O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavão, Diana M S
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3681
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo a descrição e consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da PES. Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim de Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica do Bonfim, com uma turma de 4º ano de escolaridade, ambas instituições pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. A PES visa a integração do estudante estagiário na vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo com vista à formação de docentes promotores de um ensino de qualidade. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo apresenta-se o estudo da investigação realizado com o Kahoot, uma proposta de software educativo apresentado para melhorar os resultados dos alunos a nível da área da Matemática e para auxiliar os professores na avaliação dos alunos.
id RCAP_3b5a0d2de197b76c919bcd7a61ad07a3
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software KahootKahootMatemáticaPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo a descrição e consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da PES. Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim de Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica do Bonfim, com uma turma de 4º ano de escolaridade, ambas instituições pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. A PES visa a integração do estudante estagiário na vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo com vista à formação de docentes promotores de um ensino de qualidade. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo apresenta-se o estudo da investigação realizado com o Kahoot, uma proposta de software educativo apresentado para melhorar os resultados dos alunos a nível da área da Matemática e para auxiliar os professores na avaliação dos alunos.Instituto Politécnico da Guarda2017-05-31T14:00:39Z2017-05-312017-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3681http://hdl.handle.net/10314/3681TID:201701090porPavão, Diana M Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T03:00:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
title O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
spellingShingle O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
Pavão, Diana M S
Kahoot
Matemática
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
title_short O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
title_full O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
title_fullStr O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
title_full_unstemmed O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
title_sort O Ensino da Matemática no 1º CEB e o software Kahoot
author Pavão, Diana M S
author_facet Pavão, Diana M S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavão, Diana M S
dc.subject.por.fl_str_mv Kahoot
Matemática
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
topic Kahoot
Matemática
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo a descrição e consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da PES. Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim de Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica do Bonfim, com uma turma de 4º ano de escolaridade, ambas instituições pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. A PES visa a integração do estudante estagiário na vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo com vista à formação de docentes promotores de um ensino de qualidade. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo apresenta-se o estudo da investigação realizado com o Kahoot, uma proposta de software educativo apresentado para melhorar os resultados dos alunos a nível da área da Matemática e para auxiliar os professores na avaliação dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T14:00:39Z
2017-05-31
2017-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3681
http://hdl.handle.net/10314/3681
TID:201701090
url http://hdl.handle.net/10314/3681
identifier_str_mv TID:201701090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304494060601344