A importância do estudo da literatura para a infância na academia: um contributo central e cordial de Maria Laura Bettencourt Pires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35878
Resumo: O presente texto é uma revisitação da importante obra da Professora Maria Laura Bettencourt Pires, incontornável para quem se dedica ao estudo consistente e persistente do subsistema da literatura e cultura infantojuvenil em Portugal. Trata-se da História da Literatura Infantil em Portugal, publicada na editora Vega em 1983 (ou 1982, já que as várias referências que encontrámos não concordam na data e a ausência desta na única edição não nos permitiu desambiguar a questão, pelo que optámos por 1983), e é a primeira sistematização, no panorama académico e editorial, etapa inaugural que se reclama quando se constitui um campo de estudos - a sua história – para prosseguir na teorização e aplicação nas abordagens mais consistentes de obras, autores e contextos. A obra é prefaciada por um dos vultos mais importantes do século XX no que respeita à divulgação de obras e figuras históricas, Adolfo Simões Müller, jornalista e autor que adaptou, em versões de leitura facilitada, obras clássicas e nos deixou relatos das vidas de grandes figuras universais, numa preocupação em disseminar, por um maior número possível de leitores, cultura no sentido de erudição por conhecimento de factos. O nosso texto tem em particular conta esse prefácio, ao mesmo tempo provocador e crítico de uma certa situação que vigorava à data da publicação da História, mas também a Nota Final da autora. A opção pela incidência do nosso foco nestes dois textos, prende-se com a relevância do pioneirismo do trabalho da professora Maria Laura Bettencourt Pires e com a sua elevada consciência da importância de se trabalhar uma literatura que, tendo em conta, no momento da sua criação, as competências limitadas dos leitores mais jovens, não cede um milímetro na qualidade literária. Mesmo quando, aos olhos de hoje, essa qualidade não se desliga de certos preconceitos e de práticas e formas de pensar anacrónicas, sobretudo quando comparamos os livros publicados para crianças então, com os que são publicados nos dias de hoje. A esta qualidade da obra, a Professora e Investigadora acrescenta uma perspetiva que tem em conta fenómenos internacionais que conferem ao panorama português quer uma especificidade, quer uma integração que continuam a contribuir para a relevância do estudo da literatura e cultura para a infância e a juventude na academia e, acrescentamos, para além da preocupação coma formação de profissionais do ensino básico e secundário.
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