A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3024 |
Resumo: | Uma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular. |
id |
RCAP_3ba1a737d84b153e5a4648ac70485ef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/3024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunosEnsino básico primeiro cicloCurrículosInfluências dos currículos da educação pré-escolarUma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular.Since curricular articulation between levels and stages of education are of importance for the formation and for the educational success of students , we question whether teachers of the 1st cycle of basic education consider that the learning done by students in education Preschool facilitate those to be held on the 1st Cycle of Basic Education . To answer this question, inquire, questionnaire, teachers of the 1st cycle of basic education of a group of schools in the district of Braga. The results obtained showed that the opinions of teachers being little different compared to most of the questions , a large percentage of them agreed that the learning done in Preschool Education facilitate those to be made on the 1st Cycle of Basic Education . Also implicit was the consensus of the respondents regarding the importance of a concept that is becoming ever more relevant and productive as is the Joint Curriculum.2014-03-11T13:16:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3024pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:06.002633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
title |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
spellingShingle |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira Ensino básico primeiro ciclo Currículos Influências dos currículos da educação pré-escolar |
title_short |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
title_full |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
title_fullStr |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
title_full_unstemmed |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
title_sort |
A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos |
author |
Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira |
author_facet |
Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico primeiro ciclo Currículos Influências dos currículos da educação pré-escolar |
topic |
Ensino básico primeiro ciclo Currículos Influências dos currículos da educação pré-escolar |
description |
Uma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-03-11T13:16:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/3024 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/3024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137126950895616 |