Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rebelo, Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4352
Resumo: Os trabalhos de investigação parecem apontar para concepções didácticas dos professores no sentido de conceber o ensino como uma actividade centrada na explicação do professor, sendo os conteúdos o eixo da organização da aula. Este tipo de dados «reafirmam a evidência quotidiana de que na escola predomina ainda o ensino que se pode designar de tradicional». Para além disso, existem práticas alternativas a este modelo, embora não se apresentem bem fundamentadas e, portanto, com grande consistência. Parece assim evidente, que este tipo de práticas alternativas não é ainda, em quantidade e natureza, suficiente para que se possa afirmar que existe já um referencial curricular com suficiente tradição para poder, a curto prazo, transformar as práticas, e passar de um modelo tradicional e outras perspectivas onde o eixo da organização da aula seja a mediação da aprendizagem realizada pelo aluno. O instrumento de inquérito utilizado neste estudo consiste em 51 afirmações que estão organizadas nas originais quatro categorias (imagem da ciência, modelo didáctico pessoal, teoria subjectiva da aprendizagem e metodologia de ensino), elaborado com base no originalmente conhecido INPECIP, sendo a sua primeira versão foi construída por Martín del Pozo.Os dados que obtivemos apresentam consistência, encontrando-se na linha dos descritos por outros autores. Colocam em evidência que a abordagem curricular, da maioria dos professores de biologia e de geologia, consiste numa translação do empirismo científico para o terreno didáctico.
id RCAP_34b38264cb5fe66101d98f654bd3fdc1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoalconhecimento profissionalmodelo didático pessoalformação de professoresOs trabalhos de investigação parecem apontar para concepções didácticas dos professores no sentido de conceber o ensino como uma actividade centrada na explicação do professor, sendo os conteúdos o eixo da organização da aula. Este tipo de dados «reafirmam a evidência quotidiana de que na escola predomina ainda o ensino que se pode designar de tradicional». Para além disso, existem práticas alternativas a este modelo, embora não se apresentem bem fundamentadas e, portanto, com grande consistência. Parece assim evidente, que este tipo de práticas alternativas não é ainda, em quantidade e natureza, suficiente para que se possa afirmar que existe já um referencial curricular com suficiente tradição para poder, a curto prazo, transformar as práticas, e passar de um modelo tradicional e outras perspectivas onde o eixo da organização da aula seja a mediação da aprendizagem realizada pelo aluno. O instrumento de inquérito utilizado neste estudo consiste em 51 afirmações que estão organizadas nas originais quatro categorias (imagem da ciência, modelo didáctico pessoal, teoria subjectiva da aprendizagem e metodologia de ensino), elaborado com base no originalmente conhecido INPECIP, sendo a sua primeira versão foi construída por Martín del Pozo.Os dados que obtivemos apresentam consistência, encontrando-se na linha dos descritos por outros autores. Colocam em evidência que a abordagem curricular, da maioria dos professores de biologia e de geologia, consiste numa translação do empirismo científico para o terreno didáctico.Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho2012-01-27T13:12:27Z2012-01-272011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4352http://hdl.handle.net/10174/4352por1138-1663jbonito@uevora.pthrebelo@hrebelo.com229Bonito, JorgeRebelo, Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:33.063038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
title Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
spellingShingle Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
Bonito, Jorge
conhecimento profissional
modelo didático pessoal
formação de professores
title_short Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
title_full Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
title_fullStr Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
title_full_unstemmed Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
title_sort Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Rebelo, Hugo
author_role author
author2 Rebelo, Hugo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Rebelo, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento profissional
modelo didático pessoal
formação de professores
topic conhecimento profissional
modelo didático pessoal
formação de professores
description Os trabalhos de investigação parecem apontar para concepções didácticas dos professores no sentido de conceber o ensino como uma actividade centrada na explicação do professor, sendo os conteúdos o eixo da organização da aula. Este tipo de dados «reafirmam a evidência quotidiana de que na escola predomina ainda o ensino que se pode designar de tradicional». Para além disso, existem práticas alternativas a este modelo, embora não se apresentem bem fundamentadas e, portanto, com grande consistência. Parece assim evidente, que este tipo de práticas alternativas não é ainda, em quantidade e natureza, suficiente para que se possa afirmar que existe já um referencial curricular com suficiente tradição para poder, a curto prazo, transformar as práticas, e passar de um modelo tradicional e outras perspectivas onde o eixo da organização da aula seja a mediação da aprendizagem realizada pelo aluno. O instrumento de inquérito utilizado neste estudo consiste em 51 afirmações que estão organizadas nas originais quatro categorias (imagem da ciência, modelo didáctico pessoal, teoria subjectiva da aprendizagem e metodologia de ensino), elaborado com base no originalmente conhecido INPECIP, sendo a sua primeira versão foi construída por Martín del Pozo.Os dados que obtivemos apresentam consistência, encontrando-se na linha dos descritos por outros autores. Colocam em evidência que a abordagem curricular, da maioria dos professores de biologia e de geologia, consiste numa translação do empirismo científico para o terreno didáctico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-27T13:12:27Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4352
http://hdl.handle.net/10174/4352
url http://hdl.handle.net/10174/4352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
jbonito@uevora.pt
hrebelo@hrebelo.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136478332190720