Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Rui Amorim da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2399
Resumo: Nesta tese estudaram-se as emissões de ruído num troço da EN109 que atravessa a vila de Vagos. Para tal, foram inicialmente realizadas medições contínuas durante 48 horas em dois locais com situações de tráfego distintas, que permitiram analisar as variações do ruído ao longo do dia. A partir dos dados destas medições, identificaram-se os níveis de ruído mais frequentes, num intervalo de 5 dB(A), com os quais se determinaram os espectros de frequência característicos dos locais de medição. Posteriormente calcularam-se os indicadores Lden, Ld, Le e Ln, determinando que erros são cometidos, quando o cálculo é feito com base em medições que só abrangem parte dos respectivos períodos de referência. Para determinar como variam os níveis de ruído emitidos pelas várias categorias de veículos, realizaram-se novas medições em cinco locais com diferentes condições de circulação, utilizando um método tipo SPB (Statistical Pass-By), que permitiu associar níveis de ruído à passagem de veículos. Esses níveis são analisados em intervalos de 5 dB(A), nos quais se determinou um espectro de frequências médio. Compararam-se os espectros de frequência entre os diferentes pontos de medição, tendo-se verificado em que bandas de 1/3 de oitava se dão as diminuições dos níveis de ruído registadas. Por fim, compararam-se os espectros médios obtidos nas medições de 48 horas com o das medições a veículos isolados. ABSTRACT: In this thesis, the emission of noise on a stretch of the EN109 road which runs through the town of Vagos was studied. For this purpose, continuous measurements, during 48 hours at two locations with different traffic situations, were first carried out, subsequently allowing the analysis of the variations of noise throughout the day. From the data gathered by these measurements, the most frequent noise levels were identified, in a range of 5 dB (A), and the latter determined the frequency spectrum characteristic of the measuring points. Afterwards, the Lden, Ld, Le and Ln were calculated, determining which mistakes may be made when the calculation is based on measurements that only cover part of the respective reference periods. In order to determine how the levels of noise emitted by the various categories of vehicles varied, new measurements were conducted at five sites with different traffic conditions, using a SPB (Statistical Pass-By) method which made possible the association between the levels of noise and the passage of vehicles. These levels were reviewed at intervals of 5 dB (A), in which an average frequencies spectrum was determined. The frequency spectrum between different points of measurement was compared and it was also verified in which 1/3 octave bands it was possible to find a reduction in the noise levels. Finally, a comparison was drawn between the frequency spectrum obtained in measurements of 48 hours and the frequency spectrum of noise levels emitted by single light vehicles.
id RCAP_3eb88bd3f78830896c27432fd2fa0048
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em VagosEngenharia civilTráfego rodoviárioTráfego urbanoRuído acústicoPoluição sonoraNesta tese estudaram-se as emissões de ruído num troço da EN109 que atravessa a vila de Vagos. Para tal, foram inicialmente realizadas medições contínuas durante 48 horas em dois locais com situações de tráfego distintas, que permitiram analisar as variações do ruído ao longo do dia. A partir dos dados destas medições, identificaram-se os níveis de ruído mais frequentes, num intervalo de 5 dB(A), com os quais se determinaram os espectros de frequência característicos dos locais de medição. Posteriormente calcularam-se os indicadores Lden, Ld, Le e Ln, determinando que erros são cometidos, quando o cálculo é feito com base em medições que só abrangem parte dos respectivos períodos de referência. Para determinar como variam os níveis de ruído emitidos pelas várias categorias de veículos, realizaram-se novas medições em cinco locais com diferentes condições de circulação, utilizando um método tipo SPB (Statistical Pass-By), que permitiu associar níveis de ruído à passagem de veículos. Esses níveis são analisados em intervalos de 5 dB(A), nos quais se determinou um espectro de frequências médio. Compararam-se os espectros de frequência entre os diferentes pontos de medição, tendo-se verificado em que bandas de 1/3 de oitava se dão as diminuições dos níveis de ruído registadas. Por fim, compararam-se os espectros médios obtidos nas medições de 48 horas com o das medições a veículos isolados. ABSTRACT: In this thesis, the emission of noise on a stretch of the EN109 road which runs through the town of Vagos was studied. For this purpose, continuous measurements, during 48 hours at two locations with different traffic situations, were first carried out, subsequently allowing the analysis of the variations of noise throughout the day. From the data gathered by these measurements, the most frequent noise levels were identified, in a range of 5 dB (A), and the latter determined the frequency spectrum characteristic of the measuring points. Afterwards, the Lden, Ld, Le and Ln were calculated, determining which mistakes may be made when the calculation is based on measurements that only cover part of the respective reference periods. In order to determine how the levels of noise emitted by the various categories of vehicles varied, new measurements were conducted at five sites with different traffic conditions, using a SPB (Statistical Pass-By) method which made possible the association between the levels of noise and the passage of vehicles. These levels were reviewed at intervals of 5 dB (A), in which an average frequencies spectrum was determined. The frequency spectrum between different points of measurement was compared and it was also verified in which 1/3 octave bands it was possible to find a reduction in the noise levels. Finally, a comparison was drawn between the frequency spectrum obtained in measurements of 48 hours and the frequency spectrum of noise levels emitted by single light vehicles.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:58:22Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2399porSilva, José Rui Amorim dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:17:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
title Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
spellingShingle Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
Silva, José Rui Amorim da
Engenharia civil
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Ruído acústico
Poluição sonora
title_short Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
title_full Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
title_fullStr Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
title_full_unstemmed Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
title_sort Caracterização do ruído emitido por veículos rodoviários num troço da EN109 em Vagos
author Silva, José Rui Amorim da
author_facet Silva, José Rui Amorim da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Rui Amorim da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Ruído acústico
Poluição sonora
topic Engenharia civil
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Ruído acústico
Poluição sonora
description Nesta tese estudaram-se as emissões de ruído num troço da EN109 que atravessa a vila de Vagos. Para tal, foram inicialmente realizadas medições contínuas durante 48 horas em dois locais com situações de tráfego distintas, que permitiram analisar as variações do ruído ao longo do dia. A partir dos dados destas medições, identificaram-se os níveis de ruído mais frequentes, num intervalo de 5 dB(A), com os quais se determinaram os espectros de frequência característicos dos locais de medição. Posteriormente calcularam-se os indicadores Lden, Ld, Le e Ln, determinando que erros são cometidos, quando o cálculo é feito com base em medições que só abrangem parte dos respectivos períodos de referência. Para determinar como variam os níveis de ruído emitidos pelas várias categorias de veículos, realizaram-se novas medições em cinco locais com diferentes condições de circulação, utilizando um método tipo SPB (Statistical Pass-By), que permitiu associar níveis de ruído à passagem de veículos. Esses níveis são analisados em intervalos de 5 dB(A), nos quais se determinou um espectro de frequências médio. Compararam-se os espectros de frequência entre os diferentes pontos de medição, tendo-se verificado em que bandas de 1/3 de oitava se dão as diminuições dos níveis de ruído registadas. Por fim, compararam-se os espectros médios obtidos nas medições de 48 horas com o das medições a veículos isolados. ABSTRACT: In this thesis, the emission of noise on a stretch of the EN109 road which runs through the town of Vagos was studied. For this purpose, continuous measurements, during 48 hours at two locations with different traffic situations, were first carried out, subsequently allowing the analysis of the variations of noise throughout the day. From the data gathered by these measurements, the most frequent noise levels were identified, in a range of 5 dB (A), and the latter determined the frequency spectrum characteristic of the measuring points. Afterwards, the Lden, Ld, Le and Ln were calculated, determining which mistakes may be made when the calculation is based on measurements that only cover part of the respective reference periods. In order to determine how the levels of noise emitted by the various categories of vehicles varied, new measurements were conducted at five sites with different traffic conditions, using a SPB (Statistical Pass-By) method which made possible the association between the levels of noise and the passage of vehicles. These levels were reviewed at intervals of 5 dB (A), in which an average frequencies spectrum was determined. The frequency spectrum between different points of measurement was compared and it was also verified in which 1/3 octave bands it was possible to find a reduction in the noise levels. Finally, a comparison was drawn between the frequency spectrum obtained in measurements of 48 hours and the frequency spectrum of noise levels emitted by single light vehicles.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2399
url http://hdl.handle.net/10773/2399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303465153789952