A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perregil, Eva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amante, Lúcia, Bastos, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10205
Resumo: Como consequência do mundo global em que vivemos e em boa parte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónoma da Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudo de caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta da forma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino préescolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmente que o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado.
id RCAP_3486f013d0cf23de9ead45d32e323ae4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de casoInterculturality and the use of ICT in preschool education: a case studyMulticulturalidadeEducação interculturalEducação pré-escolarEducador de infânciaTecnologias digitaisMulticulturalityIntercultural educationPreschool educationKindergarten teacherDigital technologiesComo consequência do mundo global em que vivemos e em boa parte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónoma da Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudo de caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta da forma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino préescolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmente que o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado.As a consequence of the global world in which we live and largely due to the problems that plague it, schools in the Autonomous Region of Madeira, Portugal, are receiving more and more children from other countries. For this reason, we chose this region of Portugal as a case study, due to its intrinsic value. In this text, we intend to report how the kindergarten teachers in this autonomous region perceive and consider in their practice the education for interculturality of children who attend preschool education, as well as to understand the role that Information and Communication Technologies (ICT) play as a resource to foster these practices. We focus the analysis on the results obtained through a questionnaire survey. It was found that interculturality, despite an increase in cultural heterogeneity in preschool classes, is not always addressed in depth. We also found that ICTs are still very little explored in these contexts.Ed. UFJFRepositório AbertoPerregil, EvaAmante, LúciaBastos, Glória2020-11-23T15:04:39Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10205porPerregil, E., Amante, L. Bastos, G. (2020). A interculturalidade e o Uso das TIC na Educação Pré-Escolar: um estudo de caso, Educação em Foco, 25, nº 2, 13-340104-3293https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:50.364100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
Interculturality and the use of ICT in preschool education: a case study
title A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
spellingShingle A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
Perregil, Eva
Multiculturalidade
Educação intercultural
Educação pré-escolar
Educador de infância
Tecnologias digitais
Multiculturality
Intercultural education
Preschool education
Kindergarten teacher
Digital technologies
title_short A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
title_full A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
title_fullStr A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
title_full_unstemmed A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
title_sort A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
author Perregil, Eva
author_facet Perregil, Eva
Amante, Lúcia
Bastos, Glória
author_role author
author2 Amante, Lúcia
Bastos, Glória
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Perregil, Eva
Amante, Lúcia
Bastos, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Educação intercultural
Educação pré-escolar
Educador de infância
Tecnologias digitais
Multiculturality
Intercultural education
Preschool education
Kindergarten teacher
Digital technologies
topic Multiculturalidade
Educação intercultural
Educação pré-escolar
Educador de infância
Tecnologias digitais
Multiculturality
Intercultural education
Preschool education
Kindergarten teacher
Digital technologies
description Como consequência do mundo global em que vivemos e em boa parte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónoma da Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudo de caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta da forma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino préescolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmente que o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T15:04:39Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10205
url http://hdl.handle.net/10400.2/10205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perregil, E., Amante, L. Bastos, G. (2020). A interculturalidade e o Uso das TIC na Educação Pré-Escolar: um estudo de caso, Educação em Foco, 25, nº 2, 13-34
0104-3293
https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed. UFJF
publisher.none.fl_str_mv Ed. UFJF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135084891078656