Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4160
Resumo: O Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebido na perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa.
id RCAP_365a220a8f576899aeea41673062e65d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?RELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSACURRÍCULOS ESCOLARESBRASILRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONSCHOOL CURRICULABRAZILO Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebido na perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa.Religious teaching in a school context can only be understood after a pedagogical perspective. This paper is the result of a series of four research projects, about the historical process of this curricular component, analysing established legislation that stems from the Guidelines and Bases for National Education (9394/96 – 9475/97), always taking into account the identity of teacher of Religious Education, as well as the aspects of diversity in the curriculum. To be able to go beyond the idea of school as a locus for evangelical teaching is something that is needed in the Brazilian context of religious freedom.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T10:49:02Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4160por1646-1630Junqueira, Sérgio Rogério Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
title Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
spellingShingle Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
CURRÍCULOS ESCOLARES
BRASIL
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
BRAZIL
title_short Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
title_full Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
title_fullStr Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
title_full_unstemmed Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
title_sort Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
author Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author_facet Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
CURRÍCULOS ESCOLARES
BRASIL
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
BRAZIL
topic RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
CURRÍCULOS ESCOLARES
BRASIL
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
BRAZIL
description O Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebido na perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-11-17T10:49:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4160
url http://hdl.handle.net/10437/4160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302213049188352