VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico

Bibliographic Details
Main Author: Detry, Cleia
Publication Date: 2018
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10451/36640
Summary: Neste trabalho são descritos os materiais zooarqueológicos recuperados nas escavações que decorreram na Rua António Joaquim Granjo, sítio arqueológico ocupado desde a Idade do Ferro até ao Período Islâmico. Apesar de se tratar de um conjunto pequeno, apresenta algumas informações interessantes sobre a intervenção humana no centro histórico da cidade de Setúbal. As espécies domésticas dominam na maior parte das fases cronológicas, mas ainda assim o veado (Cervus elaphus) está fortemente presente, revelando que a caça constituiu uma actividade importante desde o Período Romano até ao Período Medieval, provavelmente devido a um ambiente propício para esta espécie na região. Outro aspecto interessante é a presença de suídeos no Período Islâmico, cujo consumo seria supostamente interdito segundo os preceitos islâmicos. Os invertebrados (bivalves e gastrópodes) constituem também uma parte importante das dietas destas populações, o que não é de estranhar dada a proximidade geográfica da linha costeira.
id RCAP_34452d2820d225fb8c15831a0ad735a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológicoNeste trabalho são descritos os materiais zooarqueológicos recuperados nas escavações que decorreram na Rua António Joaquim Granjo, sítio arqueológico ocupado desde a Idade do Ferro até ao Período Islâmico. Apesar de se tratar de um conjunto pequeno, apresenta algumas informações interessantes sobre a intervenção humana no centro histórico da cidade de Setúbal. As espécies domésticas dominam na maior parte das fases cronológicas, mas ainda assim o veado (Cervus elaphus) está fortemente presente, revelando que a caça constituiu uma actividade importante desde o Período Romano até ao Período Medieval, provavelmente devido a um ambiente propício para esta espécie na região. Outro aspecto interessante é a presença de suídeos no Período Islâmico, cujo consumo seria supostamente interdito segundo os preceitos islâmicos. Os invertebrados (bivalves e gastrópodes) constituem também uma parte importante das dietas destas populações, o que não é de estranhar dada a proximidade geográfica da linha costeira.MAEDS, AMRSRepositório da Universidade de LisboaDetry, Cleia2019-01-22T14:44:28Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36640porDetry, C. (2018). VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico. Setúbal Arqueológica, 17. Caetobriga. O sítio arqueológico da Casa dos Mosaicos 229-242.0872-3451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:50.657427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
title VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
spellingShingle VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
Detry, Cleia
title_short VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
title_full VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
title_fullStr VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
title_full_unstemmed VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
title_sort VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico
author Detry, Cleia
author_facet Detry, Cleia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Detry, Cleia
description Neste trabalho são descritos os materiais zooarqueológicos recuperados nas escavações que decorreram na Rua António Joaquim Granjo, sítio arqueológico ocupado desde a Idade do Ferro até ao Período Islâmico. Apesar de se tratar de um conjunto pequeno, apresenta algumas informações interessantes sobre a intervenção humana no centro histórico da cidade de Setúbal. As espécies domésticas dominam na maior parte das fases cronológicas, mas ainda assim o veado (Cervus elaphus) está fortemente presente, revelando que a caça constituiu uma actividade importante desde o Período Romano até ao Período Medieval, provavelmente devido a um ambiente propício para esta espécie na região. Outro aspecto interessante é a presença de suídeos no Período Islâmico, cujo consumo seria supostamente interdito segundo os preceitos islâmicos. Os invertebrados (bivalves e gastrópodes) constituem também uma parte importante das dietas destas populações, o que não é de estranhar dada a proximidade geográfica da linha costeira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-22T14:44:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36640
url http://hdl.handle.net/10451/36640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Detry, C. (2018). VIII. Consumo de proteínas animais. Estudo arqueozoológico. Setúbal Arqueológica, 17. Caetobriga. O sítio arqueológico da Casa dos Mosaicos 229-242.
0872-3451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MAEDS, AMRS
publisher.none.fl_str_mv MAEDS, AMRS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134442845896704