As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15722
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_31c4552f1fb0035e835b7eb95f38ce1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básicoEducação artísticaTeatro na educaçãoExpressão dramáticaCurrículoFruição artísticaArts educationTheater in educationTheaterCourseworkArtistic developmentRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se dividido em duas partes, que estabelecem uma relação entre si: a primeira é dedicada à descrição, análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios curriculares de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; a segunda parte integra um estudo empírico desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. A investigação decorreu da perceção da parte da investigadora, tendo em conta a sua colaboração em contextos de educação formal e outros estudos já realizados, de que as áreas de educação artística, e concretamente Expressão Dramática/Teatro, não são lecionadas pelos professores titulares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ou são-no de forma irregular e nem sempre consistente. Tendo em conta esta problemática, foram definidos um objetivo geral, “perceber as conceções dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade sobre o Teatro em contexto curricular”, e dois objetivos específicos: “reconhecer a área da Expressão Dramática/Teatro como área curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “reconhecer diferentes práticas de experimentação, criação, estudo e fruição realizáveis em contexto curricular”. Esta investigação centra-se numa metodologia qualitativa que tem por base os princípios da investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação direta, com registo em diários de bordo, e de dois focus group realizados antes e após a intervenção. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Concluímos que, inicialmente, as crianças não associavam a área de Expressão Dramática/Teatro ao currículo. Após a intervenção, que compreendeu dez sessões de uma hora cada durante seis semanas, nas quais foram propostas atividades enquadradas nos vários domínios organizadores das Aprendizagens Essenciais, verificámos que as conceções das crianças se modificaram, em particular quanto às práticas teatrais em contexto curricular e aos respetivos objetivos artístico-pedagógicos.ABSTRACT This report was written for the Supervised Teaching Practice class, part of the Master’s in Education for Elementary school and Middle school Portuguese and History and Geography of the ESELx - Lisbon School of Education. The report is divided in two parts that are related: the first part is focused on the description, analysis, and observation of teaching practices developed during the internships in elementary and middle schools; the second part focuses on a study that was applied on a 3rd grade class of elementary school. The investigation occurred from the perception of the investigator, considering their collaboration in formal education contexts and other studies already carried out, that the areas of artistic education, more specifically Theater classes, are not taught by the teachers of the 1st cycle of basic education, or are taught irregularly and not always consistently. Considering this problematic, were defined one general objective, “understand the conceptions of 3rd graders about Theater in the school context”, and two specific objectives: “recognize Theater as part of the curriculum in elementary school” and “recognize different practices of experimentation, creation, study and fruition achievable in a curricular context”. This investigation focuses on a qualitative methodology that is based on the principles of action research. The data collection was carried out through direct observation, with registration in journals, and two focus groups, carried out before and after the intervention. The data were analyzed through content analysis. We concluded that, initially, the children did not associate the area of Theater with the curriculum. After the intervention, which comprehended eleven sessions of one hour each, for six weeks, in which activities were proposed within the various organizing domains of Essential Learning, we found that the children's conceptions had changed, particularly in terms of theatrical practices in the curricular context and the respective artistic-pedagogical objectives.Falcão, MiguelRCIPLFerreira, Carolina da Costa e Silva Formigo2023-02-28T14:21:43Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15722TID:203188080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:20.481013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
title As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo
Educação artística
Teatro na educação
Expressão dramática
Currículo
Fruição artística
Arts education
Theater in education
Theater
Coursework
Artistic development
title_short As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
title_full As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo
author_facet Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Teatro na educação
Expressão dramática
Currículo
Fruição artística
Arts education
Theater in education
Theater
Coursework
Artistic development
topic Educação artística
Teatro na educação
Expressão dramática
Currículo
Fruição artística
Arts education
Theater in education
Theater
Coursework
Artistic development
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
2022-07-18T00:00:00Z
2023-02-28T14:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15722
TID:203188080
url http://hdl.handle.net/10400.21/15722
identifier_str_mv TID:203188080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506050195456