O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1283
Resumo: O presente relatório baseia-se na apresentação de uma prática pedagógica por mim desenvolvida ao longo do ano letivo. Esta prática incidiu numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, tendo contactado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. A construção deste relatório será um dos pontos a considerar na obtenção do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Desde a teoria até à prática, a motivação por investigar foi surgindo, sendo que tendo em conta fundamentação teórica pude perceber a importância da mesma para a posterior prática educativa. Realizamos ao longo do ano observações diretas, análise de documentos e uma entrevista exploratória para melhor perceber a prática desenvolvida ao nível da Formação Pessoal e Social da criança, não esquecendo a interdisciplinaridade existente. Pretendemos com este trabalho demonstrar a importância dos jogos cooperativos na aprendizagem igualmente cooperativa das crianças. ABSTRACT This report is based on the presentation of a pedagogical practice developed by me throughout the school year. This practice focused on a Private Institution of Social Solidarity a nonprofit able, being in touch a group of with 5 years old children. The construction of this report will be one of the points to consider in getting the Masters in Preschool education. From theory to practice, the motivation to investigate emerged, and taking theory into account I could realize the importance of it for the subsequent education practice. We conducted throughout the year direct observation, document analysis and an exploratory interview to better understand the level of the Personal and Social Education of the child, not forgetting the existing interdisciplinarity. We intend with this work to demonstrate the contribution of cooperative games in cooperative learning of children.
id RCAP_3466d258d7d39730b108e671ac4de339
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagemEducação pré-escolarJogos cooperativosFormação pessoal e socialO presente relatório baseia-se na apresentação de uma prática pedagógica por mim desenvolvida ao longo do ano letivo. Esta prática incidiu numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, tendo contactado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. A construção deste relatório será um dos pontos a considerar na obtenção do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Desde a teoria até à prática, a motivação por investigar foi surgindo, sendo que tendo em conta fundamentação teórica pude perceber a importância da mesma para a posterior prática educativa. Realizamos ao longo do ano observações diretas, análise de documentos e uma entrevista exploratória para melhor perceber a prática desenvolvida ao nível da Formação Pessoal e Social da criança, não esquecendo a interdisciplinaridade existente. Pretendemos com este trabalho demonstrar a importância dos jogos cooperativos na aprendizagem igualmente cooperativa das crianças. ABSTRACT This report is based on the presentation of a pedagogical practice developed by me throughout the school year. This practice focused on a Private Institution of Social Solidarity a nonprofit able, being in touch a group of with 5 years old children. The construction of this report will be one of the points to consider in getting the Masters in Preschool education. From theory to practice, the motivation to investigate emerged, and taking theory into account I could realize the importance of it for the subsequent education practice. We conducted throughout the year direct observation, document analysis and an exploratory interview to better understand the level of the Personal and Social Education of the child, not forgetting the existing interdisciplinarity. We intend with this work to demonstrate the contribution of cooperative games in cooperative learning of children.2013-10-23T11:34:29Z2013-07-08T00:00:00Z2013-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1283TID:201910055porSantos, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:45.972745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
title O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
spellingShingle O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
Santos, Diana
Educação pré-escolar
Jogos cooperativos
Formação pessoal e social
title_short O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
title_full O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
title_fullStr O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
title_sort O contributo do jogo cooperativo no processo de aprendizagem
author Santos, Diana
author_facet Santos, Diana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Jogos cooperativos
Formação pessoal e social
topic Educação pré-escolar
Jogos cooperativos
Formação pessoal e social
description O presente relatório baseia-se na apresentação de uma prática pedagógica por mim desenvolvida ao longo do ano letivo. Esta prática incidiu numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, tendo contactado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. A construção deste relatório será um dos pontos a considerar na obtenção do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Desde a teoria até à prática, a motivação por investigar foi surgindo, sendo que tendo em conta fundamentação teórica pude perceber a importância da mesma para a posterior prática educativa. Realizamos ao longo do ano observações diretas, análise de documentos e uma entrevista exploratória para melhor perceber a prática desenvolvida ao nível da Formação Pessoal e Social da criança, não esquecendo a interdisciplinaridade existente. Pretendemos com este trabalho demonstrar a importância dos jogos cooperativos na aprendizagem igualmente cooperativa das crianças. ABSTRACT This report is based on the presentation of a pedagogical practice developed by me throughout the school year. This practice focused on a Private Institution of Social Solidarity a nonprofit able, being in touch a group of with 5 years old children. The construction of this report will be one of the points to consider in getting the Masters in Preschool education. From theory to practice, the motivation to investigate emerged, and taking theory into account I could realize the importance of it for the subsequent education practice. We conducted throughout the year direct observation, document analysis and an exploratory interview to better understand the level of the Personal and Social Education of the child, not forgetting the existing interdisciplinarity. We intend with this work to demonstrate the contribution of cooperative games in cooperative learning of children.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23T11:34:29Z
2013-07-08T00:00:00Z
2013-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1283
TID:201910055
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1283
identifier_str_mv TID:201910055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621015683072