A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3024
Resumo: Uma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular.
id RCAP_3ba1a737d84b153e5a4648ac70485ef6
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunosEnsino básico primeiro cicloCurrículosInfluências dos currículos da educação pré-escolarUma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular.Since curricular articulation between levels and stages of education are of importance for the formation and for the educational success of students , we question whether teachers of the 1st cycle of basic education consider that the learning done by students in education Preschool facilitate those to be held on the 1st Cycle of Basic Education . To answer this question, inquire, questionnaire, teachers of the 1st cycle of basic education of a group of schools in the district of Braga. The results obtained showed that the opinions of teachers being little different compared to most of the questions , a large percentage of them agreed that the learning done in Preschool Education facilitate those to be made on the 1st Cycle of Basic Education . Also implicit was the consensus of the respondents regarding the importance of a concept that is becoming ever more relevant and productive as is the Joint Curriculum.2014-03-11T13:16:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3024pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:06.002633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
title A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
spellingShingle A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira
Ensino básico primeiro ciclo
Currículos
Influências dos currículos da educação pré-escolar
title_short A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
title_full A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
title_fullStr A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
title_full_unstemmed A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
title_sort A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos
author Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira
author_facet Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Virgínia Fernandes Cerveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico primeiro ciclo
Currículos
Influências dos currículos da educação pré-escolar
topic Ensino básico primeiro ciclo
Currículos
Influências dos currículos da educação pré-escolar
description Uma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-03-11T13:16:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3024
url http://hdl.handle.net/10348/3024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137126950895616