A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Sílvia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Peixoto, Carla, Pessanha, Manuela, Ferreira, Tiago, Barros, Ana, Kiel, Ewald, Weiß, Sabine, Keller-Schneider, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24298
Resumo: Neste estudo analisaram-se os motivos de estudantes para escolherem a carreira docente e respetivas associações com variáveis sociodemográficas, com características do curso de formação de professores e com crenças de autoeficácia. Participaram 183 estudantes (86% mulheres) de cursos de mestrado em ensino de instituições portuguesas, que preencheram um questionário on-line sobre características sociodemográficas, motivos da sua decisão de se tornarem professores (Kiel, Geider, & Junger, 2004) e crenças de autoeficácia (Schwarzer & Jerusalem, 1995; versão portuguesa de Araújo & Moura, 2011). Através da análise fatorial, foram derivados quatro fatores subjacentes aos motivos para ser professor: (a) Benefícios da profissão, (b) Influências sociais, (c) Interesse no curso ou nos conteúdos académicos, e (d) Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes. Foram encontrados valores médios mais elevados nos motivos relacionados com a Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes e com o Interesse no curso/nos conteúdos académicos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de estudantes que optaram por um curso que profissionaliza para a educação pré-escolar e/ou primeiro ciclo e os que optaram por um curso que profissionaliza para o ensino de disciplinas específicas, assim como em função da idade, do género e da autoeficácia. As implicações para a formação de professores são discutidas.
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