Referenciação numa ELI: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Patrícia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seixas, Sónia Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.10834
Resumo: O presente estudo enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce (IP), e propõe-se analisar, a partir das referenciações rececionadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, as opiniões dos participantes, na perspetiva de aferir a necessidade de melhorar ou ajustar práticas, tendo em conta o contexto do projeto. Pretendemos averiguar em particular a possível necessidade de melhorar algum procedimento no processo de referenciação, nomeadamente junto das principais entidades referenciadoras, permitindo uma melhoria nos critérios e qualidade de referenciação de crianças, bem como de perceber se os pedidos de apoio estão a chegar atempadamente para uma intervenção verdadeiramente precoce. No presente artigo elaborou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com recurso à análise e tratamento de dados das referenciações de forma a adquirir um conhecimento aprofundado das idades, concelhos, entidades referenciadoras e critérios de elegibilidade das referenciações rececionadas pela equipa. Aplicou-se ainda um questionário, ao total dos 8 sujeitos participantes no estudo, para auscultar as suas opiniões sobre os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam a falta de informação da comunidade geral sobre o serviço de IP, a discrepância das referenciações dos concelhos abrangidos pela ELI, acrescentando-se ainda a referenciação tardia das crianças a este serviço. Deste modo parece evidente a necessidade de sensibilização junto das entidades referenciadoras, relativamente aos critérios e identificação de necessidade de referenciação.
id RCAP_344c1044c2dbcc40adae0312827c4842
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Referenciação numa ELI: estudo de casoArtigosO presente estudo enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce (IP), e propõe-se analisar, a partir das referenciações rececionadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, as opiniões dos participantes, na perspetiva de aferir a necessidade de melhorar ou ajustar práticas, tendo em conta o contexto do projeto. Pretendemos averiguar em particular a possível necessidade de melhorar algum procedimento no processo de referenciação, nomeadamente junto das principais entidades referenciadoras, permitindo uma melhoria nos critérios e qualidade de referenciação de crianças, bem como de perceber se os pedidos de apoio estão a chegar atempadamente para uma intervenção verdadeiramente precoce. No presente artigo elaborou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com recurso à análise e tratamento de dados das referenciações de forma a adquirir um conhecimento aprofundado das idades, concelhos, entidades referenciadoras e critérios de elegibilidade das referenciações rececionadas pela equipa. Aplicou-se ainda um questionário, ao total dos 8 sujeitos participantes no estudo, para auscultar as suas opiniões sobre os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam a falta de informação da comunidade geral sobre o serviço de IP, a discrepância das referenciações dos concelhos abrangidos pela ELI, acrescentando-se ainda a referenciação tardia das crianças a este serviço. Deste modo parece evidente a necessidade de sensibilização junto das entidades referenciadoras, relativamente aos critérios e identificação de necessidade de referenciação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10834por1646-2335Mendes, PatríciaSeixas, Sónia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Referenciação numa ELI: estudo de caso
title Referenciação numa ELI: estudo de caso
spellingShingle Referenciação numa ELI: estudo de caso
Mendes, Patrícia
Artigos
title_short Referenciação numa ELI: estudo de caso
title_full Referenciação numa ELI: estudo de caso
title_fullStr Referenciação numa ELI: estudo de caso
title_full_unstemmed Referenciação numa ELI: estudo de caso
title_sort Referenciação numa ELI: estudo de caso
author Mendes, Patrícia
author_facet Mendes, Patrícia
Seixas, Sónia Raquel
author_role author
author2 Seixas, Sónia Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Patrícia
Seixas, Sónia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente estudo enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce (IP), e propõe-se analisar, a partir das referenciações rececionadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, as opiniões dos participantes, na perspetiva de aferir a necessidade de melhorar ou ajustar práticas, tendo em conta o contexto do projeto. Pretendemos averiguar em particular a possível necessidade de melhorar algum procedimento no processo de referenciação, nomeadamente junto das principais entidades referenciadoras, permitindo uma melhoria nos critérios e qualidade de referenciação de crianças, bem como de perceber se os pedidos de apoio estão a chegar atempadamente para uma intervenção verdadeiramente precoce. No presente artigo elaborou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com recurso à análise e tratamento de dados das referenciações de forma a adquirir um conhecimento aprofundado das idades, concelhos, entidades referenciadoras e critérios de elegibilidade das referenciações rececionadas pela equipa. Aplicou-se ainda um questionário, ao total dos 8 sujeitos participantes no estudo, para auscultar as suas opiniões sobre os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam a falta de informação da comunidade geral sobre o serviço de IP, a discrepância das referenciações dos concelhos abrangidos pela ELI, acrescentando-se ainda a referenciação tardia das crianças a este serviço. Deste modo parece evidente a necessidade de sensibilização junto das entidades referenciadoras, relativamente aos critérios e identificação de necessidade de referenciação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.10834
url https://doi.org/10.25755/int.10834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302074827997184