O impacto da aposta informativa nos clubes de menor dimensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Daniela da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11044
Resumo: O futebol é considerado o desporto-rei em vários países e é também aquele capaz de reunir e unir multidões, independentemente do género, da crença ou da etnia. Não é, portanto, de estranhar que os meios de comunicação social especializados em desporto façam desta modalidade protagonista, mas é certo que o destaque dado aos clubes de futebol portugueses está longe de ser igualmente distribuído, sendo os designados “três grandes” - FC Porto, SL Benfica e Sporting CP - aqueles que mais páginas enchem e mais tempo de atena têm nas televisões ou rádios. A exposição do trabalho desenvolvido nos Departamentos de Comunicação dos clubes de maior dimensão é grande, mas o que acontece nos restantes? A forma como os clubes ditos “pequenos” têm comunicado, graças ao trabalho dos seus Departamentos de Comunicação, é já vista como uma alternativa para contornar os media tradicionais e colmatar a escassez de notícias por eles partilhadas. Mas que técnicas é que estão a ser utilizadas e que efeitos é que têm produzido? Será que assim conseguem contornar a dependência informativa que tinham em relação aos meios de comunicação mainstream? De forma a encontrar respostas para estas e outras questões, este trabalho estuda a realidade vivida pelo FC Paços de Ferreira e, mais concretamente, o seu projeto FCPF Magazine, complementando a observação participante com a realização de uma entrevista aos membros do seu Departamento de Comunicação e de dois inquéritos por questionário aos seus adeptos. Após a devida análise, foi possível confirmar que os clubes de pequena dimensão conseguem, efetivamente, destacar-se e tirar vantagens a partir da aposta nestes departamentos, sem serem prejudicados em nenhum aspeto, sendo o FC Paços de Ferreira um caso de sucesso.
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