Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19544
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
id RCAP_3c5f7d1f0833de5eaf0108f58c1f960a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe376.3159.946.3Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)A elevada prevalência de crianças com perturbações da comunicação, nomeadamente ao nível das perturbações da linguagem e das perturbações fonológicas ou fonéticas, resultando num encaminhamento frequente para os serviços de educação especial, conduz à necessidade de um maior conhecimento relativamente aos processos de linguagem e fala em Português Europeu (PE). Com este estudo, tínhamos como principais objetivos analisar as competências fonéticas e fonológicas das crianças que apresentam perturbações da linguagem ou fala, comparando o desempenho das mesmas no Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE; Mendes, Afonso, Lousada, & Andrade, 2009) com os resultados obtidos para a norma das crianças portuguesas. Este estudo exploratório foi realizado nas escolas EB1 e jardins de infância de um agrupamento de escolas do concelho de Fafe, em 59 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos de idade com perturbações da linguagem ou fala. Os resultados obtidos neste estudo foram: 1) A idade cronológica influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala; 2) O género não influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem e fala; 3) O diagnóstico influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala; 4) O contexto educacional não influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala, e 5) O apoio em terapia da fala influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que as crianças avaliadas com este teste apresentam: 1) um desempenho inferior ao percentil 10; 2) uma discrepância de pelo menos 12 meses entre a idade linguística e a cronológica, 3) uma diferença no desempenho igual ou superior a um desvio e meio ou dois desvios padrão abaixo do esperado para a sua faixa etária. Assim, o TFF-ALPE (Mendes et al., 2009) é um teste que deverá ser utilizado no processo de identificação das crianças com perturbações ao nível da produção dos sons da fala.The high prevalence of children with communication disorders, namely in terms of language and phonetic or phonological disorders, often resulting in a referral for special education services, leads for more knowledge on the processes of language and speech in European Portuguese (EP). The aim of this study was to analyze the phonetic and phonological performance among children who have speech or language disorders, by comparing their performance with the Phonetic-Phonological Test (TFF-ALPE; Mendes, Afonso Lousada, & Andrade, 2009) standardized norms. This study was conducted in schools and preschools of Fafe municipality with 59 children (aged 4-11) diagnosed with language or speech disorders. The results of this study were: 1) Age of children with language and speech disorders influences their phonetic and phonological performance; 2) Gender does not influence the phonetic and phonological performance of children with speech and language disorders; 3) Diagnose influences the phonetic and phonological performance of children with language or speech disorders; 4) Educational context does not influence the phonetic and phonological performance of children with language or speech disorders; 5) Speech therapy services influences the phonetic and phonological performance in children with language or speech disorders. Results obtained from this study can be described as: 1) children showed a performance below the percentile 10; 2) there is a discrepancy of at least 12 months between the chronological age and the linguistic age, 3) there is a difference in their performance equal or higher than a 1,5 or 2 standard deviation below the expected for that age range. So, the TFF-ALPE (Mendes et al., 2009) can be considered as a useful tool in assessment procedures towards the identification of children with speech sound disorders.Santos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoFernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
title Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
spellingShingle Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
Fernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes
376.3
159.946.3
title_short Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
title_full Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
title_fullStr Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
title_full_unstemmed Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
title_sort Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
author Fernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes
author_facet Fernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Anabela Cruz dos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv 376.3
159.946.3
topic 376.3
159.946.3
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19544
url http://hdl.handle.net/1822/19544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303842315042816