A competência motora e a sua autoperceção : um estudo com crianças do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisabete Cristina Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1703
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de carácter descritivo-correlacional que procurou responder à seguinte questão: “As crianças realizam uma avaliação adequada da sua competência motora?”. Para o efeito, delimitamos os seguintes objetivos: avaliar a competência motora real (CMR) e a percebida (CMP), verificar a relação que existe entre ambas e perceber o modo como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A CMR das crianças foi avaliada através do Teste de Desenvolvimento Motor Global (Ulrich, 2000). A CMP foi avaliada pela da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida em Habilidades Motoras para Crianças (Barnett, Ridgers, Zask & Salmon, 2015). Vinte e um alunos (12 meninos e amostra 9 meninas) com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencente ao concelho de Viana do Castelo, participaram no estudo. Os resultados indicam que as crianças desta amostra apresentam uma competência motora abaixo da média, com melhor desempenho nas habilidades de locomoção (LOC) em relação às habilidades de manipulação (MAN). No global, são as raparigas que detêm maior competência motora (CM). Relativamente à CMP, as crianças percecionam-se muito competentes, sendo os níveis de perceção mais elevados nas habilidades de LOC do que nas habilidades de MAN. Os rapazes percecionam-se mais competentes do que as raparigas, principalmente nas habilidades de LOC. O estudo permitiu concluir que as crianças não realizam uma avaliação adequada da sua competência motora.
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