Dança em intervenção psicomotora: um estudo sobre os reguladores de interação social em crianças com perturbação do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Catarina Isabel Póvoas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21952
Resumo: A presente investigação centra-se na Dança enquanto recurso da Psicomotricidade Relacional como intervenção nas Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Partilhando aspetos comuns, estas abordagens centram-se no movimento do corpo, permitindo a comunicação, a expressão e a criatividade. Esta investigação tem como objetivo geral o estudo do impacto da dança como recurso da psicomotricidade com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, com particular foco no estudo de áreas da interação social, nomeadamente contato ocular, expressões faciais, utilização de gestos, utilização da voz/verbalizações, proxémia, relação com a atividade e interação. A investigação incide no estudo de quatro casos, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. As intervenções individuais desenvolveram-se ao longo de 25 sessões bissemanais, com três crianças, e ao longo de 20 sessões semanais com outra criança. Os instrumentos utilizados nos momentos pré e pós intervenção foram a Childhool Autism Rating Scale (CARS) e a Grelha de Observação Psicomotora (GOP) (Costa, 2008), e ao longo de toda a intervenção a Grelha de Observação do Comportamento da Criança (GOCC) (adaptada de Simões & Santos, 2009). A análise dos dados evidenciou que a Dança como mediador na Psicomotricidade contribuiu positivamente para o desenvolvimento de áreas da interação social destas crianças, nomeadamente no contato ocular com o adulto; o sorriso, manifestando mais expressões faciais concordantes com a relação; a imitação de gestos; o uso e a exploração do gesto e do movimento espontâneo; o recurso a gestos para expressar afeto; a proxémia, manifestando mais tempo de proximidade física com o adulto e o tempo de permanência na atividade; Abstract: "Dance in Psychomotor Intervention: a study on Social Interaction Regulators in Children with Autism Spectrum Disorder" The present research focuses on Dance as a resource of Relational Psychomotricity for intervention in Autism Spectrum Disorders (ASD). By sharing common factors, these approaches focus on body motion, allowing communication, expression and creativity. The general objective of this research is the study of the impact of dance as a resource of psychomotricity in intervention with children suffering from Autism Spectrum Disorder, with particular focus on the study of areas of social interaction, namely eye contact, facial expressions, use of gestures, use of voice / verbalizations, proxemia, relation with the activity and interaction. The research focuses on the study of four cases, aged between 7 and 12 years old. Individual interventions were developed over 25 biweekly sessions with three children and over 20 weekly sessions with another child. The Childhool Autism Rating Scale (CARS) and the Psychomotor Observation Grid (POG) (Costa, 2008), were the tools used in the pre- and post-intervention moments; and throughout all the intervention, the Child Behavior Observation Grid (CBOG) (Adapted from Simões & Santos, 2009). Data analysis showed that Dance as mediator in Psychomotricity contributed positively to the development of areas of social interaction in these children, namely in the eye contact with the adult; the smile, showing more facial expressions concordant with the relation; the replication of gestures; the use and exploitation of gesture and spontaneous movement; the use of gestures to express affection; the proxemia, showing more time of physical proximity with the adult and the residence time in the activity.
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