Consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha: Casuística de 1993/95

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto,Teresa
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000200006
Resumo: Este trabalho analisa a evolução dos serviços prestados na consulta de Psicologia Pediátrica do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha na sua relação com outros serviços e instituições. Constata-se que o principal motivo de envio à consulta de Psicologia Pediátrica é a problemática com portamental (39.3%) e não tanto a problemática desenvolvimental. Na mesma linha de atitude, a avaliação e tratamento de problemas comportamentais é a expectativa de intervenção mais frequente das fontes de encaminhamento (26%). A intervenção mais frequente é a avaliação (43.1%). Tal é naturalmente relacionável com a pressão da procura sobre esta consulta. Analisando as categorias diagnósticas, verificamos que as mais frequentes, «Problemas Psicossociais e Ambientais» (16.7%), «Perturbações de Comportamento não patológicas» (15.5%) e «Problemas Relacionais» (13.7%), referem-se, essencialmente, a questões relacionais e ambientais. Nomeadamente a incidência de «Problemas Relacionais» evidencia a necessidade de se intervir em educação parental. Sendo o segundo motivo de consulta «Dificuldades Escolares» (17.3%), também fica evidenciada a necessidade de privilegiar a colaboração com os agentes educativos. A análise da casuística desta consulta confirma, pois, a necessidade, em psicologia pediátrica, de uma intervenção transdisciplinar, numa perspectiva biopsicossocial. Esta intervenção deve ser, contudo, adaptada às expectativas e contextos, hospitalares e institucionais, concretos.
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