Venda de suplementos alimentares nas farmácias do concelho da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Inês Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8686
Resumo: Introdução: Nos últimos anos tem-se registado uma tendência crescente no consumo de suplementos alimentares, sendo as farmácias o local preferencial para a compra dos mesmos. No entanto, são escassos ou inexistentes os estudos que analisam a venda destes produtos no contexto específico de farmácias comunitárias, que comparam a sua venda em meios urbano e rural e que investigam os suplementos mais vendidos nas diferentes estações. Objetivos: Comparar a percentagem de suplementos alimentares de várias categorias vendidos em duas farmácias do concelho da Covilhã em espaço urbano com a percentagem da venda dos mesmos em duas farmácias do concelho da Covilhã em espaço rural; investigar se existem diferenças no tipo de suplementos vendidos nas diferentes estações do ano. Métodos: Estudo de análise quantitativa, descritivo, observacional, analítico, de corte longitudinal e retrospetivo. A população alvo da investigação seriam os suplementos alimentares vendidos nas 19 farmácias do concelho da Covilhã entre junho de 2017 e maio de 2018, inclusive. Foram selecionadas aleatoriamente para o estudo quatro farmácias, duas localizadas na cidade da Covilhã (“urbanas”) e duas fora da cidade (“rurais”), correspondendo a amostra do estudo a 12 634 suplementos alimentares. Os dados obtidos foram tratados no programa Microsoft Excel 2016® e os testes estatísticos utilizados foram o do Qui-quadrado e o de proporção entre duas amostras. Resultados: Há diferenças estatisticamente significativas no volume de vendas dos suplementos alimentares ao longo de todo o ano (p-valor=1,17 x 10-15), tendo sido o inverno a estação onde se verificou um maior volume de vendas (26,71%), em oposição ao verão onde se verificou o menor volume de vendas (21,82%). Há evidências de diferenças estatísticas na venda nas diferentes estações do ano para os suplementos de todas as categorias à exceção das seguintes: “Aparelho urinário” (p-valor=0,28), “Beleza” (p-valor=0,16), “Saúde da mulher” (p-valor=0,12), “Saúde ocular” (p-valor=0,97) e “Sexuais” (p-valor=0,27). Há ainda evidências estatísticas que comprovam a desigualdade na proporção de vendas entre os meios urbano e rural para todas as categorias exceto as seguintes: “Ansiedade e sono” (p-valor= 0,11), “Aparelho urinário” (p-valor=0,11) e “Sexuais” (p-valor=0,86). Discussão e conclusões: A quantidade de suplementos alimentares vendidos não foi idêntica em cada uma das quatro estações do ano, tendo-se registado o maior consumo no inverno. Existem, ao longo do ano, diferentes padrões de consumo para a maioria das categorias de suplementos estudadas, sendo particularmente relevantes as seguintes classes: “Antioxidantes, vitaminas e minerais”, “Emagrecimento” e “Imunidade” com picos de consumo na primavera, verão e inverno, respetivamente. Por fim, existem diferentes padrões de venda de suplementos nos meios urbano e rural para a maioria das categorias estudadas, verificando-se no meio urbano a maior percentagem de vendas.
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spelling Venda de suplementos alimentares nas farmácias do concelho da CovilhãEstudo comparativo em meio urbano e ruralFarmáciasMeio RuralMeio UrbanoSuplementos AlimentaresDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: Nos últimos anos tem-se registado uma tendência crescente no consumo de suplementos alimentares, sendo as farmácias o local preferencial para a compra dos mesmos. No entanto, são escassos ou inexistentes os estudos que analisam a venda destes produtos no contexto específico de farmácias comunitárias, que comparam a sua venda em meios urbano e rural e que investigam os suplementos mais vendidos nas diferentes estações. Objetivos: Comparar a percentagem de suplementos alimentares de várias categorias vendidos em duas farmácias do concelho da Covilhã em espaço urbano com a percentagem da venda dos mesmos em duas farmácias do concelho da Covilhã em espaço rural; investigar se existem diferenças no tipo de suplementos vendidos nas diferentes estações do ano. Métodos: Estudo de análise quantitativa, descritivo, observacional, analítico, de corte longitudinal e retrospetivo. A população alvo da investigação seriam os suplementos alimentares vendidos nas 19 farmácias do concelho da Covilhã entre junho de 2017 e maio de 2018, inclusive. Foram selecionadas aleatoriamente para o estudo quatro farmácias, duas localizadas na cidade da Covilhã (“urbanas”) e duas fora da cidade (“rurais”), correspondendo a amostra do estudo a 12 634 suplementos alimentares. Os dados obtidos foram tratados no programa Microsoft Excel 2016® e os testes estatísticos utilizados foram o do Qui-quadrado e o de proporção entre duas amostras. Resultados: Há diferenças estatisticamente significativas no volume de vendas dos suplementos alimentares ao longo de todo o ano (p-valor=1,17 x 10-15), tendo sido o inverno a estação onde se verificou um maior volume de vendas (26,71%), em oposição ao verão onde se verificou o menor volume de vendas (21,82%). Há evidências de diferenças estatísticas na venda nas diferentes estações do ano para os suplementos de todas as categorias à exceção das seguintes: “Aparelho urinário” (p-valor=0,28), “Beleza” (p-valor=0,16), “Saúde da mulher” (p-valor=0,12), “Saúde ocular” (p-valor=0,97) e “Sexuais” (p-valor=0,27). Há ainda evidências estatísticas que comprovam a desigualdade na proporção de vendas entre os meios urbano e rural para todas as categorias exceto as seguintes: “Ansiedade e sono” (p-valor= 0,11), “Aparelho urinário” (p-valor=0,11) e “Sexuais” (p-valor=0,86). Discussão e conclusões: A quantidade de suplementos alimentares vendidos não foi idêntica em cada uma das quatro estações do ano, tendo-se registado o maior consumo no inverno. Existem, ao longo do ano, diferentes padrões de consumo para a maioria das categorias de suplementos estudadas, sendo particularmente relevantes as seguintes classes: “Antioxidantes, vitaminas e minerais”, “Emagrecimento” e “Imunidade” com picos de consumo na primavera, verão e inverno, respetivamente. Por fim, existem diferentes padrões de venda de suplementos nos meios urbano e rural para a maioria das categorias estudadas, verificando-se no meio urbano a maior percentagem de vendas.Introduction: In the last years it has occurred a growing tendency in the consumption of dietary supplements, being the pharmacies the favoured place to buy these products. However, there are a few or there are no studies that analyse the sale of these products in the specific context of community pharmacies, that compare their sale in the urban and rural areas and also that investigate which are the most sold supplements in the different seasons. Goals: To compare the dietary supplements of different categories sold in two pharmacies of the council of Covilhã in an urban area with the percentage of their sale in two pharmacies in the council of Covilhã in a rural area; investigate if there are differences in the kind of supplements sold in the different seasons of the year. Methods: Study of quantitative analysis, descriptive, observational, analytical, of longitudinal cohort and retrospective. The target population would be the dietary supplements sold in the 19 pharmacies in the council of Covilhã between June 2017 and May 2018, inclusive. For this study were selected randomly four pharmacies, two of them located in the city of Covilhã (“urban”) and two outside of the city (“rural”), corresponding the study sample to 12 634 dietary supplements. The data obtained were treated in the program Microsoft Excel 2016® and the statistical tests used were the Chi-square test and the one of proportion of two samples. Results: There are statistically significant differences in the volume of sales of the dietary supplements throughout the year (p-value = 1.17 x 10-15), being winter the season with the highest sales volume (26,71%), as opposed to summer where the lowest sales volume was recorded (21,82%). There are evidences of statistical differences in sales at different seasons for the supplements of all categories, except for the following: "Urinary system" (p-value = 0,28), "Beauty" (p-value = 0,16 ), "Women's Health" (p-value = 0,12), "Eye Health" (p-value = 0,97) and "Sexual" (p-value = 0,27). There are also statistical evidences that show the inequality in the proportion of sales between urban and rural areas for all categories except the following: "Anxiety and sleep" (p-value = 0,11), "Urinary system" 0,11) and "Sexual" (p-value = 0,86). Discussion and conclusions: The number of dietary supplements sold was not identical in each of the four seasons of the year, with the highest consumption in winter. There are different consumption patterns throughout the year for most of the categories of supplements studied, being the following classes particularly relevant: "Antioxidants, vitamins and minerals", "Slimming" and "Immunity" with the peaks of consumption in spring, summer and winter, respectively. Finally, there are different patterns of sale of supplements in urban and rural areas for most of the categories studied, with the highest percentage of sales in the urban areas.Barata, José Luís Ribeiro ThemudouBibliorumMartins, Inês Vieira2020-01-23T17:11:47Z2019-04-302019-04-082019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8686TID:202373347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:58.335269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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