A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10205 |
Resumo: | Como consequência do mundo global em que vivemos e em boa parte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónoma da Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudo de caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta da forma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino préescolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmente que o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado. |
id |
RCAP_3486f013d0cf23de9ead45d32e323ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de casoInterculturality and the use of ICT in preschool education: a case studyMulticulturalidadeEducação interculturalEducação pré-escolarEducador de infânciaTecnologias digitaisMulticulturalityIntercultural educationPreschool educationKindergarten teacherDigital technologiesComo consequência do mundo global em que vivemos e em boa parte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónoma da Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudo de caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta da forma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino préescolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmente que o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado.As a consequence of the global world in which we live and largely due to the problems that plague it, schools in the Autonomous Region of Madeira, Portugal, are receiving more and more children from other countries. For this reason, we chose this region of Portugal as a case study, due to its intrinsic value. In this text, we intend to report how the kindergarten teachers in this autonomous region perceive and consider in their practice the education for interculturality of children who attend preschool education, as well as to understand the role that Information and Communication Technologies (ICT) play as a resource to foster these practices. We focus the analysis on the results obtained through a questionnaire survey. It was found that interculturality, despite an increase in cultural heterogeneity in preschool classes, is not always addressed in depth. We also found that ICTs are still very little explored in these contexts.Ed. UFJFRepositório AbertoPerregil, EvaAmante, LúciaBastos, Glória2020-11-23T15:04:39Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10205porPerregil, E., Amante, L. Bastos, G. (2020). A interculturalidade e o Uso das TIC na Educação Pré-Escolar: um estudo de caso, Educação em Foco, 25, nº 2, 13-340104-3293https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:50.364100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso Interculturality and the use of ICT in preschool education: a case study |
title |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso |
spellingShingle |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso Perregil, Eva Multiculturalidade Educação intercultural Educação pré-escolar Educador de infância Tecnologias digitais Multiculturality Intercultural education Preschool education Kindergarten teacher Digital technologies |
title_short |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_full |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_fullStr |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_sort |
A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso |
author |
Perregil, Eva |
author_facet |
Perregil, Eva Amante, Lúcia Bastos, Glória |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Lúcia Bastos, Glória |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perregil, Eva Amante, Lúcia Bastos, Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalidade Educação intercultural Educação pré-escolar Educador de infância Tecnologias digitais Multiculturality Intercultural education Preschool education Kindergarten teacher Digital technologies |
topic |
Multiculturalidade Educação intercultural Educação pré-escolar Educador de infância Tecnologias digitais Multiculturality Intercultural education Preschool education Kindergarten teacher Digital technologies |
description |
Como consequência do mundo global em que vivemos e em boa parte devido às problemáticas que o assolam, as escolas da Região Autónoma da Madeira1, Portugal, estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países. Elegemos por este motivo, esta região de Portugal como estudo de caso, devido ao seu valor intrínseco. Neste texto pretende-se dar conta da forma como os educadores de infância desta região autónoma percecionam e consideram na sua prática a educação para a interculturalidade das crianças que frequentam o ensino préescolar, bem como compreender o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham como recurso para fomentar essas práticas. Focamos a análise nos resultados obtidos através de um inquérito por questionário. Verificou-se que a interculturalidade, apesar da crescente heterogeneidade cultural nas salas de educação pré-escolar, nem sempre é abordada de forma aprofundada, constatando-se igualmente que o recurso às TIC, é ainda muito pouco explorado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23T15:04:39Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10205 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Perregil, E., Amante, L. Bastos, G. (2020). A interculturalidade e o Uso das TIC na Educação Pré-Escolar: um estudo de caso, Educação em Foco, 25, nº 2, 13-34 0104-3293 https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ed. UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Ed. UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135084891078656 |