Avaliação do Risco de Galgamento sobre as estruturas portuárias do porto de Leixões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Carlos Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/60966
Resumo: A presente dissertação inserida na área de engenharia do Ambiente, explora o tema da segurança portuária, descrevendo-se uma metodologia implementada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para avaliação do risco associado a galgamentos inadmissíveis de estruturas portuárias. Esta metodologia baseia-se na caracterização da agitação marítima incidente sobre as estruturas marítimas em análise, e consequente estimativa de valores de caudal médio galgado por unidade de comprimento do coroamento destas estruturas. Este trabalho representa a avaliação do risco de galgamento sobre as estruturas de defesa marítima do Porto de Leixões, iniciando-se com o processo de caracterização da agitação marítima incidente nestas estruturas, recorrendo a previsões de agitação marítima em águas profundas fornecidas pelo modelo WAM, acoplados aos modelos numéricos de propagação de ondas, SWAN e DREAMS. Os valores de galgamento foram calculados mediante a utilização da ferramenta NN_OVERTOPPING2, baseada na análise de redes neuronais. Posteriormente, a avaliação do risco de galgamento apresentada nesta dissertação resulta da combinação dos valores de probabilidade e de consequências respeitantes à ocorrência de caudais médios galgados superiores a valores limite estipulados. Os valores de probabilidade de caudal de galgamento inadmissível, resultam do cálculo do quociente entre o número de registos de agitação marítima, superior aos valores limite estipulados, pelo número total de registos de agitação marítima incidentes na estrutura em análise, sendo posteriormente multiplicados pelos valores de consequência, representativos de cada zona de estudo, culminando nos valores do risco. Finalmente, é desenvolvido um mapa de risco do Porto de Leixões, representativo do grau de risco para cada estrutura analisada, e dos locais mais sensíveis em termos de segurança e operacionalidade. Esta metodologia assenta em dados de agitação marítima representativa de um período de 38 anos (1979 – 2016), sendo aplicada nas duas estruturas de defesa marítima do Porto de Leixões, nomeadamente o quebra-mar Norte e o molhe Sul, totalizando um conjunto de 15 pontos de análise, ao longo das estruturas referidas. Esta avaliação representa uma primeira análise ao risco de galgamento sobre a totalidade das estruturas de proteção frontal do Porto de Leixões que, apesar de não muito complexa, mostra-se eficaz na identificação dos locais de maior sensibilidade em termos de galgamentos inadmissíveis, servindo de base para metodologias mais complexas de avaliação do risco e contendo informação pertinente para a tomada de decisão e gestão em zonas portuárias.
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