O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualucci, Luciana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7722
Resumo: O presente texto busca ampliar a compreensão de como o espaço museológico pode colaborar para uma construção interdisciplinar do conhecimento. O trabalho objetiva evidenciar de que modo a interdisciplinaridade pode ser exercitada, bem como se pode justificar atualmente a construção de uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento. As noções da Fenomenologia e da Arte Contemporânea fundamentam a pesquisa. A interdisciplinaridade, ao enfatizar a importância da intersubjetividade e das parcerias, além de evidenciar seus cinco conceitos norteadores (humildade, respeito, coerência, espera e desapego), torna-se uma atitude que pode viabilizar as intencionalidades educativas e institucionais do museu, na tentativa de compartilhar seu patrimônio cultural e artístico junto ao público. A interdisciplinaridade, na condição de categoria de ação, pode concretizar, no espaço museológico, demandas institucionais e projetos educativos calcados numa visão fenomenológica de homem, o que significa compreendê-lo como ser criador, coletivo e questionador. Esse homem, que pergunta pelos sentidos das coisas, ao deparar-se com a produção contemporânea de arte no museu, pode construir conhecimentos articulando suas experiências às diferentes áreas do saber que permeiam as artes plásticas, agregando aos discursos conceituais aspectos da realidade. Ao considerar a realidade, o museu desempenha um importante papel social: gerar motivações e reflexões que continuem para além do espaço museológico.
id RCAP_3fad36addbfe4e9f1a59b8bc02322fcd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinaresEDUCAÇÃOFENOMENOLOGIA ARTE CONTEMPORÂNEAMUSEOLOGIAEDUCATIONPHENOMENOLOGYCONTEMPORARY ARTMUSEOLOGYO presente texto busca ampliar a compreensão de como o espaço museológico pode colaborar para uma construção interdisciplinar do conhecimento. O trabalho objetiva evidenciar de que modo a interdisciplinaridade pode ser exercitada, bem como se pode justificar atualmente a construção de uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento. As noções da Fenomenologia e da Arte Contemporânea fundamentam a pesquisa. A interdisciplinaridade, ao enfatizar a importância da intersubjetividade e das parcerias, além de evidenciar seus cinco conceitos norteadores (humildade, respeito, coerência, espera e desapego), torna-se uma atitude que pode viabilizar as intencionalidades educativas e institucionais do museu, na tentativa de compartilhar seu patrimônio cultural e artístico junto ao público. A interdisciplinaridade, na condição de categoria de ação, pode concretizar, no espaço museológico, demandas institucionais e projetos educativos calcados numa visão fenomenológica de homem, o que significa compreendê-lo como ser criador, coletivo e questionador. Esse homem, que pergunta pelos sentidos das coisas, ao deparar-se com a produção contemporânea de arte no museu, pode construir conhecimentos articulando suas experiências às diferentes áreas do saber que permeiam as artes plásticas, agregando aos discursos conceituais aspectos da realidade. Ao considerar a realidade, o museu desempenha um importante papel social: gerar motivações e reflexões que continuem para além do espaço museológico.This paper seeks to increase the understanding how of museum can contribute to an interdisciplinary knowledge construction. The article aims to show how interdisciplinarity can be exercised, as well as you can now justify the construction of an interdisciplinary attitude to knowledge. The notions of Phenomenology and Contemporary Art underlie research. The interdisciplinarity, to emphasize the importance of inter and partnerships, and also highlights its five guiding concepts (humbleness, respect, coherence, expectation, and detachment), it is an attitude that can facilitate the educational and institutional intentions of the museum in an attempt to share their cultural and artistic heritage with the public. The interdisciplinarity in the category of state action can achieve in the museum, institutional demands and educational projects trampled a phenomenological view, which means to understand it as being creative, collective and questioning. This man, who question the sense of things, when faced with the contemporary art in the museum, you can build knowledge articulating their experiences to the different areas of knowledge that permeate the plastic arts, adding to the conceptual discourse aspects of reality. When considering the reality, the museum plays an important social role: generate motivations and reflections that continue beyond the museum.Edições Universitárias Lusófonas2017-02-13T21:09:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7722por1646-3714Pasqualucci, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:44.265855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
title O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
spellingShingle O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
Pasqualucci, Luciana
EDUCAÇÃO
FENOMENOLOGIA 
ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEOLOGIA
EDUCATION
PHENOMENOLOGY
CONTEMPORARY ART
MUSEOLOGY
title_short O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
title_full O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
title_fullStr O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
title_full_unstemmed O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
title_sort O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares
author Pasqualucci, Luciana
author_facet Pasqualucci, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualucci, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FENOMENOLOGIA 
ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEOLOGIA
EDUCATION
PHENOMENOLOGY
CONTEMPORARY ART
MUSEOLOGY
topic EDUCAÇÃO
FENOMENOLOGIA 
ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEOLOGIA
EDUCATION
PHENOMENOLOGY
CONTEMPORARY ART
MUSEOLOGY
description O presente texto busca ampliar a compreensão de como o espaço museológico pode colaborar para uma construção interdisciplinar do conhecimento. O trabalho objetiva evidenciar de que modo a interdisciplinaridade pode ser exercitada, bem como se pode justificar atualmente a construção de uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento. As noções da Fenomenologia e da Arte Contemporânea fundamentam a pesquisa. A interdisciplinaridade, ao enfatizar a importância da intersubjetividade e das parcerias, além de evidenciar seus cinco conceitos norteadores (humildade, respeito, coerência, espera e desapego), torna-se uma atitude que pode viabilizar as intencionalidades educativas e institucionais do museu, na tentativa de compartilhar seu patrimônio cultural e artístico junto ao público. A interdisciplinaridade, na condição de categoria de ação, pode concretizar, no espaço museológico, demandas institucionais e projetos educativos calcados numa visão fenomenológica de homem, o que significa compreendê-lo como ser criador, coletivo e questionador. Esse homem, que pergunta pelos sentidos das coisas, ao deparar-se com a produção contemporânea de arte no museu, pode construir conhecimentos articulando suas experiências às diferentes áreas do saber que permeiam as artes plásticas, agregando aos discursos conceituais aspectos da realidade. Ao considerar a realidade, o museu desempenha um importante papel social: gerar motivações e reflexões que continuem para além do espaço museológico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-02-13T21:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7722
url http://hdl.handle.net/10437/7722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-3714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131254333898752