Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, M.M.A.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/667
Resumo: Havendo indicadores da degradação do montado de sobro torna-se necessária a sua recuperação, sobretudo com plantas que possam futuramente produzir cortiça em quantidade e de boa qualidade. Para tal, torna-se urgente desenvolver um programa operacional de melhoramento para esta espécie, que ocupa no nosso país 664 mil hectares (1/3 da área total de sobro a nível do globo), de onde se extrai 55% da produção mundial de cortiça e cuja área pode ser estendida em mais de 200 mil hectares. No presente artigo são abordados os conceitos gerais ligados a programas de melhoramento em espécies florestais e também ao emprego de técnicas de propagação vegetativa, atendendo à importância que estas podem vir a ter no desenrolar desses programas quer para a selecção massal fenotípica (através de estimativas da heritabilidade e do ganho genético) quer para a propagação clonal de material vegetal melhorado. É discutida a problemática associada à maturação nas árvores florestais que pode condicionar o uso da propagação vegetativa e referem-se algumas técnicas utilizadas para contornar esse processo. Por fim, enunciam-se possíveis estratégias para o melhoramento do sobreiro a curto e longo prazo.
id RCAP_375fc52bf8cfba36d3ee97d87f14435c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.Melhoramento florestalPropagação vegetativaSobreiroQuercus suberHavendo indicadores da degradação do montado de sobro torna-se necessária a sua recuperação, sobretudo com plantas que possam futuramente produzir cortiça em quantidade e de boa qualidade. Para tal, torna-se urgente desenvolver um programa operacional de melhoramento para esta espécie, que ocupa no nosso país 664 mil hectares (1/3 da área total de sobro a nível do globo), de onde se extrai 55% da produção mundial de cortiça e cuja área pode ser estendida em mais de 200 mil hectares. No presente artigo são abordados os conceitos gerais ligados a programas de melhoramento em espécies florestais e também ao emprego de técnicas de propagação vegetativa, atendendo à importância que estas podem vir a ter no desenrolar desses programas quer para a selecção massal fenotípica (através de estimativas da heritabilidade e do ganho genético) quer para a propagação clonal de material vegetal melhorado. É discutida a problemática associada à maturação nas árvores florestais que pode condicionar o uso da propagação vegetativa e referem-se algumas técnicas utilizadas para contornar esse processo. Por fim, enunciam-se possíveis estratégias para o melhoramento do sobreiro a curto e longo prazo.Ciência e VidaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRibeiro, M.M.A.2011-05-24T15:17:01Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/667porRIBEIRO, M.M.A. (1995) - Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L. Revista Florestal. ISSN 0871-8334. 8(1):23-39.0871-8334info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:45Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:15.562662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
title Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
spellingShingle Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
Ribeiro, M.M.A.
Melhoramento florestal
Propagação vegetativa
Sobreiro
Quercus suber
title_short Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
title_full Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
title_fullStr Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
title_full_unstemmed Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
title_sort Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L.
author Ribeiro, M.M.A.
author_facet Ribeiro, M.M.A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, M.M.A.
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento florestal
Propagação vegetativa
Sobreiro
Quercus suber
topic Melhoramento florestal
Propagação vegetativa
Sobreiro
Quercus suber
description Havendo indicadores da degradação do montado de sobro torna-se necessária a sua recuperação, sobretudo com plantas que possam futuramente produzir cortiça em quantidade e de boa qualidade. Para tal, torna-se urgente desenvolver um programa operacional de melhoramento para esta espécie, que ocupa no nosso país 664 mil hectares (1/3 da área total de sobro a nível do globo), de onde se extrai 55% da produção mundial de cortiça e cuja área pode ser estendida em mais de 200 mil hectares. No presente artigo são abordados os conceitos gerais ligados a programas de melhoramento em espécies florestais e também ao emprego de técnicas de propagação vegetativa, atendendo à importância que estas podem vir a ter no desenrolar desses programas quer para a selecção massal fenotípica (através de estimativas da heritabilidade e do ganho genético) quer para a propagação clonal de material vegetal melhorado. É discutida a problemática associada à maturação nas árvores florestais que pode condicionar o uso da propagação vegetativa e referem-se algumas técnicas utilizadas para contornar esse processo. Por fim, enunciam-se possíveis estratégias para o melhoramento do sobreiro a curto e longo prazo.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2011-05-24T15:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/667
url http://hdl.handle.net/10400.11/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIBEIRO, M.M.A. (1995) - Bases para um programa de melhoramento florestal da espécie Quercus suber L. Revista Florestal. ISSN 0871-8334. 8(1):23-39.
0871-8334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ciência e Vida
publisher.none.fl_str_mv Ciência e Vida
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130779231453184