music listening in the Portuguese music system” and investigated the music teachers’ approaches to music listening. In this research data was collected through diaries and interviews. The diaries produced quantitative data that was analyzed and produced the following results: (1) there were music listening activities in about half the lessons; (2) the predominant musical style was art music; (3) instrumental music was heard more often than vocal music; (4) there was a greater emphasis on music belonging to the baroque, classic and romantic periods; (5) the main goal of music listening activities was the acquisition of auditory skills. On the other hand, the interviews produced qualitative data, which was submitted to content analysis and thematic analysis. The following conclusions were found: (1) every participant considered music listening important; (2) skill acquisition, increasing students repertoire and their positive reaction to music listening activities were the main reasons why teachers used recorded music; (3) the lack of audio equipment was the main challenge to music listening activities; (4) most participants claimed that the school where the taught didn’t include music listening in the curriculum. This study may lead to the development of an experimental research which assesses how students on different levels react to musical characteristics.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaSilva, Helena AlmeidaCardoso, FranciscoRCIPLCoutinho, Sandra Cristina Xavier2018-10-18T08:48:10Z2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8940TID:201984105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:37.075542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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