O conflito interparental e a criança: percepção e ajustamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casimiro, Edgar Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25680
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling O conflito interparental e a criança: percepção e ajustamentoConflito interparentalDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA investigação dos últimos trinta anos tem assinalado que a exposição a níveis elevados de conflito interparental constitui um factor de risco para o ajustamento de crianças e adolescentes, sendo crescentemente valorizada a análise dos processos de interpretação das crianças sobre o conflito e o seu impacto em termos de problemas de internalização e de externalização. Considerando que o conflito interparental pode originar problemas no ajustamento, desenhou-se um estudo empírico com o objectivo de analisar se eventuais índices elevados de percepção de conflito interparental das crianças se encontram relacionados com resultados reveladores de transtornos de internalização e de externalização, e dificuldades académicas. Para tal, foram utilizados dois instrumentos de auto-relato numa amostra de crianças e adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 158 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, de uma escola secundária do centro do país. Para a recolha de dados, recorreu-se à Escala de Percepção da Criança dos Conflitos Interparentais (CPIC) para averiguar a percepção do conflito interparental, e ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para avaliar as emoções e o comportamento. Pretendese, desta forma, analisar a relação entre as percepções do conflito interparental e os níveis emocionais e comportamentais, a fim de detectar problemas de ajustamento considerados de risco para o desenvolvimento saudável das criança e adolescentes. Os resultados assinalaram diferenças estatisticamente significativas, em sentido crescente, entre os níveis de exposição ao conflito interparental medidos pelo CPIC e os níveís de problemas de internalização e de externalização assinalados pelo SDQ. Quanto maior o nível de conflito interparental percebido, maiores foram valores emocionais e comportamentais registados, sendo a relação estatisticamente significativa. Não se verificaram diferenças significativas no comportamento pró-social. Ao nível da análise entre as percepções do conflito interparental e as variáveis demográficas, os resultados da amostra são consistentes com as principais conclusões empíricas da literatura.The last thirty years of research have shown that the exposure to high levels of marital conflict represents a risk for the adjustment of children and adolescents. During this period, the analysis of the interpretation processes of the children about the conflict has increasingly been valued, as well as its impact in terms of externalizing and internalizing effects. Considering that interparental conflict can have effects in adjustment, an empirical research study was designed in order to analyze whether or not eventual high scores in children’s perceptions of interparental conflict were associated with results of emotional and behavioral problems. For that purpose, two selfreport instruments were used in a sample of Portuguese children and adolescents. 158 students of a school in the west central coast of the country, between the ages of 11 and 17, participated. To collect the data, the Children´s Perception of Interparental Conflict (CPIC) was used to evaluate the perceptions of interparental conflict and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) was used to evaluate emotions and behavior. The objective of the present research is to analyze the association between interparental conflict perceptions and the emotional and behavioral reports, as well as the academic results (Portuguese and mathematics), in order to detect adjustment problems, a known risk for the healthy development of children and adolescents. Results have shown significant statistical differences in an increasing parallel direction between the levels of exposure to interparental conflict measured by the CPIC Scale and the levels of internalization and externalization problems measured by SDQ. The highest levels of perceived interparental conflict were associated with the highest results in emotional and behavioral problems. No significant differences in prosocial behavior were detected. In the analysis between interparental conflict perceptions and demographic variables, results have been consistent with the main conclusions of the empirical research.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25680http://hdl.handle.net/10316/25680TID:201444224porCasimiro, Edgar Alexandre da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:29.007571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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