Estudo do efeito de ambientes corrosivos em compósitos laminados de carbono-epóxi
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Publication Date: | 2017 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.6/7921 |
Summary: | Ao longo dos anos, tem se verificado um aumento na utilização de estruturas baseadas em materiais compósitos, particularmente no setor aeronáutico, onde é exigida uma elevada performance por parte dos componentes (resistência específica, diminuição do número de componentes, etc), devido às condições exigente (maior autonomia, redução do tempo de manutenção, ect) a que estão sujeitos durante o seu período de operações. Dentro da classe dos compósitos, é de destacar as fibras de carbono com matriz epoxídica, que devido à sua elevada resistência específica se tornou um elemento essencial no sector aeronáutico, sendo usada principalmente em elementos estruturais de asas e fuselagens de diversas aeronaves. Apesar de, em geral, estes materiais exibirem excelentes desempenhos mecânicos, a utilização de matrizes análogas poderá originar alterações significativas de comportamento [1]. O contacto com um ambiente ácido, tanto de origem natural, através da libertação de gases tóxicos para a atmosfera durante erupções vulcânicas, como de origem humana, com a libertação de gases poluentes provenientes do setor industrial, aceleram a degradação do material, podendo comprometer diversas propriedades mecânicas, como por exemplo a sua resistência mecânica e módulo de elasticidade [2], [3]. Durante este trabalho, fabricaram-se laminados de carbono com 2 resinas epóxi distintas e avaliou-se a influencia da sua exposição a soluções acídicas (com 35% de HCl) e alcalinas (com 35% de NaOH), em ensaios de flexão de 3 pontos e de fadiga. Dos resultados, conclui-se que o laminado de carbono fabricado com matriz epoxídica CR122 apresenta, em geral, uma maior taxa de degradação do que os laminados com matriz SR 1500. Esta diferença é especialmente visível após a sua exposição durante 100 dias um ambiente rico em HCl, registando um decréscimo de cerca de 35% da sua tensão de rutura. |
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Estudo do efeito de ambientes corrosivos em compósitos laminados de carbono-epóxiAmbiente HostilComportamento MecânicoDegradação das PropriedadesFadiga MecânicaLaminados de CarbonoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaAo longo dos anos, tem se verificado um aumento na utilização de estruturas baseadas em materiais compósitos, particularmente no setor aeronáutico, onde é exigida uma elevada performance por parte dos componentes (resistência específica, diminuição do número de componentes, etc), devido às condições exigente (maior autonomia, redução do tempo de manutenção, ect) a que estão sujeitos durante o seu período de operações. Dentro da classe dos compósitos, é de destacar as fibras de carbono com matriz epoxídica, que devido à sua elevada resistência específica se tornou um elemento essencial no sector aeronáutico, sendo usada principalmente em elementos estruturais de asas e fuselagens de diversas aeronaves. Apesar de, em geral, estes materiais exibirem excelentes desempenhos mecânicos, a utilização de matrizes análogas poderá originar alterações significativas de comportamento [1]. O contacto com um ambiente ácido, tanto de origem natural, através da libertação de gases tóxicos para a atmosfera durante erupções vulcânicas, como de origem humana, com a libertação de gases poluentes provenientes do setor industrial, aceleram a degradação do material, podendo comprometer diversas propriedades mecânicas, como por exemplo a sua resistência mecânica e módulo de elasticidade [2], [3]. Durante este trabalho, fabricaram-se laminados de carbono com 2 resinas epóxi distintas e avaliou-se a influencia da sua exposição a soluções acídicas (com 35% de HCl) e alcalinas (com 35% de NaOH), em ensaios de flexão de 3 pontos e de fadiga. Dos resultados, conclui-se que o laminado de carbono fabricado com matriz epoxídica CR122 apresenta, em geral, uma maior taxa de degradação do que os laminados com matriz SR 1500. Esta diferença é especialmente visível após a sua exposição durante 100 dias um ambiente rico em HCl, registando um decréscimo de cerca de 35% da sua tensão de rutura.Over the years, there has been an increase in the use of composite materials based structures, particularly in the aeronautics sector, where high performances are required from the components, due to the hard conditions (higher autonomy, maintenance reduction time, ect) to which they are subject during their period of operations. Within the class of the composites, carbon fibers with epoxy resin matrix has become an essential element in the aeronautical field, due to their high mechanic specific resistance and excelente chemical properties, being nowadays used mainly in structural elements of wings and fuselages of many aircrafts. Although in general these materials exhibit excellent mechanical performances, the use of similar matrices may still lead to significant behavioral changes [3]. Contact with an acidic environment, both of natural origin, through the release of toxic gases into the atmosphere during volcanic eruptions, or of human origin, with the release of polluting gases from the industrial sector, accelerate the degradation of the material, which can compromise several mechanical properties, such as its mechanical strength and elastic modulus [4], [5]. During this work, carbon laminates with 2 different epoxy resins were manufactured and the influence of their exposure to acidic (with 35% HCl) and basic (with 35% NaOH) solutions was evaluated ugsing a bending joint and fatigue test. From the results, it can be concluded that the CR122 epoxy matrix carbon laminate has, in general, a higher rate of degradation than the SR 1500 matrix laminates. This difference is especially visible after its exposure for 100 days to an environment with high concentration of HCl, recording a decrease of about 35% of its ultimate tensile stress.Silva, Abílio Manuel Pereira daGamboa, Pedro VieirauBibliorumFernandes, Gonçalo António Andrade2019-12-17T17:07:14Z2017-07-202017-06-272017-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7921TID:202340074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:22.376058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ao longo dos anos, tem se verificado um aumento na utilização de estruturas baseadas em materiais compósitos, particularmente no setor aeronáutico, onde é exigida uma elevada performance por parte dos componentes (resistência específica, diminuição do número de componentes, etc), devido às condições exigente (maior autonomia, redução do tempo de manutenção, ect) a que estão sujeitos durante o seu período de operações. Dentro da classe dos compósitos, é de destacar as fibras de carbono com matriz epoxídica, que devido à sua elevada resistência específica se tornou um elemento essencial no sector aeronáutico, sendo usada principalmente em elementos estruturais de asas e fuselagens de diversas aeronaves. Apesar de, em geral, estes materiais exibirem excelentes desempenhos mecânicos, a utilização de matrizes análogas poderá originar alterações significativas de comportamento [1]. O contacto com um ambiente ácido, tanto de origem natural, através da libertação de gases tóxicos para a atmosfera durante erupções vulcânicas, como de origem humana, com a libertação de gases poluentes provenientes do setor industrial, aceleram a degradação do material, podendo comprometer diversas propriedades mecânicas, como por exemplo a sua resistência mecânica e módulo de elasticidade [2], [3]. Durante este trabalho, fabricaram-se laminados de carbono com 2 resinas epóxi distintas e avaliou-se a influencia da sua exposição a soluções acídicas (com 35% de HCl) e alcalinas (com 35% de NaOH), em ensaios de flexão de 3 pontos e de fadiga. Dos resultados, conclui-se que o laminado de carbono fabricado com matriz epoxídica CR122 apresenta, em geral, uma maior taxa de degradação do que os laminados com matriz SR 1500. Esta diferença é especialmente visível após a sua exposição durante 100 dias um ambiente rico em HCl, registando um decréscimo de cerca de 35% da sua tensão de rutura. |
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