Os media como espaço do sim-bole ou da dia-bole?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66616 |
Resumo: | Os meios de comunicação social, sobretudo os de suporte audiovisual, são expoentes máximos da representação espetacular do real. São, por isso, um "leito" privilegiado onde adormecemos. Os meios de comunicação social, omnipotentes, condenam a democracia à sua irremediável estetização, pela sua mediação, simulação, hedonismo, narcisismo... de maneira que o ideal democrático perde o seu objeto. Por isso, o diabólico resume melhor a natureza da cultura mediática, porque pressupõe uma tensão permanente. Os média deveriam ser interpretados como espaços privilegiados para o confronto de experiências. |
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Os media como espaço do sim-bole ou da dia-bole?Media: symbols or devils?MédiaDemocraciaRepresentação espetacularSimulaçãoCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs meios de comunicação social, sobretudo os de suporte audiovisual, são expoentes máximos da representação espetacular do real. São, por isso, um "leito" privilegiado onde adormecemos. Os meios de comunicação social, omnipotentes, condenam a democracia à sua irremediável estetização, pela sua mediação, simulação, hedonismo, narcisismo... de maneira que o ideal democrático perde o seu objeto. Por isso, o diabólico resume melhor a natureza da cultura mediática, porque pressupõe uma tensão permanente. Os média deveriam ser interpretados como espaços privilegiados para o confronto de experiências.Grupo ComunicarUniversidade do MinhoOliveira, Madalena2004-032004-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66616porOliveira, M. (2004). Os media como espaço do sim-bole ou da dia-bole? Comunicar, 22, 33-37.1134-34781988-329310.3916/C22-2004-06https://doi.org/10.3916/C22-2004-06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:53ZPortal AgregadorONG |
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