Contribuição para a avaliação energética da mobilidade rodoviária em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, António Manuel Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2544
Resumo: Num mercado em que os motores de combustão interna teriam atingido o seu limite quer em termos de eficiência energética quer em termos de minimização das respetivas emissões gasosas, os fabricantes estão a dar particular atenção aos veículos com motorização elétrica. Estes veículos são apresentados como uma solução sustentável na redução da emissão dos gases com efeito de estufa e na diminuição da dependência dos combustíveis fósseis, dada a cada vez maior utilização de energias renováveis na produção de eletricidade. Neste trabalho estima-se o custo energético de um veículo na sua deslocação, em termos de energia primária consumida, considerando, quando aplicáveis, custos energéticos com a sua exploração, transporte e refinação, além do consumo do próprio veículo. Desta forma, pretendem contabilizar-se vantagens e limitações dos veículos elétricos face aos veículos com motor de combustão interna. Foi desenvolvido um programa de cálculo – MIX que permite ao utilizador conhecer o custo em termos de energia primária de um kWh de energia elétrica no dia em que o consome. Este procedimento baseia-se na atualização, com periodicidade diária, dos dados disponibilizados pela REN e no seu tratamento com vista ao conhecimento do mix energético na produção de energia elétrica num dado dia. Assim, facilmente se podem comparar as diversas tecnologias de mobilidade (motores elétricos e motores de combustão interna) no que respeita aos respetivos consumos em termos de energia primária (nomeadamente em termos da importância dos recursos energéticos efetivamente dispendidos na origem) e das emissões de CO2 associadas.
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