Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Adelinda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rebelo, Hugo, Bonito, Jorge, Oliveira, Maria Manuela, Trindade, Vítor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4665
Resumo: O presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos docentes do curso, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, metodologias de avaliação, programas das unidades curriculares, organização do processo de ensino e aprendizagem, infra-estruturas e recursos da instituição de ensino superior, perfil e estrutura do curso, satisfação e rendimento académico. Neste trabalho damos conta do processo de construção do questionário que sustentou a recolha de informação. Trata-se de um questionário de auto-relato, constituído por 68 itens numa escala de resposta de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente, que tem como objectivo conhecer as representações de qualidade dos estudantes face ao ensino a que são sujeitos. Apresentamos os estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário com uma amostra de alunos do ensino público superior português.
id RCAP_32f613b38fc102a401fc80d05a102bae
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público portuguêsPercepção de QualidadeAtitudeQualidade do ensinoValidadeSucesso AcadémicoO presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos docentes do curso, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, metodologias de avaliação, programas das unidades curriculares, organização do processo de ensino e aprendizagem, infra-estruturas e recursos da instituição de ensino superior, perfil e estrutura do curso, satisfação e rendimento académico. Neste trabalho damos conta do processo de construção do questionário que sustentou a recolha de informação. Trata-se de um questionário de auto-relato, constituído por 68 itens numa escala de resposta de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente, que tem como objectivo conhecer as representações de qualidade dos estudantes face ao ensino a que são sujeitos. Apresentamos os estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário com uma amostra de alunos do ensino público superior português.2012-01-31T01:18:46Z2012-01-312010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4665http://hdl.handle.net/10174/4665por0214-987731aac@uevora.pthrebelo@hrebelo.comjbonito@uevora.ptmmoliveira@netcabo.ptvitor.manuel.trindade@gmail.com229Candeias, AdelindaRebelo, HugoBonito, JorgeOliveira, Maria ManuelaTrindade, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:53.217022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
title Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
spellingShingle Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
Candeias, Adelinda
Percepção de Qualidade
Atitude
Qualidade do ensino
Validade
Sucesso Académico
title_short Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
title_full Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
title_fullStr Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
title_full_unstemmed Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
title_sort Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português
author Candeias, Adelinda
author_facet Candeias, Adelinda
Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Trindade, Vítor
author_role author
author2 Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Trindade, Vítor
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Adelinda
Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Trindade, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção de Qualidade
Atitude
Qualidade do ensino
Validade
Sucesso Académico
topic Percepção de Qualidade
Atitude
Qualidade do ensino
Validade
Sucesso Académico
description O presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos docentes do curso, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, metodologias de avaliação, programas das unidades curriculares, organização do processo de ensino e aprendizagem, infra-estruturas e recursos da instituição de ensino superior, perfil e estrutura do curso, satisfação e rendimento académico. Neste trabalho damos conta do processo de construção do questionário que sustentou a recolha de informação. Trata-se de um questionário de auto-relato, constituído por 68 itens numa escala de resposta de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente, que tem como objectivo conhecer as representações de qualidade dos estudantes face ao ensino a que são sujeitos. Apresentamos os estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário com uma amostra de alunos do ensino público superior português.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2012-01-31T01:18:46Z
2012-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4665
http://hdl.handle.net/10174/4665
url http://hdl.handle.net/10174/4665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0214-9877
3
1
aac@uevora.pt
hrebelo@hrebelo.com
jbonito@uevora.pt
mmoliveira@netcabo.pt
vitor.manuel.trindade@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136481598504960