Agronegócio brasileiro no comércio internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro Pereira dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Avelar, João Marcos Borges, Shikida, Pery Francisco Assis, Carvalho, Maria Auxiliadora de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/RCA15065
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a inserção do agronegócio brasileiro no comércio internacional de produtos agrícolas, buscando verificar o posicionamento geral do país e também dos produtos exportados, considerando o período compreendido entre o triênio 1999-2001 e o triênio 2009-2011. O desempenho é avaliado por meio da participação do país e de seus produtos nas importações mundiais. A Metodologia de análise é o modelo apresentado por Fajnzylber (1991). Os resultados mostram que o agronegócio brasileiro tem um posicionamento positivo, pois tanto a classificação global como também de parte significativa dos produtos de sua pauta de exportações se encontram em situação ótima, de acordo com o enfoque metodológico adotado.
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