A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luís Manuel Lamas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6513
Resumo: As Exigências do Futebol de Alto Rendimento na atualidade, são cada vez maiores e de crescente complexidade. Esta transformação da realidade é consequência direta dos novos desafios, que os crescentes meios económicos/financeiros postos à disposição desta modalidade desportiva, cada vez menos desporto e cada vez mais profissão impõem. Ás instituições que interagem nesta área concreta (Clubes e Federações) das atividades físico desportivas são exigidas cada vez melhores soluções produzidas internamente a todos os níveis, mas muito especificamente na produção e potenciação do chamado valor interno ao nível dos recursos humanos em geral e muito especialmente e de forma crítica, na Formação de jogadores gerados da sua capacidade de recrutamento, trabalho e promoção interna. O trabalho sistémico e sistemático que se impõe desenvolver, com os jovens jogadores é quanto a nos e depois de termos experienciado muitos contextos diferenciados, a melhor das formas e a mais coerente e racional e que perdurando no tempo , inevitavelmente será entendido como factor de sucesso de todos aqueles que vivem internamente a sua instituição desportiva. Se ao tempo e a sistematização eficiente e paciente de conteúdos geridos, se juntarem condições de recursos humanos e materiais congruentes para um processo de ensino aprendizagem (que e efetivamente do que estamos a tratar) inevitavelmente conciliaremos os objetivos deste processo de formação com a melhoria dos resultados , a todos os níveis, obtidos. São propósitos deste trabalho identificar tanto quanto possível, o Jogador de Futebol, assim como um processo de ensino aprendizagem que o pode levar a ter capacidade para responder as exigências do Alto rendimento e por fim os cenários de jogo em que ele o pode atingir no final do seu processo de formação um estado de maturidade no saber jogar Futebol. Falaremos aqui de uma reflexão critica vivida enquanto treinador profissional num trajeto no tempo de quase 3 décadas e num espaço de muita diversidade e multilateralidade de reflexões, estudos e avaliações que os variados contextos possibilitaram fazer a todos os níveis de exigências competitivas e nos diferentes contextos sócio culturais em que trabalhamos. A esta quantidade e qualidade de elementos caóticos entre si, pretendemos organiza-los de uma forma didáctica e partilha-los no contexto académico, sintetizando agora, esta reflexão que aqui apresentamos. Por fim, concretizando uma proposta de programa de formação transversal no tempo inerente e necessário, ao processo de ensino e aprendizagem dos jogadores utilizando o cenário fundamentalmente composto pelos conteúdos do jogo.
id RCAP_3317859757d3f80e3ee4892967d133bb
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimentoFutebolJogoDidáticaFormaçãoAlto rendimentoAs Exigências do Futebol de Alto Rendimento na atualidade, são cada vez maiores e de crescente complexidade. Esta transformação da realidade é consequência direta dos novos desafios, que os crescentes meios económicos/financeiros postos à disposição desta modalidade desportiva, cada vez menos desporto e cada vez mais profissão impõem. Ás instituições que interagem nesta área concreta (Clubes e Federações) das atividades físico desportivas são exigidas cada vez melhores soluções produzidas internamente a todos os níveis, mas muito especificamente na produção e potenciação do chamado valor interno ao nível dos recursos humanos em geral e muito especialmente e de forma crítica, na Formação de jogadores gerados da sua capacidade de recrutamento, trabalho e promoção interna. O trabalho sistémico e sistemático que se impõe desenvolver, com os jovens jogadores é quanto a nos e depois de termos experienciado muitos contextos diferenciados, a melhor das formas e a mais coerente e racional e que perdurando no tempo , inevitavelmente será entendido como factor de sucesso de todos aqueles que vivem internamente a sua instituição desportiva. Se ao tempo e a sistematização eficiente e paciente de conteúdos geridos, se juntarem condições de recursos humanos e materiais congruentes para um processo de ensino aprendizagem (que e efetivamente do que estamos a tratar) inevitavelmente conciliaremos os objetivos deste processo de formação com a melhoria dos resultados , a todos os níveis, obtidos. São propósitos deste trabalho identificar tanto quanto possível, o Jogador de Futebol, assim como um processo de ensino aprendizagem que o pode levar a ter capacidade para responder as exigências do Alto rendimento e por fim os cenários de jogo em que ele o pode atingir no final do seu processo de formação um estado de maturidade no saber jogar Futebol. Falaremos aqui de uma reflexão critica vivida enquanto treinador profissional num trajeto no tempo de quase 3 décadas e num espaço de muita diversidade e multilateralidade de reflexões, estudos e avaliações que os variados contextos possibilitaram fazer a todos os níveis de exigências competitivas e nos diferentes contextos sócio culturais em que trabalhamos. A esta quantidade e qualidade de elementos caóticos entre si, pretendemos organiza-los de uma forma didáctica e partilha-los no contexto académico, sintetizando agora, esta reflexão que aqui apresentamos. Por fim, concretizando uma proposta de programa de formação transversal no tempo inerente e necessário, ao processo de ensino e aprendizagem dos jogadores utilizando o cenário fundamentalmente composto pelos conteúdos do jogo.Nowadays the High Performance Football demands are becoming larger and increasingly complex. This transformation of reality is a direct consequence of the new challenges, the growing economic / financial resources made available to this sport, day by day less sport and increasingly professional demands. The Clubs and Federations that interact in this particular area of physical sport activities are required to present better solutions created internally at all levels, but very specifically in the production and enhancement of internal value in terms of human resources in general and in a special critical way in training players generated on its ability to recruit, work and promote internally. The regular and systematic work that has to be developed with young players is, in my opinion, after having experienced many different contexts, the best and the most coherent and rational way that will inevitably be perceived as a successful factor for those who live inside the sports institution. If at the time and at the efficient systematization and patient management of the contents, are add the conditions of human resources and the proper materials for the teaching and learning process (which is effectively what we are dealing with) inevitably the objectives of this training process will be achieved with the improvement of the results, at all levels wanted. The purposes of this work are to identify, as much as possible, The Football Player, as well as the teaching and learning process that may lead him to be able to acquire the abilities of high performance and finally the set of multiple scenarios in which he can achieve at the end of the training process a state of maturity in knowing how to play football. In here we'll talk of a critical reflection lived as a professional coach in almost 3 decades in an area of a great diversity and of rich and different value reflections, studies and assessments that different contexts allowed me to do at all levels of competitive demands and of different social and cultural contexts where we have worked. To this quantity and quality of such chaotic elements among each other, we plan to organize them in a didactic way and share them in the academic context, summarizing this reflection that we now present. Finally, implementing a proposal program of coaching that works the best practices and the inherent time required by the teaching and learning process of the players using the scenario composed mainly of game contents.2016-09-29T09:54:02Z2016-09-29T00:00:00Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6513porMartins, Luís Manuel Lamasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:01:22ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
title A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
spellingShingle A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
Martins, Luís Manuel Lamas
Futebol
Jogo
Didática
Formação
Alto rendimento
title_short A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
title_full A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
title_fullStr A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
title_full_unstemmed A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
title_sort A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento
author Martins, Luís Manuel Lamas
author_facet Martins, Luís Manuel Lamas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luís Manuel Lamas
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Jogo
Didática
Formação
Alto rendimento
topic Futebol
Jogo
Didática
Formação
Alto rendimento
description As Exigências do Futebol de Alto Rendimento na atualidade, são cada vez maiores e de crescente complexidade. Esta transformação da realidade é consequência direta dos novos desafios, que os crescentes meios económicos/financeiros postos à disposição desta modalidade desportiva, cada vez menos desporto e cada vez mais profissão impõem. Ás instituições que interagem nesta área concreta (Clubes e Federações) das atividades físico desportivas são exigidas cada vez melhores soluções produzidas internamente a todos os níveis, mas muito especificamente na produção e potenciação do chamado valor interno ao nível dos recursos humanos em geral e muito especialmente e de forma crítica, na Formação de jogadores gerados da sua capacidade de recrutamento, trabalho e promoção interna. O trabalho sistémico e sistemático que se impõe desenvolver, com os jovens jogadores é quanto a nos e depois de termos experienciado muitos contextos diferenciados, a melhor das formas e a mais coerente e racional e que perdurando no tempo , inevitavelmente será entendido como factor de sucesso de todos aqueles que vivem internamente a sua instituição desportiva. Se ao tempo e a sistematização eficiente e paciente de conteúdos geridos, se juntarem condições de recursos humanos e materiais congruentes para um processo de ensino aprendizagem (que e efetivamente do que estamos a tratar) inevitavelmente conciliaremos os objetivos deste processo de formação com a melhoria dos resultados , a todos os níveis, obtidos. São propósitos deste trabalho identificar tanto quanto possível, o Jogador de Futebol, assim como um processo de ensino aprendizagem que o pode levar a ter capacidade para responder as exigências do Alto rendimento e por fim os cenários de jogo em que ele o pode atingir no final do seu processo de formação um estado de maturidade no saber jogar Futebol. Falaremos aqui de uma reflexão critica vivida enquanto treinador profissional num trajeto no tempo de quase 3 décadas e num espaço de muita diversidade e multilateralidade de reflexões, estudos e avaliações que os variados contextos possibilitaram fazer a todos os níveis de exigências competitivas e nos diferentes contextos sócio culturais em que trabalhamos. A esta quantidade e qualidade de elementos caóticos entre si, pretendemos organiza-los de uma forma didáctica e partilha-los no contexto académico, sintetizando agora, esta reflexão que aqui apresentamos. Por fim, concretizando uma proposta de programa de formação transversal no tempo inerente e necessário, ao processo de ensino e aprendizagem dos jogadores utilizando o cenário fundamentalmente composto pelos conteúdos do jogo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T09:54:02Z
2016-09-29T00:00:00Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6513
url http://hdl.handle.net/10348/6513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302023708868608