Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333 |
Resumo: | Objetivo: Este artigo propõem uma variação da escala e-ServQual desenvolvida por Herington e Weaven (2009) a partir de um conjunto de itens e dimensões capazes de captar a percepção de qualidade do e-servicebancário. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo (n = 8) e quantitativo com dados primários e secundários (n = 226) coletados por meio de questionário estruturado, utilizando amostragem de um grupo de entrevistados no Brasil. Para analisar os dados foram utilizadas técnicas estatísticas, com ênfase na Análise Fatorial Exploratória.Resultado: O modelo apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste, atendendo os requisitos de confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, com um poder de explicação de 70,95% da variância total. Originalidade: Este artigo apresenta uma escala para captar a percepção da qualidade dos e-servicesbancários em contexto local, como também contribui ao disseminar o conhecimento sobre essa temática.Palavras-chave: Comportamento do consumidor; internet banking; banco virtual; segurança de dados. [ENG]Title: "Perception of the quality of Brazilian banking e-service: an adaptation of the e-ServQual scale"AbstractPurpose: This paper proposes a variation of the e-ServQual scale developed by Herington and Weaven (2009) from a set of items and dimensions capable of capturing the perception of banking e-service quality.Methodology: A qualitative (n = 8) and quantitative study was performed with primary and secondary data (n = 226) collected through a structured questionnaire, using a sample of a group of respondents in Brazil. Statistical techniques were used to analyze the data, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis.Results: The model presented good fit quality indicators, meeting the requirements of internal reliability, convergent and discriminant validity, with an explanatory power of 70.95% of the total variance.Implications: It derives from the contribution to improving the quality of banking e-service from the perception of its customers, corroborating that managers can develop a service quality management system in identifying and overcoming obstacles, with improvements in the quality of service provided.Limitations: The sample used is non-probabilistic, it is not possible to ensure that similar results are obtained by replicating this study.Originality: The innovation of this article lies in the fact that it presents a scale to capture the perception of the quality of banking e-services in the Brazilian market, as well as contributing to the dissemination of knowledge on this subject. Keywords: Consumer Behavior; internet banking; virtual bank; data security. |
id |
RCAP_37b1fdabc23010a34726c235db497963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.isag.meupt.com:article/333 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQualObjetivo: Este artigo propõem uma variação da escala e-ServQual desenvolvida por Herington e Weaven (2009) a partir de um conjunto de itens e dimensões capazes de captar a percepção de qualidade do e-servicebancário. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo (n = 8) e quantitativo com dados primários e secundários (n = 226) coletados por meio de questionário estruturado, utilizando amostragem de um grupo de entrevistados no Brasil. Para analisar os dados foram utilizadas técnicas estatísticas, com ênfase na Análise Fatorial Exploratória.Resultado: O modelo apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste, atendendo os requisitos de confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, com um poder de explicação de 70,95% da variância total. Originalidade: Este artigo apresenta uma escala para captar a percepção da qualidade dos e-servicesbancários em contexto local, como também contribui ao disseminar o conhecimento sobre essa temática.Palavras-chave: Comportamento do consumidor; internet banking; banco virtual; segurança de dados. [ENG]Title: "Perception of the quality of Brazilian banking e-service: an adaptation of the e-ServQual scale"AbstractPurpose: This paper proposes a variation of the e-ServQual scale developed by Herington and Weaven (2009) from a set of items and dimensions capable of capturing the perception of banking e-service quality.Methodology: A qualitative (n = 8) and quantitative study was performed with primary and secondary data (n = 226) collected through a structured questionnaire, using a sample of a group of respondents in Brazil. Statistical techniques were used to analyze the data, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis.Results: The model presented good fit quality indicators, meeting the requirements of internal reliability, convergent and discriminant validity, with an explanatory power of 70.95% of the total variance.Implications: It derives from the contribution to improving the quality of banking e-service from the perception of its customers, corroborating that managers can develop a service quality management system in identifying and overcoming obstacles, with improvements in the quality of service provided.Limitations: The sample used is non-probabilistic, it is not possible to ensure that similar results are obtained by replicating this study.Originality: The innovation of this article lies in the fact that it presents a scale to capture the perception of the quality of banking e-services in the Brazilian market, as well as contributing to the dissemination of knowledge on this subject. Keywords: Consumer Behavior; internet banking; virtual bank; data security.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333European Journal of Applied Business and Management; Vol 4, No 3 (2018)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333/pdf_49Xavier Júnior, Antônio ErivandoSales, Luciana BatistaDe Oliveira, Adriana MartinsDa Veiga, Claudimar PereiraDe Araújo, José Anízio Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:11:03Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:05.547304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
title |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
spellingShingle |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual Xavier Júnior, Antônio Erivando |
title_short |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
title_full |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
title_fullStr |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
title_full_unstemmed |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
title_sort |
Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual |
author |
Xavier Júnior, Antônio Erivando |
author_facet |
Xavier Júnior, Antônio Erivando Sales, Luciana Batista De Oliveira, Adriana Martins Da Veiga, Claudimar Pereira De Araújo, José Anízio Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Luciana Batista De Oliveira, Adriana Martins Da Veiga, Claudimar Pereira De Araújo, José Anízio Rocha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier Júnior, Antônio Erivando Sales, Luciana Batista De Oliveira, Adriana Martins Da Veiga, Claudimar Pereira De Araújo, José Anízio Rocha |
description |
Objetivo: Este artigo propõem uma variação da escala e-ServQual desenvolvida por Herington e Weaven (2009) a partir de um conjunto de itens e dimensões capazes de captar a percepção de qualidade do e-servicebancário. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo (n = 8) e quantitativo com dados primários e secundários (n = 226) coletados por meio de questionário estruturado, utilizando amostragem de um grupo de entrevistados no Brasil. Para analisar os dados foram utilizadas técnicas estatísticas, com ênfase na Análise Fatorial Exploratória.Resultado: O modelo apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste, atendendo os requisitos de confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, com um poder de explicação de 70,95% da variância total. Originalidade: Este artigo apresenta uma escala para captar a percepção da qualidade dos e-servicesbancários em contexto local, como também contribui ao disseminar o conhecimento sobre essa temática.Palavras-chave: Comportamento do consumidor; internet banking; banco virtual; segurança de dados. [ENG]Title: "Perception of the quality of Brazilian banking e-service: an adaptation of the e-ServQual scale"AbstractPurpose: This paper proposes a variation of the e-ServQual scale developed by Herington and Weaven (2009) from a set of items and dimensions capable of capturing the perception of banking e-service quality.Methodology: A qualitative (n = 8) and quantitative study was performed with primary and secondary data (n = 226) collected through a structured questionnaire, using a sample of a group of respondents in Brazil. Statistical techniques were used to analyze the data, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis.Results: The model presented good fit quality indicators, meeting the requirements of internal reliability, convergent and discriminant validity, with an explanatory power of 70.95% of the total variance.Implications: It derives from the contribution to improving the quality of banking e-service from the perception of its customers, corroborating that managers can develop a service quality management system in identifying and overcoming obstacles, with improvements in the quality of service provided.Limitations: The sample used is non-probabilistic, it is not possible to ensure that similar results are obtained by replicating this study.Originality: The innovation of this article lies in the fact that it presents a scale to capture the perception of the quality of banking e-services in the Brazilian market, as well as contributing to the dissemination of knowledge on this subject. Keywords: Consumer Behavior; internet banking; virtual bank; data security. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333 |
url |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333 https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333/pdf_49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business and Management; Vol 4, No 3 (2018) 2183-5594 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137441139916800 |