Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Isabel Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11674
Resumo: Nos últimos anos, a procura por serviços de aviação aumentou significativamente. Tal procura veio evidenciar o estado de saturação com que está a funcionar o Sistema de Gestão do Tráfego Aéreo português e europeu. Há uma capacidade inadequada, tanto do setor de Controlo de Tráfego Aéreo, como da infraestrutura do aeroporto em si, mas há principalmente uma má gestão dos recursos disponíveis, nomeadamente do espaço aéreo. É amplamente reconhecido que, de modo a acomodar o aumento de tráfego, um nível avançado de automatização é necessário. O presente trabalho interpreta o problema de gestão como um problema de regulação de capacidade. O nosso objetivo é desenvolver um método de controlo de fluxo de tráfego aéreo, capaz de regular a capacidade ao nível das secções do espaço e evitar assim a saturação da TMA (e consequente saturação do aeroporto). Neste contexto, TMA ­ Área Terminal, diz respeito ao espaço aéreo circundante de um aeroporto, com limites verticais e horizontais bem definidos. Estudamos um caso real. Utilizando uma abordagem Euleriana, modelamos o ambiente de tráfego aéreo entre Madrid e Lisboa. A abordagem Euleriana permite agregar espacialmente grupos de aeronaves com dinâmicas de voo idênticas, através da divisão do espaço aéreo em secções, ao invés de estudar a trajetória individual de cada aeronave presente no espaço. A solução apresentada para o problema de saturação vem sob a forma de fluxos de tráfego desejados, de saída e de entrada, das secções do espaço. Sabemos que todos os aeroportos têm uma taxa de aterragem máxima que deve ser respeitada, se queremos evitar saturação. Assim, desenvolvemos uma estratégia de controlo de fluxo com base na teoria de controlo robusto de H8. A capacidade da TMA, modelada como sendo a saída controlada do nosso sistema, deverá ser igual a uma referência teórica de capacidade imposta, durante todo o período de simulação. Isto garante que, caso existam restrições de capacidade no aeroporto de destino, estas serão cumpridas. Os resultados obtidos mostram um controlo capaz de acomodar distúrbios e eficaz a garantir que o sistema cumpre com as restrições de capacidade impostas. Um sobre­esforço inicial do controlador força a saída a ser superior à referência teórica, mas rapidamemte o sistema volta à referência desejada, seguindo­a. Apesar da estabilização em circuito fechado não ter sido atingida totalmente no caso prático, o sistema tem um comportamento satisfatório e de acordo com os objetivos propostos. Mesmo num caso extremo, em que o sistema tem que seguir a referência teórica imposta, o controlo foi eficiente. Os resultados sugerem que o método de controlo desenvolvido é eficaz na regulação do fluxo de tráfego aéreo. Neste contexto, o método proposto poderá ser uma mais valia num ambiente de gestão de fluxo ­ quer seja utilizado de uma forma automática, ou como auxiliar de decisão dos controladores aéreos durante as suas operações e procedimentos diários de gestão de fluxos de tráfego. Uma aplicação direta do método desenvolvido é a sua utilização na previsão de saturação das zonas do espaço aéreo. Em 2007 foi lançado o Projeto SESAR, o qual visa tornar o espaço aéreo e a sua gestão mais flexíveis e eficientes, por meio de novas tecnologias e um nível elevado de automatização. Neste âmbito, o método desenvolvido seria uma mais valia, uma vez que está intimamente ligado a uma redução de congestionamento do espaço aéreo, através de um controlo mais intuitivo e eficaz na previsão de saturação.
id RCAP_3200c63b637d78a2aae43f1e35aa032f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de VooÁrea TerminalCapacidade do Espaço AéreoCongestionamentoFluxo de Tráfego AéreoH8RegulaçãoTeoria de ControloDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaNos últimos anos, a procura por serviços de aviação aumentou significativamente. Tal procura veio evidenciar o estado de saturação com que está a funcionar o Sistema de Gestão do Tráfego Aéreo português e europeu. Há uma capacidade inadequada, tanto do setor de Controlo de Tráfego Aéreo, como da infraestrutura do aeroporto em si, mas há principalmente uma má gestão dos recursos disponíveis, nomeadamente do espaço aéreo. É amplamente reconhecido que, de modo a acomodar o aumento de tráfego, um nível avançado de automatização é necessário. O presente trabalho interpreta o problema de gestão como um problema de regulação de capacidade. O nosso objetivo é desenvolver um método de controlo de fluxo de tráfego aéreo, capaz de regular a capacidade ao nível das secções do espaço e evitar assim a saturação da TMA (e consequente saturação do aeroporto). Neste contexto, TMA ­ Área Terminal, diz respeito ao espaço aéreo circundante de um aeroporto, com limites verticais e horizontais bem definidos. Estudamos um caso real. Utilizando uma abordagem Euleriana, modelamos o ambiente de tráfego aéreo entre Madrid e Lisboa. A abordagem Euleriana permite agregar espacialmente grupos de aeronaves com dinâmicas de voo idênticas, através da divisão do espaço aéreo em secções, ao invés de estudar a trajetória individual de cada aeronave presente no espaço. A solução apresentada para o problema de saturação vem sob a forma de fluxos de tráfego desejados, de saída e de entrada, das secções do espaço. Sabemos que todos os aeroportos têm uma taxa de aterragem máxima que deve ser respeitada, se queremos evitar saturação. Assim, desenvolvemos uma estratégia de controlo de fluxo com base na teoria de controlo robusto de H8. A capacidade da TMA, modelada como sendo a saída controlada do nosso sistema, deverá ser igual a uma referência teórica de capacidade imposta, durante todo o período de simulação. Isto garante que, caso existam restrições de capacidade no aeroporto de destino, estas serão cumpridas. Os resultados obtidos mostram um controlo capaz de acomodar distúrbios e eficaz a garantir que o sistema cumpre com as restrições de capacidade impostas. Um sobre­esforço inicial do controlador força a saída a ser superior à referência teórica, mas rapidamemte o sistema volta à referência desejada, seguindo­a. Apesar da estabilização em circuito fechado não ter sido atingida totalmente no caso prático, o sistema tem um comportamento satisfatório e de acordo com os objetivos propostos. Mesmo num caso extremo, em que o sistema tem que seguir a referência teórica imposta, o controlo foi eficiente. Os resultados sugerem que o método de controlo desenvolvido é eficaz na regulação do fluxo de tráfego aéreo. Neste contexto, o método proposto poderá ser uma mais valia num ambiente de gestão de fluxo ­ quer seja utilizado de uma forma automática, ou como auxiliar de decisão dos controladores aéreos durante as suas operações e procedimentos diários de gestão de fluxos de tráfego. Uma aplicação direta do método desenvolvido é a sua utilização na previsão de saturação das zonas do espaço aéreo. Em 2007 foi lançado o Projeto SESAR, o qual visa tornar o espaço aéreo e a sua gestão mais flexíveis e eficientes, por meio de novas tecnologias e um nível elevado de automatização. Neste âmbito, o método desenvolvido seria uma mais valia, uma vez que está intimamente ligado a uma redução de congestionamento do espaço aéreo, através de um controlo mais intuitivo e eficaz na previsão de saturação.In recent years, the demand for aviation services has increased significantly. Such demand came to show the level of saturation which the portuguese and european Air Traffic Management Systems are currently operating in. There’s an inadequate capacity overall, both in the Air Traffic Control sector and in the infrastructure of the airport itself, but mostly there’s a poor management of the available resources, namely airspace. It is recognized that, in order to accomodate the increase in traffic, a high level of automation is required. The present work interprets the management problem as a capacity regulation problem. Our aim is to develop an air traffic flow control method capable of regulating capacity at a sector level and thus avoid TMA overload. In this context, TMA ­ Terminal Manoeuvring Area, refers to the airspace surrounding an airport, with well­defined vertical and horizontal boundaries. We studied a real case. Using an Eulerian approach, we modeled the air traffic environment between Madrid and Lisbon. The Eulerian approach allows for spatially aggregating groups of aircraft with identical flight dynamics, by dividing the airspace into sections, instead of studying the individual trajectory of each aircraft present in the airspace. The presented solution for the saturation problem comes in the form of desired traffic inflow and outflow in each individual airspace sector. We know that all airports have a maximum landing rate capacity that must be respected if we are to avoid saturation. Therefore, we developed a flow control strategy based on the H8 robust control theory. The TMA capacity, modeled as the controlled output of our system, should be equal to a theoretical capacity reference, during the entire simulation period. This ensures that if there are any capacity restrictions at the destination airport, they will be met. The simulation results show a control capable of accommodating disturbances and effective in ensuring that the system complies with the imposed capacity constraints. An initial overshoot of the controller forces the output to be higher than the theoretical reference, but the system quickly returns to the desired reference, following it. Despite the closed­loop stability not being fully achieved in the practical case, the system has a satisfactory behavior and in accordance with the proposed objectives. Even in the extreme case example, where the system has to follow an imposed theoretical reference, the control was efficient. The results suggest that the developed control method is effective in regulating air traffic flow. In this context, the proposed method could be of added value in an air traffic flow management environment, either when used automatically, or as a daily decision aid for air traffic controllers during traffic flow management operations. A direct application of the developed method is its use in predicting the saturation of airspace sectors. In 2007 the SESAR Project was launched, which aims to make airspace and its management more flexible and efficient, through new technologies and a high level of automation. In this context, the develope method would be an asset, since it is closely linked to a reduction in airspace congestion, through a more intuitive and effective control in predicting saturation.Bousson, KouamanauBibliorumOliveira, Adriana Isabel Freitas2022-01-12T15:15:28Z2021-11-162021-07-232021-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11674TID:202847195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:59:34ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
title Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
spellingShingle Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
Oliveira, Adriana Isabel Freitas
Área Terminal
Capacidade do Espaço Aéreo
Congestionamento
Fluxo de Tráfego Aéreo
H8
Regulação
Teoria de Controlo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
title_short Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
title_full Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
title_fullStr Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
title_full_unstemmed Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
title_sort Análise e Regulação da Capacidade de uma Área Terminal de Voo
author Oliveira, Adriana Isabel Freitas
author_facet Oliveira, Adriana Isabel Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bousson, Kouamana
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Isabel Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Área Terminal
Capacidade do Espaço Aéreo
Congestionamento
Fluxo de Tráfego Aéreo
H8
Regulação
Teoria de Controlo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
topic Área Terminal
Capacidade do Espaço Aéreo
Congestionamento
Fluxo de Tráfego Aéreo
H8
Regulação
Teoria de Controlo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
description Nos últimos anos, a procura por serviços de aviação aumentou significativamente. Tal procura veio evidenciar o estado de saturação com que está a funcionar o Sistema de Gestão do Tráfego Aéreo português e europeu. Há uma capacidade inadequada, tanto do setor de Controlo de Tráfego Aéreo, como da infraestrutura do aeroporto em si, mas há principalmente uma má gestão dos recursos disponíveis, nomeadamente do espaço aéreo. É amplamente reconhecido que, de modo a acomodar o aumento de tráfego, um nível avançado de automatização é necessário. O presente trabalho interpreta o problema de gestão como um problema de regulação de capacidade. O nosso objetivo é desenvolver um método de controlo de fluxo de tráfego aéreo, capaz de regular a capacidade ao nível das secções do espaço e evitar assim a saturação da TMA (e consequente saturação do aeroporto). Neste contexto, TMA ­ Área Terminal, diz respeito ao espaço aéreo circundante de um aeroporto, com limites verticais e horizontais bem definidos. Estudamos um caso real. Utilizando uma abordagem Euleriana, modelamos o ambiente de tráfego aéreo entre Madrid e Lisboa. A abordagem Euleriana permite agregar espacialmente grupos de aeronaves com dinâmicas de voo idênticas, através da divisão do espaço aéreo em secções, ao invés de estudar a trajetória individual de cada aeronave presente no espaço. A solução apresentada para o problema de saturação vem sob a forma de fluxos de tráfego desejados, de saída e de entrada, das secções do espaço. Sabemos que todos os aeroportos têm uma taxa de aterragem máxima que deve ser respeitada, se queremos evitar saturação. Assim, desenvolvemos uma estratégia de controlo de fluxo com base na teoria de controlo robusto de H8. A capacidade da TMA, modelada como sendo a saída controlada do nosso sistema, deverá ser igual a uma referência teórica de capacidade imposta, durante todo o período de simulação. Isto garante que, caso existam restrições de capacidade no aeroporto de destino, estas serão cumpridas. Os resultados obtidos mostram um controlo capaz de acomodar distúrbios e eficaz a garantir que o sistema cumpre com as restrições de capacidade impostas. Um sobre­esforço inicial do controlador força a saída a ser superior à referência teórica, mas rapidamemte o sistema volta à referência desejada, seguindo­a. Apesar da estabilização em circuito fechado não ter sido atingida totalmente no caso prático, o sistema tem um comportamento satisfatório e de acordo com os objetivos propostos. Mesmo num caso extremo, em que o sistema tem que seguir a referência teórica imposta, o controlo foi eficiente. Os resultados sugerem que o método de controlo desenvolvido é eficaz na regulação do fluxo de tráfego aéreo. Neste contexto, o método proposto poderá ser uma mais valia num ambiente de gestão de fluxo ­ quer seja utilizado de uma forma automática, ou como auxiliar de decisão dos controladores aéreos durante as suas operações e procedimentos diários de gestão de fluxos de tráfego. Uma aplicação direta do método desenvolvido é a sua utilização na previsão de saturação das zonas do espaço aéreo. Em 2007 foi lançado o Projeto SESAR, o qual visa tornar o espaço aéreo e a sua gestão mais flexíveis e eficientes, por meio de novas tecnologias e um nível elevado de automatização. Neste âmbito, o método desenvolvido seria uma mais valia, uma vez que está intimamente ligado a uma redução de congestionamento do espaço aéreo, através de um controlo mais intuitivo e eficaz na previsão de saturação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
2021-07-23
2021-11-16T00:00:00Z
2022-01-12T15:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11674
TID:202847195
url http://hdl.handle.net/10400.6/11674
identifier_str_mv TID:202847195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301874112724992