Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos Correia, A
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.17/3308
Resumo: Introdução – Após sofrerem um traumatismo crânio-encefálico (TCE), muitos indivíduos apresentam vertigem e desequilíbrio. A reeducação vestibular (RV) procura aumentar a estabilidade postural (EP) e diminuir a sintomatologia, sendo considerado o tratamento mais importante para indivíduos com queixas vestibulares pós-TCE. Objetivos – Descrever os efeitos de um programa personalizado de RV na EP e na incapacidade percebida em indivíduos pós-TCE. Métodos – Estudo retrospetivo de uma série consecutiva de cinco indivíduos (entre os 48 e os 66 anos) com queixas de vertigem e desequilíbrio pós-TCE referenciados para RV. No início e no final do tratamento foi avaliada a EP através do teste clínico modificado de interação sensorial do equilíbrio (mCTSIB) na plataforma Basic Balance Master da Neurocom® e a incapacidade percebida através do Dizziness Handicap Inventory. Foram realizadas seis sessões de RV: exercícios de estabilização do olhar; exercícios de equilíbrio com estimulação multissensorial e em plataforma com biofeedback visual; estimulação optocinética. Resultados – Após RV verificou-se melhoria da estabilidade em três indivíduos e diminuição da perceção de incapacidade em quatro indivíduos. Discussão – Programas de exercícios de RV semelhantes ao realizado têm sido utilizados em indivíduos pós-TCE com resultados positivos, quer no aumento da estabilidade, quer na diminuição da sintomatologia e incapacidade. Considerando as melhorias verificadas nos indivíduos deste estudo, a aplicação de um programa de RV com maior durabilidade poderá apresentar melhores resultados. Conclusões – Na maioria destes indivíduos, a RV diminuiu a incapacidade percebida e aumentou a EP, o que pode contribuir para uma reinserção social e laboral mais precoce.
id RCAP_3a4f7cb4ec8a7a9d4fd0e08c3704b4ae
oai_identifier_str oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/3308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de CasosVestibular Rehabilitation in Individuals After Traumatic Brain Injury: Case Series ReportHCC MFRReeducação VestibularEstabilidade PosturalIncapacidadeTraumatismo Crânio-EncefálicoEstudos RetrospectivosIntrodução – Após sofrerem um traumatismo crânio-encefálico (TCE), muitos indivíduos apresentam vertigem e desequilíbrio. A reeducação vestibular (RV) procura aumentar a estabilidade postural (EP) e diminuir a sintomatologia, sendo considerado o tratamento mais importante para indivíduos com queixas vestibulares pós-TCE. Objetivos – Descrever os efeitos de um programa personalizado de RV na EP e na incapacidade percebida em indivíduos pós-TCE. Métodos – Estudo retrospetivo de uma série consecutiva de cinco indivíduos (entre os 48 e os 66 anos) com queixas de vertigem e desequilíbrio pós-TCE referenciados para RV. No início e no final do tratamento foi avaliada a EP através do teste clínico modificado de interação sensorial do equilíbrio (mCTSIB) na plataforma Basic Balance Master da Neurocom® e a incapacidade percebida através do Dizziness Handicap Inventory. Foram realizadas seis sessões de RV: exercícios de estabilização do olhar; exercícios de equilíbrio com estimulação multissensorial e em plataforma com biofeedback visual; estimulação optocinética. Resultados – Após RV verificou-se melhoria da estabilidade em três indivíduos e diminuição da perceção de incapacidade em quatro indivíduos. Discussão – Programas de exercícios de RV semelhantes ao realizado têm sido utilizados em indivíduos pós-TCE com resultados positivos, quer no aumento da estabilidade, quer na diminuição da sintomatologia e incapacidade. Considerando as melhorias verificadas nos indivíduos deste estudo, a aplicação de um programa de RV com maior durabilidade poderá apresentar melhores resultados. Conclusões – Na maioria destes indivíduos, a RV diminuiu a incapacidade percebida e aumentou a EP, o que pode contribuir para uma reinserção social e laboral mais precoce.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRepositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPEDomingos Correia, A2019-09-16T11:37:09Z2018-052018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.17/3308porSaúde & Tecnologia 2018;19:35-42info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T09:42:20Zoai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/3308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:20:37.495272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
Vestibular Rehabilitation in Individuals After Traumatic Brain Injury: Case Series Report
title Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
spellingShingle Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
Domingos Correia, A
HCC MFR
Reeducação Vestibular
Estabilidade Postural
Incapacidade
Traumatismo Crânio-Encefálico
Estudos Retrospectivos
title_short Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
title_full Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
title_fullStr Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
title_full_unstemmed Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
title_sort Reeducação Vestibular em Indivíduos Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico: Série de Casos
author Domingos Correia, A
author_facet Domingos Correia, A
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos Correia, A
dc.subject.por.fl_str_mv HCC MFR
Reeducação Vestibular
Estabilidade Postural
Incapacidade
Traumatismo Crânio-Encefálico
Estudos Retrospectivos
topic HCC MFR
Reeducação Vestibular
Estabilidade Postural
Incapacidade
Traumatismo Crânio-Encefálico
Estudos Retrospectivos
description Introdução – Após sofrerem um traumatismo crânio-encefálico (TCE), muitos indivíduos apresentam vertigem e desequilíbrio. A reeducação vestibular (RV) procura aumentar a estabilidade postural (EP) e diminuir a sintomatologia, sendo considerado o tratamento mais importante para indivíduos com queixas vestibulares pós-TCE. Objetivos – Descrever os efeitos de um programa personalizado de RV na EP e na incapacidade percebida em indivíduos pós-TCE. Métodos – Estudo retrospetivo de uma série consecutiva de cinco indivíduos (entre os 48 e os 66 anos) com queixas de vertigem e desequilíbrio pós-TCE referenciados para RV. No início e no final do tratamento foi avaliada a EP através do teste clínico modificado de interação sensorial do equilíbrio (mCTSIB) na plataforma Basic Balance Master da Neurocom® e a incapacidade percebida através do Dizziness Handicap Inventory. Foram realizadas seis sessões de RV: exercícios de estabilização do olhar; exercícios de equilíbrio com estimulação multissensorial e em plataforma com biofeedback visual; estimulação optocinética. Resultados – Após RV verificou-se melhoria da estabilidade em três indivíduos e diminuição da perceção de incapacidade em quatro indivíduos. Discussão – Programas de exercícios de RV semelhantes ao realizado têm sido utilizados em indivíduos pós-TCE com resultados positivos, quer no aumento da estabilidade, quer na diminuição da sintomatologia e incapacidade. Considerando as melhorias verificadas nos indivíduos deste estudo, a aplicação de um programa de RV com maior durabilidade poderá apresentar melhores resultados. Conclusões – Na maioria destes indivíduos, a RV diminuiu a incapacidade percebida e aumentou a EP, o que pode contribuir para uma reinserção social e laboral mais precoce.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05
2018-05-01T00:00:00Z
2019-09-16T11:37:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.17/3308
url http://hdl.handle.net/10400.17/3308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Saúde & Tecnologia 2018;19:35-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131302604046336