Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Patrícia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Afonso, Ana Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30259
Resumo: Este estudo com oito monitores experientes de dois centros interativos de ciência Portugueses foca-se nas representações dos monitores sobre o questionamento dos alunos (13-14 anos) no âmbito de visitas de estudo a secções de ótica. Os dados recolhidos, através de entrevistas semiestruturadas aos monitores, revelam que na maioria das visitas de estudo a interação dos alunos com os módulos resulta num questionamento de nível cognitivo baixo e que são vários os fatores que condicionam o questionamento (a maioria dos quais relatados na literatura). Várias estratégias implementadas a nível institucional têm promovido o questionamento dos alunos, por exemplo, criação de fichas semiestruturadas ou de “questões de abertura” junto aos módulos. Para além disso, os monitores consideram que podem facilitar a aprendizagem dos alunos assumindo um papel de questionadores ao invés de transmissores de conhecimentos. Alguns exemplos de estratégias de questionamento que os monitores dizem implementar refletem criatividade
id RCAP_3a568caeb9f1d5829285fce9b4839dc6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]Visitas de estudoQuestionamentoMonitoresCentros interativos de ciênciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo com oito monitores experientes de dois centros interativos de ciência Portugueses foca-se nas representações dos monitores sobre o questionamento dos alunos (13-14 anos) no âmbito de visitas de estudo a secções de ótica. Os dados recolhidos, através de entrevistas semiestruturadas aos monitores, revelam que na maioria das visitas de estudo a interação dos alunos com os módulos resulta num questionamento de nível cognitivo baixo e que são vários os fatores que condicionam o questionamento (a maioria dos quais relatados na literatura). Várias estratégias implementadas a nível institucional têm promovido o questionamento dos alunos, por exemplo, criação de fichas semiestruturadas ou de “questões de abertura” junto aos módulos. Para além disso, os monitores consideram que podem facilitar a aprendizagem dos alunos assumindo um papel de questionadores ao invés de transmissores de conhecimentos. Alguns exemplos de estratégias de questionamento que os monitores dizem implementar refletem criatividadeThis study with eight science museums educators from two interactive science centres in Portugal focuses on their representation on students’ questioning during school visits to a thematic exhibition about optics. Data collected through semi-structured interviews show that for monitors most of the students’ questioning is low cognitively. It also shoes that several factors affect the type of questioning that occurs during students’ interactions (most of them already identified in the literature), and several institutional interventions have contributed to increase students’ questioning, such as semi-structured worksheets or adjacent questions to the exhibitions. In addition, museum educators believe they can promote learning through questioning and some of the strategies that are being implemented with this aim show creativity.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoLourenço, PatríciaAfonso, Ana Sofia2012-112012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30259por1982 - 5153The original publication is available at http://alexandria.ppgect.ufsc.br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
title Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
spellingShingle Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
Lourenço, Patrícia
Visitas de estudo
Questionamento
Monitores
Centros interativos de ciência
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
title_full Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
title_fullStr Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
title_full_unstemmed Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
title_sort Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]
author Lourenço, Patrícia
author_facet Lourenço, Patrícia
Afonso, Ana Sofia
author_role author
author2 Afonso, Ana Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Patrícia
Afonso, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Visitas de estudo
Questionamento
Monitores
Centros interativos de ciência
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Visitas de estudo
Questionamento
Monitores
Centros interativos de ciência
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo com oito monitores experientes de dois centros interativos de ciência Portugueses foca-se nas representações dos monitores sobre o questionamento dos alunos (13-14 anos) no âmbito de visitas de estudo a secções de ótica. Os dados recolhidos, através de entrevistas semiestruturadas aos monitores, revelam que na maioria das visitas de estudo a interação dos alunos com os módulos resulta num questionamento de nível cognitivo baixo e que são vários os fatores que condicionam o questionamento (a maioria dos quais relatados na literatura). Várias estratégias implementadas a nível institucional têm promovido o questionamento dos alunos, por exemplo, criação de fichas semiestruturadas ou de “questões de abertura” junto aos módulos. Para além disso, os monitores consideram que podem facilitar a aprendizagem dos alunos assumindo um papel de questionadores ao invés de transmissores de conhecimentos. Alguns exemplos de estratégias de questionamento que os monitores dizem implementar refletem criatividade
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11
2012-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30259
url http://hdl.handle.net/1822/30259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982 - 5153
The original publication is available at http://alexandria.ppgect.ufsc.br/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303688901033984