Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ariana Pinto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lemos, M.S., Henriques, Margarida R., Oliveira, António Fonseca, Mendes, Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9281
Resumo: Resumo: A vivência de uma doença crónica é um fator de stress que pode originar um conjunto de vivências traumáticas ainda pouco estudadas. A escrita expressiva permite aceder aos significados de vivências pessoais criando simultaneamente oportunidades de insight e reorganização de experiências traumáticas. Usando esta técnica o presente estudo analisou as experiências traumáticas narradas por 36 adolescentes com escoliose (19 dos quais usam colete) e 20 com diabetes. Os resultados identificaram a monitorização da terapêutica, as queixas físicas, as relações interpessoais e as preocupações com o desenvolvimento da doença como sendo as experiências traumáticas mais frequentes. A comparação das narrativas dos três grupos de adolescentes mostrou que mais do que o tipo de doença, o uso do colete está significativamente implicado nas vivências traumáticas destes adolescentes. A análise dos resultados ao longo do tempo, mostrou ainda efeitos positivos da escrita expressiva na diminuição da vivência traumática destes adolescentes, reforçando a sua pertinência como instrumento para a clínica.
id RCAP_3e791707c3b96b09d4d90eb97ea03a5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetesTraumatic experiences in chronic illness: Reports of adolescents with scoliosis and diabetesAdolescênciaDiabetesEscolioseExperiências traumáticasEscrita expressivaAdolescenceDiabetesScoliosisTraumatic experienceExpressive writingResumo: A vivência de uma doença crónica é um fator de stress que pode originar um conjunto de vivências traumáticas ainda pouco estudadas. A escrita expressiva permite aceder aos significados de vivências pessoais criando simultaneamente oportunidades de insight e reorganização de experiências traumáticas. Usando esta técnica o presente estudo analisou as experiências traumáticas narradas por 36 adolescentes com escoliose (19 dos quais usam colete) e 20 com diabetes. Os resultados identificaram a monitorização da terapêutica, as queixas físicas, as relações interpessoais e as preocupações com o desenvolvimento da doença como sendo as experiências traumáticas mais frequentes. A comparação das narrativas dos três grupos de adolescentes mostrou que mais do que o tipo de doença, o uso do colete está significativamente implicado nas vivências traumáticas destes adolescentes. A análise dos resultados ao longo do tempo, mostrou ainda efeitos positivos da escrita expressiva na diminuição da vivência traumática destes adolescentes, reforçando a sua pertinência como instrumento para a clínica.Abstract: The experience of chronic illness is a stressful life event that can lead to a set of traumatic experiences with intense and long-lasting psychosocial effects still poorly understood. Expressive writing is particularly powerful in disclosing the in-depth meaning of human experiences, also creating opportunities for insight and reorganization of traumatic experiences. The present study analyzed the traumatic experiences reported by 36 adolescents with scoliosis (19 using the brace) and 20 with diabetes, using expressive writing paradigm. The results identified the monitoring of therapy, physical complaints, relationships and concerns about the development of chronic illness as the most frequent traumatic experiences. The comparison of the narratives of the three groups of adolescents showed that more than the type of chronic illness the use of the brace was significantly implicated in the traumatic experiences of these adolescents. Over time expressive writing showed positive effects, reinforcing its relevance as a tool for clinical use.Edições ISPARepositório do ISPALopes, Ariana PintoLemos, M.S.Henriques, Margarida R.Oliveira, António FonsecaMendes, Rosário2023-09-08T13:47:40Z2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9281porLopes, A. P., Lemos, S. M., henriques, M. R., Oliveira, A. F., & Mendes, R. (2019). Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes. Análise Psicológica, 37(3), 327-340. https://doi.org/10.14417/ap.16310870-823110.14417/ap.1631info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-10T02:15:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:52.053034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
Traumatic experiences in chronic illness: Reports of adolescents with scoliosis and diabetes
title Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
spellingShingle Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
Lopes, Ariana Pinto
Adolescência
Diabetes
Escoliose
Experiências traumáticas
Escrita expressiva
Adolescence
Diabetes
Scoliosis
Traumatic experience
Expressive writing
title_short Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
title_full Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
title_fullStr Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
title_full_unstemmed Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
title_sort Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes
author Lopes, Ariana Pinto
author_facet Lopes, Ariana Pinto
Lemos, M.S.
Henriques, Margarida R.
Oliveira, António Fonseca
Mendes, Rosário
author_role author
author2 Lemos, M.S.
Henriques, Margarida R.
Oliveira, António Fonseca
Mendes, Rosário
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ariana Pinto
Lemos, M.S.
Henriques, Margarida R.
Oliveira, António Fonseca
Mendes, Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Diabetes
Escoliose
Experiências traumáticas
Escrita expressiva
Adolescence
Diabetes
Scoliosis
Traumatic experience
Expressive writing
topic Adolescência
Diabetes
Escoliose
Experiências traumáticas
Escrita expressiva
Adolescence
Diabetes
Scoliosis
Traumatic experience
Expressive writing
description Resumo: A vivência de uma doença crónica é um fator de stress que pode originar um conjunto de vivências traumáticas ainda pouco estudadas. A escrita expressiva permite aceder aos significados de vivências pessoais criando simultaneamente oportunidades de insight e reorganização de experiências traumáticas. Usando esta técnica o presente estudo analisou as experiências traumáticas narradas por 36 adolescentes com escoliose (19 dos quais usam colete) e 20 com diabetes. Os resultados identificaram a monitorização da terapêutica, as queixas físicas, as relações interpessoais e as preocupações com o desenvolvimento da doença como sendo as experiências traumáticas mais frequentes. A comparação das narrativas dos três grupos de adolescentes mostrou que mais do que o tipo de doença, o uso do colete está significativamente implicado nas vivências traumáticas destes adolescentes. A análise dos resultados ao longo do tempo, mostrou ainda efeitos positivos da escrita expressiva na diminuição da vivência traumática destes adolescentes, reforçando a sua pertinência como instrumento para a clínica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09
2019-09-01T00:00:00Z
2023-09-08T13:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9281
url http://hdl.handle.net/10400.12/9281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, A. P., Lemos, S. M., henriques, M. R., Oliveira, A. F., & Mendes, R. (2019). Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes. Análise Psicológica, 37(3), 327-340. https://doi.org/10.14417/ap.1631
0870-8231
10.14417/ap.1631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133556680687616