Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4160 |
Resumo: | O Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebido na perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa. |
id |
RCAP_365a220a8f576899aeea41673062e65d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?RELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSACURRÍCULOS ESCOLARESBRASILRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONSCHOOL CURRICULABRAZILO Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebido na perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa.Religious teaching in a school context can only be understood after a pedagogical perspective. This paper is the result of a series of four research projects, about the historical process of this curricular component, analysing established legislation that stems from the Guidelines and Bases for National Education (9394/96 – 9475/97), always taking into account the identity of teacher of Religious Education, as well as the aspects of diversity in the curriculum. To be able to go beyond the idea of school as a locus for evangelical teaching is something that is needed in the Brazilian context of religious freedom.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T10:49:02Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4160por1646-1630Junqueira, Sérgio Rogério Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:23ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
title |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
spellingShingle |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA CURRÍCULOS ESCOLARES BRASIL RELIGION RELIGIOUS EDUCATION SCHOOL CURRICULA BRAZIL |
title_short |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
title_full |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
title_fullStr |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
title_full_unstemmed |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
title_sort |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? |
author |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_facet |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA CURRÍCULOS ESCOLARES BRASIL RELIGION RELIGIOUS EDUCATION SCHOOL CURRICULA BRAZIL |
topic |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA CURRÍCULOS ESCOLARES BRASIL RELIGION RELIGIOUS EDUCATION SCHOOL CURRICULA BRAZIL |
description |
O Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebido na perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2013-11-17T10:49:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4160 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302213049188352 |