Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Célia Marina Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1701
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
id RCAP_39e5aac09a9906103389ae48471dcb96
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitnessLealdade de clientesRetenção de clientesSatisfação de clientesQualidade do serviçoComportamento de mudançaIntenção de compraAmbiente socialDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.Para as empresas, na visão do marketing, é importante a satisfação dos clientes, a qual trará a médio e longo prazo uma relação de lealdade de onde se obterão frutos para ambas as partes. Porém a satisfação através da qualidade do serviço, por si só, não leva à retenção e fidelização dos clientes e consequentemente atingir a tão desejada rentabilidade. É necessário uma abordagem holística da envolvente consumidor-fornecedor e dos determinantes da lealdade e comportamento de mudança. Examinaram-se quatro ginásios portugueses e testaram-se as influências de diversos fatores no comportamento dos respetivos consumidores. Concluiu-se que a qualidade do serviço exerce uma influência significativa tanto na lealdade dos clientes como na satisfação global. Verificou-se que a lealdade influência negativamente o comportamento de mudança, resultando, portanto, na retenção de clientes. No entanto, não conseguimos comprovar a ligação da frequência dos praticantes na lealdade. Estas descobertas realçam a importância de uma avaliação multifatorial para clarificar o fenómeno da retenção na indústria do Health & Fitness.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Célia Marina Costa2013-01-04T10:24:42Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1701porFERREIRA, Célia Marina Costa (2012) - Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness. Idanha-a-Nova : IPCB. Escola Superior de Gestão. 74 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:58Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:04.680187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
title Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
spellingShingle Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
Ferreira, Célia Marina Costa
Lealdade de clientes
Retenção de clientes
Satisfação de clientes
Qualidade do serviço
Comportamento de mudança
Intenção de compra
Ambiente social
title_short Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
title_full Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
title_fullStr Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
title_full_unstemmed Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
title_sort Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness
author Ferreira, Célia Marina Costa
author_facet Ferreira, Célia Marina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Célia Marina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade de clientes
Retenção de clientes
Satisfação de clientes
Qualidade do serviço
Comportamento de mudança
Intenção de compra
Ambiente social
topic Lealdade de clientes
Retenção de clientes
Satisfação de clientes
Qualidade do serviço
Comportamento de mudança
Intenção de compra
Ambiente social
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-04T10:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1701
url http://hdl.handle.net/10400.11/1701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Célia Marina Costa (2012) - Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness. Idanha-a-Nova : IPCB. Escola Superior de Gestão. 74 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130788619354112