A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Resende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23619
Resumo: A sociedade atual encontra-se em constante mutação, o que se consubstancia numa riqueza e diversidade linguística e cultural crescentes. Desta forma, a preparação dos nossos alunos para esta realidade torna-se crucial, nomeadamente através de projetos de educação intercultural que promovam a capacidade destes para respeitarem a diferença e que permitam a diminuição de eventuais estereótipos e preconceitos. O Centro Escolar onde desenvolvemos a nossa Prática Pedagógica Supervisionada e onde implementámos o nosso projeto, tornou-se num contexto ideal para a realização deste estudo, uma vez que se verificou a existência de uma comunidade escolar culturalmente diversificada, que apresentava algumas dificuldades por parte de alguns alunos na sua integração e a ocorrência de episódios que pareciam evidenciar alguma falta de respeito entre colegas. Posto isto, delineou-se este projeto com o principal objetivo, em primeiro lugar, de identificar os estereótipos e preconceitos de um grupo de crianças em relação ao Outro e, em segundo lugar, proporcionar atividades que concorressem para a desconstrução de estereótipos e preconceitos através de um projeto de educação intercultural. Os nossos dados foram recolhidos junto dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, essencialmente por inquérito por questionário, inquérito por entrevista, notas de campo, desenhos, fotos, bem como trabalhos produzidos pelos próprios alunos. Para o tratamento da informação recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, onde se realizou a análise estatística descritiva simples das questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo do restante material. Através dos resultados do nosso projeto conseguimos perceber que apesar dos alunos possuírem alguns preconceitos e estereótipos em relação ao Outro, apresentam interesse em os conhecer mais ao pormenor, mostrando por vezes algumas soluções para a sua integração na sociedade. Deste modo, acreditamos ser importante que os alunos desenvolvam capacidades de aceitação, respeito e valorização do Outro, ajudando-o a integrar-se na comunidade escolar e na sociedade em geral
id RCAP_34bbbc7555dd078ef0dd9bfe9cbd14a7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEBEducação interculturalEnsino básico 1º cicloComunicação interculturalPreconceitosEstereótipos (Psicologia social)Desenvolvimento pessoal e socialA sociedade atual encontra-se em constante mutação, o que se consubstancia numa riqueza e diversidade linguística e cultural crescentes. Desta forma, a preparação dos nossos alunos para esta realidade torna-se crucial, nomeadamente através de projetos de educação intercultural que promovam a capacidade destes para respeitarem a diferença e que permitam a diminuição de eventuais estereótipos e preconceitos. O Centro Escolar onde desenvolvemos a nossa Prática Pedagógica Supervisionada e onde implementámos o nosso projeto, tornou-se num contexto ideal para a realização deste estudo, uma vez que se verificou a existência de uma comunidade escolar culturalmente diversificada, que apresentava algumas dificuldades por parte de alguns alunos na sua integração e a ocorrência de episódios que pareciam evidenciar alguma falta de respeito entre colegas. Posto isto, delineou-se este projeto com o principal objetivo, em primeiro lugar, de identificar os estereótipos e preconceitos de um grupo de crianças em relação ao Outro e, em segundo lugar, proporcionar atividades que concorressem para a desconstrução de estereótipos e preconceitos através de um projeto de educação intercultural. Os nossos dados foram recolhidos junto dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, essencialmente por inquérito por questionário, inquérito por entrevista, notas de campo, desenhos, fotos, bem como trabalhos produzidos pelos próprios alunos. Para o tratamento da informação recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, onde se realizou a análise estatística descritiva simples das questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo do restante material. Através dos resultados do nosso projeto conseguimos perceber que apesar dos alunos possuírem alguns preconceitos e estereótipos em relação ao Outro, apresentam interesse em os conhecer mais ao pormenor, mostrando por vezes algumas soluções para a sua integração na sociedade. Deste modo, acreditamos ser importante que os alunos desenvolvam capacidades de aceitação, respeito e valorização do Outro, ajudando-o a integrar-se na comunidade escolar e na sociedade em geralThe present society is constantly changing, which is compounded by a growing linguistic and cultural richness and diversity. In this way, the preparation of our students for this reality becomes crucial, especially through projects of intercultural education that promote their ability to respect the difference and allow the reduction of eventual stereotypes and prejudices. The School Center where we developed our Supervised Pedagogical Practice and where we implemented our project, became an ideal context for this study, since it was verified the existence of a culturally diverse school community, which presented some difficulties on the part of some students in their integration and the occurrence of episodes that seemed to show some lack of respect among colleagues. Having said this, this project was outlined with the primary objective, first of all, to identify the stereotypes and prejudices of one group of children in relation to the Other, and secondly to provide activities that would contribute to the deconstruction of stereotypes and prejudices through of an intercultural education project. Our data were collected from the students of a 3rd grade class, mainly by questionnaire survey, interview survey, field notes, drawings, photos, as well as works produced by the students themselves. For the treatment of information, a qualitative methodology was used, where simple descriptive statistical analysis of the closed questions of the questionnaire and the content analysis of the remaining material were performed. Through the results of our project we can realize that although the students have some prejudices and stereotypes in relation to the Other, they are interested in knowing them more in detail, sometimes showing some solutions for their integration into society. In this way, we believe that it is important for students to develop abilities of acceptance, respect and appreciation of the Other, helping them integrate into the school community and society in general.Universidade de Aveiro2018-06-21T13:47:28Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23619TID:201944014porSilva, Ana Rita Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:37Zoai:ria.ua.pt:10773/23619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:36.523936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
title A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
spellingShingle A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
Silva, Ana Rita Resende
Educação intercultural
Ensino básico 1º ciclo
Comunicação intercultural
Preconceitos
Estereótipos (Psicologia social)
Desenvolvimento pessoal e social
title_short A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
title_full A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
title_fullStr A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
title_full_unstemmed A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
title_sort A educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEB
author Silva, Ana Rita Resende
author_facet Silva, Ana Rita Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Ensino básico 1º ciclo
Comunicação intercultural
Preconceitos
Estereótipos (Psicologia social)
Desenvolvimento pessoal e social
topic Educação intercultural
Ensino básico 1º ciclo
Comunicação intercultural
Preconceitos
Estereótipos (Psicologia social)
Desenvolvimento pessoal e social
description A sociedade atual encontra-se em constante mutação, o que se consubstancia numa riqueza e diversidade linguística e cultural crescentes. Desta forma, a preparação dos nossos alunos para esta realidade torna-se crucial, nomeadamente através de projetos de educação intercultural que promovam a capacidade destes para respeitarem a diferença e que permitam a diminuição de eventuais estereótipos e preconceitos. O Centro Escolar onde desenvolvemos a nossa Prática Pedagógica Supervisionada e onde implementámos o nosso projeto, tornou-se num contexto ideal para a realização deste estudo, uma vez que se verificou a existência de uma comunidade escolar culturalmente diversificada, que apresentava algumas dificuldades por parte de alguns alunos na sua integração e a ocorrência de episódios que pareciam evidenciar alguma falta de respeito entre colegas. Posto isto, delineou-se este projeto com o principal objetivo, em primeiro lugar, de identificar os estereótipos e preconceitos de um grupo de crianças em relação ao Outro e, em segundo lugar, proporcionar atividades que concorressem para a desconstrução de estereótipos e preconceitos através de um projeto de educação intercultural. Os nossos dados foram recolhidos junto dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, essencialmente por inquérito por questionário, inquérito por entrevista, notas de campo, desenhos, fotos, bem como trabalhos produzidos pelos próprios alunos. Para o tratamento da informação recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, onde se realizou a análise estatística descritiva simples das questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo do restante material. Através dos resultados do nosso projeto conseguimos perceber que apesar dos alunos possuírem alguns preconceitos e estereótipos em relação ao Outro, apresentam interesse em os conhecer mais ao pormenor, mostrando por vezes algumas soluções para a sua integração na sociedade. Deste modo, acreditamos ser importante que os alunos desenvolvam capacidades de aceitação, respeito e valorização do Outro, ajudando-o a integrar-se na comunidade escolar e na sociedade em geral
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-21T13:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23619
TID:201944014
url http://hdl.handle.net/10773/23619
identifier_str_mv TID:201944014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137630178246656