O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94653
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_3f3dbd20d9c45304b6e1df4d1dfa55b6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business ConsultingThe Impact of Internal Consultancy as a Redefining Elemente of a Brand Internationalization Strategy - Diagnosis and Recommendations: The CH Business Consulting CaseInternacionalizaçãoConsultoriaMarca GlobalLicenciamentoRedeInternationalizationConsultancyGlobal BrandLicensingNetworkTrabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaA internacionalização das empresas é, efetivamente, um fenómeno global que, hodiernamente, contempla empresas de todas as economias, setores de atividade e dimensões. É, por natureza, um projeto de elevada complexidade, não só de operacionalizar, mas também de concetualizar e planear, que implica elevados níveis de investimento e comprometimento. As diferentes morfologias que as empresas podem adotar de forma a encetar este projeto são inúmeras, quer estejamos perante uma mera intenção de exportar produtos, quer estejamos perante uma verdadeira investida hercúlea de construção de uma marca global, contudo o fim desejado será sempre o sucesso. Neste sentido, é imperativo assegurar que as empresas escolhem aquilo que são os métodos e mecanismos mais indicados ao perfil e às pretensões da mesma, por forma a minimizar desvios aos objetivos que foram inicialmente projetados e, no fundo, garantir que todo o esforço e investimento colocado no projeto esteja a contribuir para os resultados pretendidos.Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento generalizado do mercado da consultoria de gestão, números que traduzem a crescente procura das empresas por apoio técnico em diversas áreas, nomeadamente a internacionalização. Esta tendência de crescimento é replicada, tanto no âmbito da consultoria externa, como de consultoria interna, uma vez que os elevados custos associados à contratação de serviços de consultoria e a resistência em partilhar informação sensível com terceiros tem conduzido ao desenvolvimento de estruturas internas de consultoria nas empresas.O presente projeto pretende assim desenvolver um processo de consultoria interna, através de uma metodologia de problem solving cycle, aplicado ao processo de internacionalização e criação de uma marca de consultoria global, conduzido por uma consultora portuguesa – CH Business Consulting. Este processo consiste, em primeira instância, na identificação dos desvios, seguido de uma análise das principais causas e dificuldades sentidas, que resultará, num terceiro momento, na sistematização dos principais problemas que subjazem ao respetivo projeto de internacionalização. Por fim, será apresentado um conjunto de recomendações que visam colmatar aquilo que tem sido o baixo sucesso e as dificuldades sentidas na operacionalização da investida internacional.The internationalization of companies is effectively a global phenomenon that nowadays contemplates companies from all economies, sectors and dimensions. It is, by nature, a highly complex project, not only to operate, but also to conceptualize and plan, that implies high levels of investment and commitment. The different morphologies that companies can adopt in order to start this project are countless, whether we’re facing a mere intention to export products, or we´re dealing with a true herculean effort to build a global brand, however the desired end will always be the business success.In this sense, it is imperative to ensure that companies choose the methods and mechanisms that best suits its own profile and intentions, in order to minimize deviations from the goals that were initially designed and, ultimately, to ensure that all the efforts and investments placed in the project is contributing to the desired results.In recent years there has been a general growth in the management consulting market, numbers that reflect the increasing demand of companies for technical support in several areas, namely internationalization. This growth trend is replicated both in the scope of external and internal consultancy, since the high costs associated with contracting consultancy services and the resistance to share sensitive information with third parties, has led to the development of internal consultancy structures inside companies.The present project intends to develop an internal consulting process, through a problem solving cycle methodology applied to the internationalization process and the creation of a global consulting brand, conducted by a portuguese consultant - CH Business Consulting. This process consists, in the first instance, in the identification of deviations, followed by an analysis of the main causes and difficulties experienced, which will result, in the systematization of the main problems that underlie the respective internationalization project. Finally, a set of recommendations that aim to overcome what has been the low success and the difficulties experienced in the operationalization of the international goal will be presented.2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94653http://hdl.handle.net/10316/94653TID:202709612porSilva, Rafael Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T07:45:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:18.077256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
The Impact of Internal Consultancy as a Redefining Elemente of a Brand Internationalization Strategy - Diagnosis and Recommendations: The CH Business Consulting Case
title O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
spellingShingle O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
Silva, Rafael Ferreira da
Internacionalização
Consultoria
Marca Global
Licenciamento
Rede
Internationalization
Consultancy
Global Brand
Licensing
Network
title_short O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
title_full O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
title_fullStr O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
title_full_unstemmed O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
title_sort O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
author Silva, Rafael Ferreira da
author_facet Silva, Rafael Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Consultoria
Marca Global
Licenciamento
Rede
Internationalization
Consultancy
Global Brand
Licensing
Network
topic Internacionalização
Consultoria
Marca Global
Licenciamento
Rede
Internationalization
Consultancy
Global Brand
Licensing
Network
description Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94653
http://hdl.handle.net/10316/94653
TID:202709612
url http://hdl.handle.net/10316/94653
identifier_str_mv TID:202709612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134028525207552