Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier Júnior, Antônio Erivando
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sales, Luciana Batista, De Oliveira, Adriana Martins, Da Veiga, Claudimar Pereira, De Araújo, José Anízio Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333
Resumo: Objetivo: Este artigo propõem uma variação da escala e-ServQual desenvolvida por Herington e Weaven (2009) a partir de um conjunto de itens e dimensões capazes de captar a percepção de qualidade do e-servicebancário. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo (n = 8) e quantitativo com dados primários e secundários (n = 226) coletados por meio de questionário estruturado, utilizando amostragem de um grupo de entrevistados no Brasil. Para analisar os dados foram utilizadas técnicas estatísticas, com ênfase na Análise Fatorial Exploratória.Resultado: O modelo apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste, atendendo os requisitos de confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, com um poder de explicação de 70,95% da variância total. Originalidade: Este artigo apresenta uma escala para captar a percepção da qualidade dos e-servicesbancários em contexto local, como também contribui ao disseminar o conhecimento sobre essa temática.Palavras-chave: Comportamento do consumidor; internet banking; banco virtual; segurança de dados.  [ENG]Title: "Perception of the quality of Brazilian banking e-service: an adaptation of the e-ServQual scale"AbstractPurpose: This paper proposes a variation of the e-ServQual scale developed by Herington and Weaven (2009) from a set of items and dimensions capable of capturing the perception of banking e-service quality.Methodology: A qualitative (n = 8) and quantitative study was performed with primary and secondary data (n = 226) collected through a structured questionnaire, using a sample of a group of respondents in Brazil. Statistical techniques were used to analyze the data, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis.Results: The model presented good fit quality indicators, meeting the requirements of internal reliability, convergent and discriminant validity, with an explanatory power of 70.95% of the total variance.Implications: It derives from the contribution to improving the quality of banking e-service from the perception of its customers, corroborating that managers can develop a service quality management system in identifying and overcoming obstacles, with improvements in the quality of service provided.Limitations: The sample used is non-probabilistic, it is not possible to ensure that similar results are obtained by replicating this study.Originality: The innovation of this article lies in the fact that it presents a scale to capture the perception of the quality of banking e-services in the Brazilian market, as well as contributing to the dissemination of knowledge on this subject. Keywords: Consumer Behavior; internet banking; virtual bank; data security.
id RCAP_37b1fdabc23010a34726c235db497963
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQualObjetivo: Este artigo propõem uma variação da escala e-ServQual desenvolvida por Herington e Weaven (2009) a partir de um conjunto de itens e dimensões capazes de captar a percepção de qualidade do e-servicebancário. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo (n = 8) e quantitativo com dados primários e secundários (n = 226) coletados por meio de questionário estruturado, utilizando amostragem de um grupo de entrevistados no Brasil. Para analisar os dados foram utilizadas técnicas estatísticas, com ênfase na Análise Fatorial Exploratória.Resultado: O modelo apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste, atendendo os requisitos de confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, com um poder de explicação de 70,95% da variância total. Originalidade: Este artigo apresenta uma escala para captar a percepção da qualidade dos e-servicesbancários em contexto local, como também contribui ao disseminar o conhecimento sobre essa temática.Palavras-chave: Comportamento do consumidor; internet banking; banco virtual; segurança de dados.  [ENG]Title: "Perception of the quality of Brazilian banking e-service: an adaptation of the e-ServQual scale"AbstractPurpose: This paper proposes a variation of the e-ServQual scale developed by Herington and Weaven (2009) from a set of items and dimensions capable of capturing the perception of banking e-service quality.Methodology: A qualitative (n = 8) and quantitative study was performed with primary and secondary data (n = 226) collected through a structured questionnaire, using a sample of a group of respondents in Brazil. Statistical techniques were used to analyze the data, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis.Results: The model presented good fit quality indicators, meeting the requirements of internal reliability, convergent and discriminant validity, with an explanatory power of 70.95% of the total variance.Implications: It derives from the contribution to improving the quality of banking e-service from the perception of its customers, corroborating that managers can develop a service quality management system in identifying and overcoming obstacles, with improvements in the quality of service provided.Limitations: The sample used is non-probabilistic, it is not possible to ensure that similar results are obtained by replicating this study.Originality: The innovation of this article lies in the fact that it presents a scale to capture the perception of the quality of banking e-services in the Brazilian market, as well as contributing to the dissemination of knowledge on this subject. Keywords: Consumer Behavior; internet banking; virtual bank; data security.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333European Journal of Applied Business and Management; Vol 4, No 3 (2018)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333/pdf_49Xavier Júnior, Antônio ErivandoSales, Luciana BatistaDe Oliveira, Adriana MartinsDa Veiga, Claudimar PereiraDe Araújo, José Anízio Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:11:03Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:05.547304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
title Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
spellingShingle Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
Xavier Júnior, Antônio Erivando
title_short Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
title_full Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
title_fullStr Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
title_full_unstemmed Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
title_sort Percepção da qualidade do e-service bancário: uma adaptação da escala e-ServQual
author Xavier Júnior, Antônio Erivando
author_facet Xavier Júnior, Antônio Erivando
Sales, Luciana Batista
De Oliveira, Adriana Martins
Da Veiga, Claudimar Pereira
De Araújo, José Anízio Rocha
author_role author
author2 Sales, Luciana Batista
De Oliveira, Adriana Martins
Da Veiga, Claudimar Pereira
De Araújo, José Anízio Rocha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier Júnior, Antônio Erivando
Sales, Luciana Batista
De Oliveira, Adriana Martins
Da Veiga, Claudimar Pereira
De Araújo, José Anízio Rocha
description Objetivo: Este artigo propõem uma variação da escala e-ServQual desenvolvida por Herington e Weaven (2009) a partir de um conjunto de itens e dimensões capazes de captar a percepção de qualidade do e-servicebancário. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo (n = 8) e quantitativo com dados primários e secundários (n = 226) coletados por meio de questionário estruturado, utilizando amostragem de um grupo de entrevistados no Brasil. Para analisar os dados foram utilizadas técnicas estatísticas, com ênfase na Análise Fatorial Exploratória.Resultado: O modelo apresentou bons indicadores de qualidade de ajuste, atendendo os requisitos de confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, com um poder de explicação de 70,95% da variância total. Originalidade: Este artigo apresenta uma escala para captar a percepção da qualidade dos e-servicesbancários em contexto local, como também contribui ao disseminar o conhecimento sobre essa temática.Palavras-chave: Comportamento do consumidor; internet banking; banco virtual; segurança de dados.  [ENG]Title: "Perception of the quality of Brazilian banking e-service: an adaptation of the e-ServQual scale"AbstractPurpose: This paper proposes a variation of the e-ServQual scale developed by Herington and Weaven (2009) from a set of items and dimensions capable of capturing the perception of banking e-service quality.Methodology: A qualitative (n = 8) and quantitative study was performed with primary and secondary data (n = 226) collected through a structured questionnaire, using a sample of a group of respondents in Brazil. Statistical techniques were used to analyze the data, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis.Results: The model presented good fit quality indicators, meeting the requirements of internal reliability, convergent and discriminant validity, with an explanatory power of 70.95% of the total variance.Implications: It derives from the contribution to improving the quality of banking e-service from the perception of its customers, corroborating that managers can develop a service quality management system in identifying and overcoming obstacles, with improvements in the quality of service provided.Limitations: The sample used is non-probabilistic, it is not possible to ensure that similar results are obtained by replicating this study.Originality: The innovation of this article lies in the fact that it presents a scale to capture the perception of the quality of banking e-services in the Brazilian market, as well as contributing to the dissemination of knowledge on this subject. Keywords: Consumer Behavior; internet banking; virtual bank; data security.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/333/pdf_49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol 4, No 3 (2018)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441139916800