Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Manuel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22699
Resumo: O presente trabalho pretende explorar, do ponto de vista teórico, a importância da educação artística e cinematográfica e a necessidade da sua introdução curricular, de forma integradora e criativa. Pretende-se, mais que espelhar as perspetivas estudadas no âmbito do currículo, incluindo a influência da didática sobre a temática, relacionar os contributos da Filosofia da Arte (e da própria Arte), para que seja possível compreender, de uma forma mais holística, a importância da educação cinematográfica no contexto curricular. Face ao exposto o trabalho incidirá em: i) breve sustentação teórica-filosófica da inclusão da educação cinematográfica em contexto escolar, com especial ênfase no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) proposta de uma estratégia criativas e específica, no âmbito da educação cinematográfica, para o nível de ensino já referido.
id RCAP_33521d030424964b0b4efbafaaad3b8c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino BásicoIntegração CurricularCinemaEducação Cinematográfica1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho pretende explorar, do ponto de vista teórico, a importância da educação artística e cinematográfica e a necessidade da sua introdução curricular, de forma integradora e criativa. Pretende-se, mais que espelhar as perspetivas estudadas no âmbito do currículo, incluindo a influência da didática sobre a temática, relacionar os contributos da Filosofia da Arte (e da própria Arte), para que seja possível compreender, de uma forma mais holística, a importância da educação cinematográfica no contexto curricular. Face ao exposto o trabalho incidirá em: i) breve sustentação teórica-filosófica da inclusão da educação cinematográfica em contexto escolar, com especial ênfase no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) proposta de uma estratégia criativas e específica, no âmbito da educação cinematográfica, para o nível de ensino já referido.EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do CasteloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMontenegro, ManuelDuarte, Pedro2023-04-11T11:57:40Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22699porMontenegro, M., & Duarte, P. (2016). Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In A. Barbosa, & I. Vale (Ed.), In Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (pp. 33-46). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Casteloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T01:46:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:07.459124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Montenegro, Manuel
Integração Curricular
Cinema
Educação Cinematográfica
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Montenegro, Manuel
author_facet Montenegro, Manuel
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Duarte, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Manuel
Duarte, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Integração Curricular
Cinema
Educação Cinematográfica
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Integração Curricular
Cinema
Educação Cinematográfica
1.º Ciclo do Ensino Básico
description O presente trabalho pretende explorar, do ponto de vista teórico, a importância da educação artística e cinematográfica e a necessidade da sua introdução curricular, de forma integradora e criativa. Pretende-se, mais que espelhar as perspetivas estudadas no âmbito do currículo, incluindo a influência da didática sobre a temática, relacionar os contributos da Filosofia da Arte (e da própria Arte), para que seja possível compreender, de uma forma mais holística, a importância da educação cinematográfica no contexto curricular. Face ao exposto o trabalho incidirá em: i) breve sustentação teórica-filosófica da inclusão da educação cinematográfica em contexto escolar, com especial ênfase no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) proposta de uma estratégia criativas e específica, no âmbito da educação cinematográfica, para o nível de ensino já referido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2023-04-11T11:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22699
url http://hdl.handle.net/10400.22/22699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Montenegro, M., & Duarte, P. (2016). Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In A. Barbosa, & I. Vale (Ed.), In Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (pp. 33-46). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
publisher.none.fl_str_mv EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573010825216