Evolução do ensino: do liberalismo à regeneração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8861 |
Resumo: | O presente trabalho foi concebido no âmbito educacional, em particular, no que concerne à área disciplinar de História e Geografia de Portugal, designadamente, do século XIX. O trabalho intituldado Evolução do Ensino: do Liberalismo à Regeneração inicia-se com o índice e a introdução, ao qual se segue a metodologia utilizada. Seguidamente, dámos início ao primeiro capítulo no qual é realizada uma breve contextualização política que se enquadra entre o liberalismo e a regeneração, ao que se segue, um segundo capítulo que abarca uma síntese sobre a evolução do ensino, no mesmo campo temporal e, por fim, um terceiro capítulo, onde são tratadas algumas reformas realizadas e seus autores, no campo do ensino, no mesmo período. O trabalho está organizado da seguinte forma: Índice e introdução, onde é tratada a metodologia utilizada; O capítulo I envolve a contextualização do trabalho, entre o liberalismo e a regeneração; O capítulo II abarca a evolução do ensino, no mesmo período; e o capítulo III, onde são abordadas algumas reformas educativas deste período e respetivos autores. |
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Evolução do ensino: do liberalismo à regeneraçãoHistóriaensinoliberalismo e regeneraçãoO presente trabalho foi concebido no âmbito educacional, em particular, no que concerne à área disciplinar de História e Geografia de Portugal, designadamente, do século XIX. O trabalho intituldado Evolução do Ensino: do Liberalismo à Regeneração inicia-se com o índice e a introdução, ao qual se segue a metodologia utilizada. Seguidamente, dámos início ao primeiro capítulo no qual é realizada uma breve contextualização política que se enquadra entre o liberalismo e a regeneração, ao que se segue, um segundo capítulo que abarca uma síntese sobre a evolução do ensino, no mesmo campo temporal e, por fim, um terceiro capítulo, onde são tratadas algumas reformas realizadas e seus autores, no campo do ensino, no mesmo período. O trabalho está organizado da seguinte forma: Índice e introdução, onde é tratada a metodologia utilizada; O capítulo I envolve a contextualização do trabalho, entre o liberalismo e a regeneração; O capítulo II abarca a evolução do ensino, no mesmo período; e o capítulo III, onde são abordadas algumas reformas educativas deste período e respetivos autores.The current work was conceibd in the educational área, in particular, in which it concerns to the disciplinary area related to the history and Portuguese Geography, namely, in the XIX century. The work intitled Evolution of the teaching: from the Liberalism to the Regeneration it begins with index and introduction, in which it is followed by the used metedology. Then we start the first chapter in which a a brief political contextualization that fits between liberalism and regeneration, after that a second chapter follows that embraces a synthesis about the evolution of teaching, in the same temporal field and, at the end, a third chapter, where some made reforms and it`s authorsare are treated, in the field of teaching, in the same period of time. The work is organized in the following manner: Index and introduction where the metedology used is treated; Chapter I involves the contxtualization of the work, between liberalism and regeneration; Chapter II embraces de evolution of teaching , at the same period of time; Chapter III is where some educational reforms ara aproched in this period of time and by respectively authors.2018-11-14T15:56:16Z2018-09-10T00:00:00Z2018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8861TID:202326772pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Teresa de Fátima Barreiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:44.236753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho foi concebido no âmbito educacional, em particular, no que concerne à área disciplinar de História e Geografia de Portugal, designadamente, do século XIX. O trabalho intituldado Evolução do Ensino: do Liberalismo à Regeneração inicia-se com o índice e a introdução, ao qual se segue a metodologia utilizada. Seguidamente, dámos início ao primeiro capítulo no qual é realizada uma breve contextualização política que se enquadra entre o liberalismo e a regeneração, ao que se segue, um segundo capítulo que abarca uma síntese sobre a evolução do ensino, no mesmo campo temporal e, por fim, um terceiro capítulo, onde são tratadas algumas reformas realizadas e seus autores, no campo do ensino, no mesmo período. O trabalho está organizado da seguinte forma: Índice e introdução, onde é tratada a metodologia utilizada; O capítulo I envolve a contextualização do trabalho, entre o liberalismo e a regeneração; O capítulo II abarca a evolução do ensino, no mesmo período; e o capítulo III, onde são abordadas algumas reformas educativas deste período e respetivos autores. |
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