Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5088
Resumo: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática
id RCAP_3ef895060452bbd1fe3100f2315c2bcc
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da MatemáticaEnsino e aprendizagemTecnologiasGeometria dinâmicaTrabalho de paresConstrução do conhecimentoDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino da MatemáticaO presente trabalho centra-se no processo de ensino e aprendizagem, com recurso aos materiais que compõem os projectos editoriais disponíveis para os alunos. A aprendizagem dos alunos baseia-se na exploração de applets de geometria dinâmica, que é feita com a ajuda de guiões. Neste estudo pretende-se caracterizar: a forma como os alunos encaram estes instrumentos e o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, o ambiente de sala de aula gerado por aulas centradas neste tipo de ferramentas e ainda os processos de aprendizagem dos alunos quando envolvidos em tarefas que implicam o recurso a software de geometria dinâmica. A Metodologia utilizada é de índole qualitativa e recorre à Investigação - Acção. No desenrolar do estudo procura-se apresentar e discutir as actividades em sala de aula. A investigação assenta numa recolha exaustiva de dados sobre a forma como os alunos encararam, resolveram e responderam às tarefas que lhe eram propostas. As tarefas apresentadas foram desenvolvidas em trabalho de pares, apelando à interacção entre os alunos como forma de facilitar a construção do seu próprio conhecimento. Na tarefa sobre a Desigualdade Triangular, os alunos desenvolvem o pensamento algébrico através da manipulação de figuras geométricas, justificando as suas respostas de ambas as formas. O software de geometria dinâmica contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos: melhoram o seu empenho, a concentração e motiva-os para a aprendizagem. Os alunos respondem com entusiasmo e interesse às actividades propostas e mostram facilidade em manipular os recursos informáticos. A aprendizagem dos alunos assentou em três aspectos: a discussão entre pares, a exploração das applets e o facto de terem de registar as suas conclusões nos guiões fornecidos. Os alunos aprendem explorando, discutindo com os colegas, e verificando as suas conjecturas ao invés de centrarem o processo de aprendizagem na figura do professor. A reflexão que este tipo de tarefas proporcionou, revelou-se uma mais valia para a compreensão dos conceitos matemáticos explorados.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNTrindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra2011-02-11T13:04:24Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:25Zoai:run.unl.pt:10362/5088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:04.664935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
title Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
spellingShingle Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
Trindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra
Ensino e aprendizagem
Tecnologias
Geometria dinâmica
Trabalho de pares
Construção do conhecimento
title_short Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
title_full Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
title_fullStr Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
title_full_unstemmed Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
title_sort Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
author Trindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra
author_facet Trindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Tecnologias
Geometria dinâmica
Trabalho de pares
Construção do conhecimento
topic Ensino e aprendizagem
Tecnologias
Geometria dinâmica
Trabalho de pares
Construção do conhecimento
description Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-11T13:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5088
url http://hdl.handle.net/10362/5088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137810994692096