Educação socioemocional: estudo do impacto do ensino–aprendizagem da música nas emoções do ser humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8092 |
Resumo: | O presente documento resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Classe de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Polo de Sousel, durante o ano letivo 2020/21, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola e da Turma de IV de Formação Musical deste polo; apresentam-se planificações e respetivos relatórios de aula, finalizando com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido sob o título Estudo do impacto do ensino – aprendizagem da Música nas Emoções do Ser Humano, tendo como objetivo implementar estratégias e atividades pedagógicas inovadoras que, tendo por base as emoções, promovam a motivação para a aprendizagem da música e a relação professor-aluno. A metodologia que suportou a pesquisa é de natureza qualitativa, organizando-se como uma investigação-ação, uma vez que concebi e implementei estratégias e atividades pedagógicas que visaram dar resposta à falta de interesse, motivação e falta de gosto pela disciplina de formação musical. Os recursos que suportaram a intervenção foram essencialmente excertos musicais, escalas, intervalos melódicos e acordes, onde os alunos tentaram associar sons a emoções específicas que iam ao encontro das emoções desencadeadas por esses estímulos. Como técnicas de recolha de dados utilizei grelhas de observação como suporte à observação participante, também recorri ao uso inquéritos por questionários para conhecer a opinião dos alunos sobre as estratégias e materiais utilizados no estudo. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas foram adequadas, tendo conduzido a resultados positivos. A associação entre emoções e os conteúdos musicais dinamizou mudanças positivas nos alunos a nível da sua postura, dedicação, gosto e motivação, que era o meu principal foco no final deste ano letivo. Foi, assim, notória a excelente evolução dos discentes, bem como o gosto pela disciplina de Formação Musical. |
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Educação socioemocional: estudo do impacto do ensino–aprendizagem da música nas emoções do ser humanoEstratégias pedagógicasMotivaçãoEmoçõesMúsicaFormação musicalPedagogical strategiesMotivationEmotionsMusicMusic educationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente documento resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Classe de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Polo de Sousel, durante o ano letivo 2020/21, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola e da Turma de IV de Formação Musical deste polo; apresentam-se planificações e respetivos relatórios de aula, finalizando com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido sob o título Estudo do impacto do ensino – aprendizagem da Música nas Emoções do Ser Humano, tendo como objetivo implementar estratégias e atividades pedagógicas inovadoras que, tendo por base as emoções, promovam a motivação para a aprendizagem da música e a relação professor-aluno. A metodologia que suportou a pesquisa é de natureza qualitativa, organizando-se como uma investigação-ação, uma vez que concebi e implementei estratégias e atividades pedagógicas que visaram dar resposta à falta de interesse, motivação e falta de gosto pela disciplina de formação musical. Os recursos que suportaram a intervenção foram essencialmente excertos musicais, escalas, intervalos melódicos e acordes, onde os alunos tentaram associar sons a emoções específicas que iam ao encontro das emoções desencadeadas por esses estímulos. Como técnicas de recolha de dados utilizei grelhas de observação como suporte à observação participante, também recorri ao uso inquéritos por questionários para conhecer a opinião dos alunos sobre as estratégias e materiais utilizados no estudo. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas foram adequadas, tendo conduzido a resultados positivos. A associação entre emoções e os conteúdos musicais dinamizou mudanças positivas nos alunos a nível da sua postura, dedicação, gosto e motivação, que era o meu principal foco no final deste ano letivo. Foi, assim, notória a excelente evolução dos discentes, bem como o gosto pela disciplina de Formação Musical.Abstract : This document results from the work carried out within the scope of the attendance of the Master's Degree in Music Education, Musical Education option and Chamber Music, of the School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, in the curricular units of Supervised Teaching Practice. The first part addresses the Supervised Teaching Practice, held at the Escola de Artes do Norte Alentejano – Polo de Sousel, during the 2020/21 school year, where a characterization of the surrounding environment, the school and the Class IV of Musical Education of this pole was made; plans and respective class reports are presented, ending with a critical reflection of the work developed during the traineer time. In the second part, the research work developed under the title Study of the impact of teaching - learning music on the Emotions of the Human, being is exposed, aiming to implement innovative pedagogical strategies and activities that, based on emotions, promote motivation for learning music and the teacher-student relationship. The methodology that supported the research is qualitative in nature, organizing itself as an action investigation, since I conceived and implemented pedagogical strategies and activities that aimed to respond to the lack of interest, motivation and lack of taste for the discipline of musical training. The resources that supported the intervention were essentially musical excerpts, scales, melodic intervals and chords, where students tried to associate sounds with specific emotions that met the emotions triggered by these stimuli. As data collection techniques I used observation grids to support participant observation, I also used questionnaire surveys to know the opinion of students about the strategies and materials used in the study. The results obtained show that the strategies adopted were adequate, having led to positive results. The association between emotions and musical content energized positive changes in students in terms of their posture, dedication, taste and motivation, which was my main focus at the end of this school year. Thus, the excellent evolution of students was notorious, as well as the taste for the discipline of Musical Education.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaPereira, Cristina Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Patrícia da2022-08-03T14:43:46Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8092TID:203048741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:11ZPortal AgregadorONG |
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