Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49306 |
Resumo: | O presente artigo aborda o estudo de alguns processos criativos de Abel Salazar (1889 – 1946), baseado em fontes documentais, e reforçado por reconstruções técnicas pictóricas do autor. Aborda o estudo técnico e material da pintura de grande formato sobre tela Efeitos de luz num armazém, nomeadamente as características do suporte, preparação, desenho e pintura. Para este estudo recorreu‑se a diferentes métodos de exame e análise, nomeada‑mente fotografia de luz do espetro visível, UV e IV à pintura; observação por microscopia ótica (MO) e análise com microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios‑X por dispersão de energia a (SEM‑EDS) micro‑espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ‑FTIR) de amostras recolhidas da obra. São apresentados os resultados analíticos que permitiram complementar a identificação de procedimentos técnicos e determinar os materiais constituintes da pintura. |
id |
RCAP_3b3bbba39487084a488977b55203be50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica finalAbel Salazarestudo técnico multidisciplinarreconstrução pictóricaestudo técnicodesenho preparatóriotécnica pictóricaO presente artigo aborda o estudo de alguns processos criativos de Abel Salazar (1889 – 1946), baseado em fontes documentais, e reforçado por reconstruções técnicas pictóricas do autor. Aborda o estudo técnico e material da pintura de grande formato sobre tela Efeitos de luz num armazém, nomeadamente as características do suporte, preparação, desenho e pintura. Para este estudo recorreu‑se a diferentes métodos de exame e análise, nomeada‑mente fotografia de luz do espetro visível, UV e IV à pintura; observação por microscopia ótica (MO) e análise com microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios‑X por dispersão de energia a (SEM‑EDS) micro‑espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ‑FTIR) de amostras recolhidas da obra. São apresentados os resultados analíticos que permitiram complementar a identificação de procedimentos técnicos e determinar os materiais constituintes da pintura.Este artículo analiza algunos de los procesos creativos de Abel Salazar (1889 ‑ 1946), basado en fuentes documentales, y reforzado por reconstrucciones técnicas pictóricas del autor. Se aborda el estudio técnico de los materiales de una pintura de gran formato sobre lienzo, Efectos de luz en un almacén, incluyendo las características del suporte, de la preparación, del dibujo y de la pintura. Para este estudio se utilizaron diferentes métodos de examen y análisis, incluyendo fotografía de la luz visible, con rayos UV e IR a la pintura; observación por microscopía óptica (MO) y análisis de Microscopía electrónica de barrido – microanálisis mediante espectroscopia por dispersión de energías de rayos X (SEM‑EDS) y micro espectroscopia infrarroja por transformada de Fourier (μ-FTIR) a muestras recogidas de la pintura. Se presentan los resultados de los análisis que permitieron la identificación de la técnica y de los materiales que constituyen la pintura.This article discusses some of the creative processes of Abel Salazar (1889 – 1946), based on documentary sources and reinforced by reconstructions of pictorial techniques of the author. It addresses the technical and material study of a large format painting on canvas, Efeitos de luz num armazém, such as the characteristics of support, ground, drawing and painting. For this study we used different examination and analysis methods, namely photography of visible light spectrum, UV and IR to the painting; observation by optical microscopy (OM) and analysis with Scanning Electron Microscopy with X‑ray microanalysis (SEM‑EDS) and micro Fourier transform infrared spectroscopy (μ‑FTIR) from samples taken from the piece. Analytical results are presented and complemented the identification of the technical procedures in order to determine the materials that constitute the canvas.Repositório ComumBrito, AnaCalvo, AnaCruz, António João2024-01-24T10:52:02Z20152024-01-23T23:06:45Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49306porcv-prod-417076info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T15:00:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:06.106655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
title |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
spellingShingle |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final Brito, Ana Abel Salazar estudo técnico multidisciplinar reconstrução pictórica estudo técnico desenho preparatório técnica pictórica |
title_short |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
title_full |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
title_fullStr |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
title_full_unstemmed |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
title_sort |
Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final |
author |
Brito, Ana |
author_facet |
Brito, Ana Calvo, Ana Cruz, António João |
author_role |
author |
author2 |
Calvo, Ana Cruz, António João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ana Calvo, Ana Cruz, António João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abel Salazar estudo técnico multidisciplinar reconstrução pictórica estudo técnico desenho preparatório técnica pictórica |
topic |
Abel Salazar estudo técnico multidisciplinar reconstrução pictórica estudo técnico desenho preparatório técnica pictórica |
description |
O presente artigo aborda o estudo de alguns processos criativos de Abel Salazar (1889 – 1946), baseado em fontes documentais, e reforçado por reconstruções técnicas pictóricas do autor. Aborda o estudo técnico e material da pintura de grande formato sobre tela Efeitos de luz num armazém, nomeadamente as características do suporte, preparação, desenho e pintura. Para este estudo recorreu‑se a diferentes métodos de exame e análise, nomeada‑mente fotografia de luz do espetro visível, UV e IV à pintura; observação por microscopia ótica (MO) e análise com microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios‑X por dispersão de energia a (SEM‑EDS) micro‑espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ‑FTIR) de amostras recolhidas da obra. São apresentados os resultados analíticos que permitiram complementar a identificação de procedimentos técnicos e determinar os materiais constituintes da pintura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2024-01-24T10:52:02Z 2024-01-23T23:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49306 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
cv-prod-417076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137058313207808 |