Condicionantes sociais do desempenho escolar nos pequenos concelhos de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Isabel Luz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5994
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sociologia, Conhecimento e Sociedade: competências e trajectórias sociais
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spelling Condicionantes sociais do desempenho escolar nos pequenos concelhos de PortugalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sociologia, Conhecimento e Sociedade: competências e trajectórias sociaisNesta dissertação, num universo reduzido, mas não menos importante, foi estudado, dentro da dimensão da sociologia da educação, o desempenho escolar em pequenos concelhos do país. Tentando compreender se existe em Portugal, nestes concelhos, um padrão de desempenho escolar socialmente espacializado. Tal permitiu analisar não só o sucesso ou insucesso em determinados concelhos do país, mas também alguns dos factores que os caracterizam. Mediante tal informação chegámos a uma série de questões pertinentes. Serão os pequenos concelhos em estudo diferentes, em termos de sucesso educativo, do resto do país? A sua dimensão, estrutura e características influenciaram a sua população estudantil? O seu isolamento incutirá um carácter distinto ao desempenho educativo? Estudar o desempenho escolar e a sua ligação às variáveis socioeconómicas concelhias, colocou neste estudo implicações ao nível das condicionantes sociais que interferem com o desempenho escolar, com o sucesso e insucesso dos alunos e das escolas. Com recurso a uma análise da relação estatística, existente entre contextos socioeconómicos e desempenho escolar, foi realizado um estudo focalizado nos valores médios dos resultados escolares ao nível das escolas e diferentes variáveis. Por não existirem, construídas, variáveis ao nível das escolas ou dos alunos, o que seria a unidade de análise ideal, foram utilizadas variáveis de concelho. Para o efeito foram considerados os concelhos com apenas uma escola secundária, de forma a eliminar as distorções decorrentes de eventual diferenciação social no acesso a diferentes escolas. De momento, foi a forma possível de relacionar desempenho escolar e contextos sociais locais, pois como referido, as escolas não disponibilizam, nem se conhece oficialmente, indicadores de caracterização socioeconómica dos alunosFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaJustino, DavidRUNSantos, Sandra Isabel Luz2011-07-20T13:22:43Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:58Zoai:run.unl.pt:10362/5994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:39.818766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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