Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercê, Célia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Hélia, Durão, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/337
Resumo: Com este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development.
id RCAP_33a8a5f53329a9b4a18ce7a90bda81a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissionalDesenvolvimento profissionalExperiência de formação de professoresReflexãoCom este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMercê, CéliaSantos, HéliaDurão, Maria2010-12-08T23:23:48Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/337porMERCÊ, Célia; SANTOS, Hélia; DURÃO, Maria - Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.77-861646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.547509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
title Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
spellingShingle Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
Mercê, Célia
Desenvolvimento profissional
Experiência de formação de professores
Reflexão
title_short Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
title_full Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
title_fullStr Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
title_sort Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
author Mercê, Célia
author_facet Mercê, Célia
Santos, Hélia
Durão, Maria
author_role author
author2 Santos, Hélia
Durão, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercê, Célia
Santos, Hélia
Durão, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Experiência de formação de professores
Reflexão
topic Desenvolvimento profissional
Experiência de formação de professores
Reflexão
description Com este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-08T23:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/337
url http://hdl.handle.net/10400.15/337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MERCÊ, Célia; SANTOS, Hélia; DURÃO, Maria - Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.77-86
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020946153472