Realidades e desafios da intersetorialidade nas ações do programa saúde na escola entre 2017-2021: revisão integrativa e documental
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.31529 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi investigar as realidades e desafios da intersetorialidade nas cidades/região que possuem estruturação dos grupos de trabalho intersetorial municipal (GTI-M) no Programa Saúde na Escola (PSE) no período 2017-2021. Tratou-se de um pesquisa com levantamento documental e revisão integrativa para seleção de artigos nos idiomas português e inglês. Sete registros de documentos oficiais foram encontrados que norteiam as diretrizes para ações de adesão, pactuação, planejamento, execução e monitoramento do PSE e nove artigos de diferentes regiões do País onde foi observado as formas de relações de trabalho frente a intersetorialidade: sudeste (cinco); nordeste (dois); regiões sul (1) e região norte (1). A percepção sobre o trabalho intersetorial, ainda é carente de entendimento, envolvimento e efetivação dos GTI-M, o que dificulta a implementação de mecanismos facilitadores das ações do PSE. Além disso, existe uma falta de articulação municipal, a partir do decreto oficial para GTI-M, o que acaba promovendo ações fragmentadas, desgaste das equipes, diminuindo impactos positivos que o PSE pode promover na saúde coletiva. O estudo pode servir de base para reformulação de estratégias e de mecanismos de controle do governo federal para execução e liberação de verbas para o PSE. |
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Realidades e desafios da intersetorialidade nas ações do programa saúde na escola entre 2017-2021: revisão integrativa e documentalRealidades e desafios da intersetorialidade nas ações do programa saúde na escola entre 2017-2021: revisão integrativa e documentalReview ArticleO objetivo da presente pesquisa foi investigar as realidades e desafios da intersetorialidade nas cidades/região que possuem estruturação dos grupos de trabalho intersetorial municipal (GTI-M) no Programa Saúde na Escola (PSE) no período 2017-2021. Tratou-se de um pesquisa com levantamento documental e revisão integrativa para seleção de artigos nos idiomas português e inglês. Sete registros de documentos oficiais foram encontrados que norteiam as diretrizes para ações de adesão, pactuação, planejamento, execução e monitoramento do PSE e nove artigos de diferentes regiões do País onde foi observado as formas de relações de trabalho frente a intersetorialidade: sudeste (cinco); nordeste (dois); regiões sul (1) e região norte (1). A percepção sobre o trabalho intersetorial, ainda é carente de entendimento, envolvimento e efetivação dos GTI-M, o que dificulta a implementação de mecanismos facilitadores das ações do PSE. Além disso, existe uma falta de articulação municipal, a partir do decreto oficial para GTI-M, o que acaba promovendo ações fragmentadas, desgaste das equipes, diminuindo impactos positivos que o PSE pode promover na saúde coletiva. O estudo pode servir de base para reformulação de estratégias e de mecanismos de controle do governo federal para execução e liberação de verbas para o PSE.Edições Sílabas Didáticas2023-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.31529por2182-29721646-107Xda Rocha, Daiene de Medeiros Ferreira BarretoGuimarães, Andrea CarmenBraz, Elisvânia NunesVale, Rodrigo Gomes de SouzaBorba Pinheiro, Claudio Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-19T14:24:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:54.751798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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